sábado, 23 de janeiro de 2010

Alfabetização - Língua, leitura e escrita

Francês, italiano, espanhol, português e romeno são línguas derivadas do latim.

Até mesmo o inglês, que possui muitas raízes germânicas, possui um grande número de palavras derivadas do latim. O alfabeto romano é a base do nosso alfabeto ocidental.

Os romanos valorizavam a língua e a capacidade de ler e escrever. Eles eram leitores ávidos e revolucionaram a escrita no início do Império. Também inventaram os livros que substituíram os pergaminhos. Pela primeira vez, as pessoas podiam passar as páginas e não precisavam mais enrolar cuidadosamente o pergaminho. Os livros eram menores, portáteis, facilitando os registros escritos.

A grande aceitação dos livros foi durante o século II a.C. com a abertura das primeiras livrarias em Roma. As lojas foram logo se espalhando pela cidade e os livros eram produzidos por escribas escravos. Foi através da difusão dos livros que o latim se tornou uma língua importante durante tantos séculos.

Fotos: Ancient Art and Architecture Picture Library

Discovery Channel

Um comentário:

Austri Junior disse...

Fantástico esse artigo sobre a Alfabetização as liguas derivadas do latin, que infelizmente não se falamais com tanta frequência e também sobre o livro. Parabéns!

(Eduardo, realmente me sinto extremamente lisonjeado co mo seu convite, e aceito-o com muito prazer.
Vou lhe enviar um artigo para você publicá-lo na Revista Aquiles.
Depois por gentileza, envie-me oendereço da revista para que eu possa conhecê-la).

Aproveito a oportunidade para convidá-lo para escrever no Circulo Teológico. Já lhe enviei o convite.
Fique a vontade para escrever sobre o que quizer, quando quizer e o quanto quizer.

Mais uma vez, parabéns pelo seu blog. O história Viva é um blog Vivo, Dinâmico, em Movimento que Informa, Instrue e Educa.

Um grande abraço!