Por que a coruja é o símbolo da sabedoria?
Ela possui olhos adaptados para enxergar no escuro e seu olhar, para os gregos, parecia simbolizar a racionalidade.
Na mitologia grega, a coruja era a mascote da deusa Atena, geralmente relacionada à Lua. Ave noturna, ela possui os olhos adaptados para localizar suas presas sob a fraca luminosidade do luar, não suportando, por isso mesmo, a luz do Sol. Para os antigos gregos, esse olhar tornou as corujas símbolo do conhecimento racional, em oposição ao conhecimento intuitivo. O primeiro tipo de conhecimento vem da reflexão racional sobre os fatos, enquanto a intuição vem da percepção simples e imediata das coisas. Ora, como as corujas se orientam pela reflexão (da luz solar na Lua) e não pela percepção direta (da luz solar), os gregos as associaram ao conhecimento, fruto da reflexão e as sabedoria.
Revista Superinteressante
4 comentários:
Muito BOM!
Enxergar no escuro, o escuro e a escuridão.
Esse abismo que existe em cada um, e essa ave enxerga.
Um abraço!
Mirze
A coruja só abre vôo à noite, da mesma forma que o conceito só é formado no final do processo dialético, hegelianamente falando. Como somente aí se pode dar a sabedoria da verdade, somente na noite, cujos olhos da coruja conseguem captar.
Tenho um fascinio enorme por corujas e esse texto esclarece muito bem a história da sabedoria relacionada a essa ave. Eu sou uma "coruja" em busca de conhecimento, sou viciada em leitura. Agora tá explicado pq gosto tanto dessa ave...
Eduardo,
Conforme a história, diferentes civilizações adotaram estranhos animais para simbolizar a sabedoria. Como a tartaruga para os chineses e um peixe para os Celtas.
http://www.seuguara.com.br/2010/01/simbologia-da-coruja.html
Obrigado pelo visita ao Blog do Guara.
Um abraço, e Parabéns pelo Blog.
Postar um comentário