quarta-feira, 4 de março de 2009

AS PROSTITUTAS NA HISTÓRIA - De deusas à escória da humanidade

A prostituição já foi uma ocupação respeitada e associada a poderes sagrados. Mas, com o surgimento da sociedade patriarcal, a independência sexual e econômica das mulheres restringiu-se e as meretrizes passaram a ser mal-vistas


POR PATRÍCIA PEREIRA

Toulousse-Lautrec foi um dos pintores que melhor retratou as mulheres e os bordéis franceses do fi nal do século XIX. Na imagem, uma cena do salão da rue des Moulins, em Paris (1894)

Que a prostituição é popularmente conhecida como a profissão "mais antiga do mundo", todos sabem. E, desde que o mundo é dito civilizado, sempre houve prostitutas pobres e prostitutas de elite. O lado desconhecido dessa história é que a imagem a respeito delas nem sempre foi a que temos atualmente. As meretrizes já foram admiradas pela inteligência e cultura, e também já foram associadas a deusas - manter relações sexuais com elas era necessário para conseguir poder e respeito. As "mulheres da vida" sempre tiveram um lugar na História, mas, ao longo dos anos, seu status passou de respeitável à condenável.
Maria Regina Cândido, professora de graduação e de pós-graduação em História, e coordenadora do Núcleo de Estudos da Antiguidade (NEA), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), explica que a conotação de ser ou não bem-vista pela sociedade é um olhar de nosso tempo sobre as prostitutas. "Na antiguidade, elas tinham seu lugar social bem definido. Era uma sociedade que determinava a posição de cada um, que precisava cumprir bem o seu papel em seu espaço e não migrar de função", diz Maria Regina.
Lá atrás, no período da pré-história, a mulher era associada à Grande Deusa, criadora da força da vida, e estava no centro das atividades sociais, explica Nickie Roberts, no livro As Prostitutas na História. Com tal poder, ela controlava sua sexualidade. Nessas sociedades pré-históricas, cultura, religião e sexualidade estavam interligadas, tendo como fonte a Grande Deusa, conhecida inicialmente como Inanna e mais tarde como Ishtar. Os homens, ignorantes de seu papel na procriação, não eram obsessivos pela paternidade. Foi essa preocupação com a prole que, mais tarde, levou ao surgimento das sociedades patriarcais, com a submissão da mulher.
Por volta de 3.000 a.C., tribos nômades passaram a criar gado e tornaram-se conscientes do papel masculino na reprodução. As sociedades matriarcais da deusa começaram a ser subjugadas. As primeiras civilizações da era histórica desenvolveram-se na Mesopotâmia e no Egito, e nasceram desse levante. Novas formas de casamento foram introduzidas, especificamente destinadas a controlar a sexualidade das mulheres, afirma a escritora. "Foi nesse momento da história humana, em torno do segundo milênio a.C., que a instituição da prostituição sagrada tornouse visível e foi registrada pela primeira vez na escrita", explica Nickie.

Acima, a vaidade feminina é retratada pelo fotógrafo E.J. Bellocq, que possui uma série de fotografias das prostitutas de Nova Orleans (1918). Abaixo, cena explícita de sexo no Egito Antigo: o ato sexual e o prazer sempre foram documentados ao longo da História


AS PRIMEIRAS PROSTITUTAS DA HISTÓRIA
As grandes cidades da Mesopotâmia e do Egito continuaram centralizadas nos templos da Grande Deusa. As sacerdotisas dos templos, que participavam de rituais sexuais religiosos, ao mesmo tempo mulheres sagradas e meretrizes, foram as primeiras prostitutas da História, conta Nickie Roberts. O status dessas mulheres era elevado. Os reis precisavam buscar a benção da deusa, por meio do sexo ritual com as sacerdotisas, para legitimar seu poder. "Nessa época, as prostitutas do mais alto escalão do templo eram, por direito nato, agentes poderosas e prestigiadas; não eram as meras vítimas oprimidas dos homens, tão protegidas pelas feministas modernas", escreve Nickie Roberts.

"AS CORTESÃS, nós as temos para o prazer; AS CONCUBINAS, para os cuidados de todos os dias; AS ESPOSAS, para ter uma descendência legítima e uma fiel guardiã do lar."


DEMÓSTENES

Na Grécia antiga, as mulheres viviam em um confinamento físico e mental. Mas aquelas que se tornavam meretrizes desfrutavam de liberdade sexual e econômica. O diálogo a seguir, entre a viúva ateniense Crobil e sua filha, a virgem Corina, narrado pelo escritor clássico Luciano de Samósata (125 d.C. - 181 d.C.), mostra que a prostituição era vista como uma maneira de conquistar a independência:


CROBIL: Tudo o que você tem de fazer é sair com os rapazes, beber com eles e dormir com eles por dinheiro.
CORINA: Do jeito que faz Lira, filha de Dafne!
CROBIL: Exatamente!
CORINA: Mas ela é uma prostituta!
CROBIL: Bem, e isso é uma coisa assim tão terrível? Significa que você será rica como ela é, e terá muitos amantes. Por que você está chorando, Corina? Não vê quantos homens vão atrás das prostitutas, e mesmo assim há tantas delas? E como elas ficam ricas! Olhe, eu posso me lembrar de quando Dafne estava na penúria. Agora, olhe a sua classe! Ela tem montes de ouro, roupas maravilhosas e quatro criados.

Vaso da Grécia Antiga mostra cortesã se despindo para um cliente durante um banquete

Foi nesse período, quando os homens começaram a tomar o poder, que também surgiu a hierarquia entre as mulheres do templo, com um escalão de prostitutas de classe alta, que mantiveram seus antigos poderes e privilégios. As harimtu, que trabalhavam fora dos templos, foram as primeiras prostitutas de rua. Ainda assim, a conexão entre sexo e religião persistia, pois as meretrizes da rua continuavam a ser vistas como sagradas, protegidas de Ishtar.
A divisão das mulheres em prostitutas e esposas vem desse início da história patriarcal. Foi na antiga Suméria, por volta de 2.000 a.C., que surgiram as primeiras leis segregando as duas. "Nessa época, já começava a ampliar a lacuna entre as 'boas'- dóceis e obedientes - esposas e as 'más' - sexualmente autônomas - prostitutas", diz Nickie.
A autora explica que a forma patriarcal de casamento, em que o marido literalmente é dono da esposa e dos filhos, aprofundou mais ainda o abismo entre a esposa e a prostituta, na medida em que as instituições religiosas e políticas masculinas foram crescendo. "Ao mesmo tempo, as leis que cercavam as prostitutas e o seu trabalho tornaram- se mais opressivas", conta Nickie. Segundo ela, durante toda a história da Mesopotâmia e do Egito, o sexo era ainda considerado sagrado e, apesar das leis, não havia uma moralidade puritana a estigmatizar as mulheres que se sustentavam vendendo sexo.

A Suméria criou a segregação feminina ao colocar em lados opostos a esposa obediente e a prostituta má
Julio Gralha, professor do NEA/UERJ, lembra que a visão sobre as prostitutas da época é pouco documentada de forma escrita, mas pode ser inferida pelas imagens das iconografias. "Pela análise da iconografia, a prostituta existia no Egito e atuava de forma remunerada. Há contos iconográficos, cômicos, em que a prostituta é vista como poderosa, o homem não agüenta. Como aparecem o colar e outros símbolos ligados à deusa, elas são vistas como protegidas. A prostituição não era algo repulsivo ou condenado pela religião", diz Gralha.

O pintor Lambert Sustris retratou sua Vênus e o amor (1550). Na Roma Antiga, a deusa era símbolo de adoração e religiosidade, sendo considerada a protetora das prostitutas

UM NEGÓCIO ORGANIZADO NA GRÉCIA
Com o passar do tempo, a independência sexual e econômica da prostituta tornou-se uma ameaça à autoridade patriarcal. Por isso, a religião da deusa foi combatida pelos sacerdotes hebreus e, aos poucos, suprimida. Os rituais sexuais viraram pecados graves e as sacerdotisas, pecadoras. "As principais religiões patriarcais que se seguiram - o cristianismo e o islamismo - reconheceram o impacto devastador do estigma da prostituta na divisão e regulamentação das mulheres", explica Nickie Roberts.
A Grécia antiga foi uma típica sociedade patriarcal. As mulheres não podiam participar da vida política e social. No entanto, como aconteceu a todas as sociedades antigas, os primeiros habitantes da Grécia foram povos adoradores da deusa, afirma Nickie. Os deuses masculinos só vieram mais tarde, por volta de 2.000 a.C., com os invasores indo-europeus. As duas culturas fundiram-se e produziram o híbrido que chegou até nós. Basta lembrar que Zeus, divindade suprema indo-européia, casou-se com Hera, poderosa deusa sobrevivente do culto anterior.
A negação total do poder da mulher na sociedade grega é decorrente do governo de uma série de ditadores homens. Sólon, que governou Atenas na virada do século VI a. C., foi o principal deles, tendo institucionalizado os papéis das mulheres na sociedade grega. Passaram a existir as "boas mulheres", submissas, e as outras.


SÍMBOLO ÀS AVESSAS

Segurando duvidosamente um crucifixo, o quadro Madalena penitente, de Francesco Hayez (1825), mostra Maria Madalena fugindo da morte e culpada, por intermédio da religião

Maria Madalena, famosa prostituta arrependida da Galiléia, representa que, para ser salva, a mulher precisa abandonar a profissão
Conhecida como a ex-prostituta da Galiléia, Maria Madalena foi uma das mais fiéis seguidoras de Jesus Cristo. De acordo com a Bíblia, ela estava presente em sua crucificação e em seu funeral. Foi ela quem encontrou vazio o túmulo de Jesus, ouviu de um anjo que ele havia ressuscitado e foi dar a notícia aos apóstolos.
Prostituta com papel de destaque na história de Cristo - foi, inclusive, canonizada pela igreja católica -, Maria Madalena poderia ter se tornado um símbolo na luta pela aceitação da atividade. Mas o que ocorreu foi o contrário: como personificou o estereótipo de "prostituta arrependida", acabou por disseminar uma imagem negativa sobre a prostituição, ao reforçar a idéia de que é preciso abandonar a atividade para redimir-se dos pecados e ser perdoada por Deus.
Durante a Idade Média, as prostitutas atuantes eram excomungadas da igreja católica. Mas as que se arrependiam eram perdoadas e aceitas pela sociedade. Houve até um movimento de conversão, em que a igreja estimulou fiéis a "recuperar" prostitutas e casar-se com elas. Também surgiram comunidades monásticas de ex-prostitutas convertidas, que receberam o nome de "Lares de Madalena". Elas proliferaram pela Europa, tendo sido financiadas, em sua maioria, pelo clero. Além de Maria Madalena, a igreja enalteceu diversas outras prostitutas que salvaram suas almas pelo arrependimento, como Santa Pelágia, Santa Maria Egipcíaca, Santa Afra e outras.
O curioso é que nenhuma passagem na Bíblia afirma que Maria Madalena foi prostituta. Os textos sagrados a mencionam como pecadora, de quem Jesus expulsou sete demônios, mas não especificam qual seria seu passado. Provavelmente, o que a levou a ser vista como prostituta foi a identifi- cação com um relato de Lucas (7:36-50) sobre uma pecadora anônima, descrita de forma a sugerir ser uma prostituta, que em certa passagem unge os pés de Cristo. O relato de Lucas, a respeito de tal mulher arrependida, antecede a citação nominal de Maria Madalena. No Ocidente cristão, a versão de que Maria Madalena seria essa mulher foi a mais difundida. No Oriente, a mulher anônima e Maria Madalena são vistas como pessoas diferentes.

Foi também Sólon quem, percebendo os lucros obtidos pelas prostitutas - tanto as comerciais quanto as sagradas -, organizou o negócio, criando bordéis oficiais, administrados pelo Estado. Neles, havia grande exploração das mulheres, que eram praticamente escravas. Junto com os bordéis oficiais, muitas meretrizes independentes exerciam o seu comércio, apesar da legislação de Sólon. "Pela primeira vez na História, as mulheres estavam sendo cafetinadas - oficialmente. (...) Assim, de mãos dadas, nasceram a cafetinagem estatal e privada", afirma Nickie.
Maria Regina Cândido, historiadora da UERJ, lembra que foi a pressão sobre a terra, com o grande aumento da população grega, que levou Sólon a criar os primeiros bordéis. Isso porque ele trouxe para a região estrangeiros ceramistas, com o intuito de ensinar à população excedente uma nova atividade, já que a agricultura não absorvia mais a todos. "Para que os estrangeiros não molestassem as esposas e filhas de cidadãos gregos, ele criou um espaço de prostituição oficial na periferia da cidade, os bordéis", explica a coordenadora do NEA. Segundo Maria Regina, as prostitutas ficavam em frente ao cemitério, na região do cerâmico, onde estavam instaladas as oficinas dos ceramistas, e também na região do Porto do Pireu, onde eram chamadas de pornes, daí vem a palavra pornografia.
As prostitutas dos bordéis eram estrangeiras, trazidas para a Grécia exclusivamente para cumprir esse papel. Mas muitas mulheres gregas, depois de casamentos desfeitos por suspeita de traição ou outros desvios de comportamento, não viam outro caminho a não ser prostituir-se. Essas, estigmatizadas, juntavam-se às estrangeiras nos bordéis oficiais.

As prostitutas do templo de Afrodite deixaram de ser vistas como sacerdotisas e viraram escravas
Muitas prostitutas eram cultas e instruídas, e cumpriam o papel de entreter os líderes daquela sociedade. Cobravam alto preço por sua companhia e podiam ou não ceder aos desejos sexuais do cliente. São as hetairae, amantes e musas dos maiores poetas, artistas e estadistas gregos, explica Maria Regina. "As hetairae conduziam seus negócios abertamente em Atenas, trabalhando independentemente tanto dos bordéis do Estado quanto dos templos", diz Nickie.
A prostituição sagrada também sobreviveu, embora timidamente, durante o período da Grécia clássica. Havia templos em toda a Grécia, especialmente em Corinto - dedicado à deusa Afrodite. As prostitutas do templo não mais eram vistas como sacerdotisas, eram tecnicamente escravas. Mas, por serem consideradas criadas da deusa, mantinham a aura de sacralidade e eram homenageadas pelos clientes. "Demóstenes pagava caro por essas prostitutas. Ele ia de Atenas até Corinto só para ter relações sexuais com elas", diz Maria Regina.

Sob os olhos de dezenas de homens e escondendo o rosto, mulher grega é julgada, talvez por traição: motivo que estigmatizava esposas infiéis, que optavam viver como prostitutas. Tela de Jean-Léon Gérome (1861)

LIVRES NO IMPÉRIO ROMANO

frei São Tomás de Aquino, por Fra Angélico: em sua vasta obra filosófica e moral do século XIII, ele defendeu a existência da prostituição, argumentado esse ser um "mal necessário"

Roma foi diferente da Grécia. Até o início da República, a prostituição não era tão disseminada no território romano. "Roma ainda era muito provinciana, fechada", explica Ronald Wilson Marques Rosa, historiador e pesquisador do NEA/UERJ. A prostituição apenas se difundiu com a expansão militar do império romano e a conquista de escravos. Antes desta expansão, há indícios de que entre os primeiros romanos, que eram povos agrícolas, existia a antiga religião da deusa, diz Nickie Roberts. Ela também afirma que, em tempos posteriores, a prostituição religiosa estava ligada à adoração da deusa Vênus, que era considerada protetora das prostitutas.
Após a expansão militar e territorial, "os escravos eram os prostitutos, tanto homens quanto mulheres. E não havia estigmatização, não era algo mal-visto. Era normal o uso comercial do escravo para a prostituição. E, muitas vezes, eles usavam esse dinheiro para conseguir a liberdade", diz Ronald Rosa.
De acordo com Nickie, Roma foi uma sociedade sexualmente muito permissiva. "Eles escarneciam de qualquer noção de convenção moral ou sexual e desviavam-se de toda norma que houvesse sido inventada até então", afirma. A grande expansão urbana favoreceu o crescimento da prostituição. A vida era barata, e o sexo, mais barato ainda, diz a autora. Prostituição, adultério e incesto permearam a vida de muitos imperadores romanos.
"Falando de modo geral, a prostituição na antiga Roma era uma profissão natural, aceita, sem nenhuma vergonha associada a essas mulheres trabalhadoras", comenta Nickie. A vida permissiva levava mulheres a rejeitar o casamento, a ponto de o imperador Augusto estabelecer multas para as moças solteiras da aristocracia em idade casadoira. Muitas se registraram como prostitutas para escapar da obrigação. O sucessor de Augusto, Tibério, proibiu as mulheres da classe dominante de trabalhar como prostitutas.
Diferente da Grécia, os romanos não possuíam e nem operavam bordéis estatais, mas foram os primeiros a criar um sistema de registro estatal das prostitutas de classe baixa. Isso resultou na divisão das prostitutas em duas classes, explica Nickie: as meretrices, registradas, e as prostibulae (fonte da palavra prostituta), não registradas. A maior parte não se registrava, preferia correr o risco de ser pega pela fiscalização, que era escassa.

"Suprimir a prostituição e a luxúria caprichosa VAI ACABAR COM A SOCIEDADE. "


SANTO AGOSTINHO

Na imagem à esquerda, o pintor alemão Nicolaus Knupfer retrata soldados embriagados e rendidos aos prazeres mundanos como a bebida, a música e o sexo em um bordel

Grupo de prostitutas de elite, em Yokohama, no Japão do início do século XX: a sobriedade da imagem esconde a devassidão permitida entre quatro paredes

CONDENADAS NA IDADE MÉDIA
Com o declínio do Império Romano, começou a Idade Média. Os invasores, guerreiros bárbaros, organizam a vida não mais em grandes cidades e sim em aldeias agrícolas, que não favoreciam a prostituição como a vida urbana. "As artes civilizadas do amor, do prazer e do conhecimento - o erótico e os demais - desapareceram durante a Idade das Trevas. (...) a antiga tradição de uma sensualidade feminina orgulhosa e exaltadora desapareceu para sempre", afirma Nickie Roberts. A igreja cristã perpetua-se e reprimi a sexualidade feminina, ao censurar a prostituição.
Apesar de condenada, a prostituição foi tolerada pela igreja, que a considerou "uma espécie de dreno, existindo para eliminar o efluente sexual que impedia os homens de elevar-se ao patamar do seu Deus", explica Nickie. A igreja condenava todo relacionamento sexual, mas aceitava a existência da prostituição como um mal necessário. De acordo com Jacques Rossiaud, autor de A Prostituição na Idade Média, "pode-se afirmar, sem receio de erro, que não existia cidade de certa importância sem bordel".

Nas duas imagens, a mulher é tratada de maneira diferente ao olhar e ao julgamento masculino. À esquerda, a tela holandesa do século XVIII mostra mulheres sendo transportadas para fora da cidade. Ao lado, o pintor Vermeer mostra, no século XVII, uma mulher que satisfaz aos desejos de homens em troca de dinheiro

Havia bordéis públicos, pequenos bordéis privados e também casas de tolerância - os banhos públicos. Além disso, continuavam a existir as prostitutas que trabalhavam nas ruas. Em tese, o acesso aos prostíbulos públicos era proibido para homens casados e padres, mas eles encontravam meios de burlar a legislação. Rossiaud escreve que as prostitutas não eram marginais na cidade, mas desempenhavam uma função. Nem eram objeto de repulsão social, podendo, inclusive, ser aceitas na sociedade e casar-se depois que deixassem a vida de prostituta.
A liberdade sexual só era tolerada para os homens. As mulheres casadas e suas filhas, de boa família, deviam temer a desonra. Mas, de acordo com Rossiaud, essa liberdade masculina não sobreviveu à "crise do Renascimento". Houve uma progressiva rejeição da prostituição, que revelava nas comunidades urbanas a precariedade da condição feminina. "Lentamente, a mulher conquistou uma parte do espaço cívico, adquiriu uma identidade própria, tornou-se menos vulnerável", explica Rossiaud. E houve uma revalorização do casal.
Prostituição e violência aparecem pela primeira vez associadas, devido a brigas, disputas e assassinatos nos locais públicos. Autoridades municipais, apoiadas pela igreja, passaram a coibir a prostituição que, a partir de então, "aparecia como um flagelo social gerador de problemas e de punições divinas", afirma Rossiaud. Um após outro, os bordéis públicos foram desaparecendo. "A prostituição não desapareceu com eles, mas tornou-se mais cara, mais perigosa, urdida de relações vergonhosas", diz Rossiaud. Para o autor, foi o "duplo espelho deformante do absolutismo monárquico e da Contra-Reforma" que fizeram parecer "decadência escandalosa o que era apenas uma dimensão fundamental da sociedade medieval."

"A PROSTITUIÇÃO NAS CIDADES É COMO A FOSSA NO PALÁCIO: tire a fossa e o palácio vai se tornar um lugar sujo e malcheiroso."

SÃO TOMÁS DE AQUINO

Prostituta de Nova Orleans é fotografada, no início do século XX, pelo fotógrafo E.J. Belloq


UMA PATOLOGIA PARA A MODERNIDADE
Na modernidade, segundo Margareth Rago, professora titular do departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e autora de Os Prazeres da Noite, a prostituição ganhou feições diferenciadas. Isso porque as mulheres conquistam maior visibilidade e atuação na sociedade. Surgiram novas formas de sociabilidade e de relações de gênero, com a criação de fábricas, escolas e locais de lazer e consumo. "Foram outros modos de vida, nos quais a mulher vai ter maior participação", diz Margareth.

Apesar da modernização dos costumes, a sociedade ainda é conservadora em relação às prostitutas
Nesse contexto, nasceu o feminismo e a mulher reivindicou o direito de trabalhar e de estudar. O discurso sobre a prostituição ficou forte nesse período e virou debate médico e jurista. "Há um uso, não consciente, da prostituição para dizer que mulher direita não fuma, não sai de casa sozinha, não assobia na rua, não goza. O médico vai dizer que a mulher não tem muito prazer sexual, ela tem desejo de ser mãe. Já o homem tem e, por isso, precisa da prostituta", afirma Margareth.
De acordo com Margareth, é nessa época que as prostitutas passam a ser condenadas como anormais, patológicas, sem-vergonhas; uma sub-raça incapaz de cidadania. E a justificativa vai vir de teorias médico-científicas. "O que acontece é que a medicina do século XVIII usa os argumentos misógenos de Santo Agostinho e de São Paulo, e fundamenta cientificamente o preconceito contra a prostituta", explica Margareth. "Diz que a prostituta é um esgoto seminal, uma mulher que não evoluiu suficientemente. São pessoas que têm o cérebro um pouco diferente, o quadril mais largo, os dedos mais curtos. Criam toda uma tipologia", diz Margareth.
Para a autora de Os Prazeres da Noite, podemos diferenciar a imagem que se construiu da prostituta na modernidade para a visão que temos dela hoje em dia: "Nos últimos 40 anos, mudou muito. O sexo está deixando de ser patológico, de estigmatizar o que pode e o que não pode. Não sei se acontecem mais coisas na cama de casados ou de uma prostituta. A revolução sexual transformou os costumes. Mas a sociedade ainda é conservadora e há forte preconceito contra essas mulheres", diz Margareth.

REFERÊNCIAS
ROSSIAUD, Jacques. A Prostituição na Idade Média. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. 224 pág.
RAGO, Margareth. Os Prazeres da Noite: prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo (1890-1930). São Paulo: Paz e Terra, 2008. 360 pág.

Revista Leituras da Historia

25 comentários:

Unknown disse...

Espetacular o artigo. Com a proximidade do Dia Internacional da mulher, ficou ainda mias bonito. Numa conversa com o Pe Bruno Trombetta, falecido há tres anos e que me fez acompanhá-lo a um presídio de mulheres, onde trabalhava e apoiava, vi que a maioria das prisioneiras, eram tratadas como prostitutas, embora não fossem antes de ali chegar. A sociedade sempre foi paternalista e até hoje, as leis dão maior proteção aos homens.
Maria Madalena, estava sendo apedrejada por ser julgada prostituta. Jesus, a amparou com a frase: quem não tiver um pecado atire a primeira pedra. Em nenhum momento o Cristo apontou seu "pecado", digamos assim. Atualmente, existem senhoras de idade, já avós, que usam a prostituição para alimentar os netos já órfãos dos pais. Vi uma matéria no GNT sobre isto.
Pe. Bruno dizia: se existir um céu, as primeiras a entrarem serão as prostitutas e as mulheres injustiçadas pela lei, depois ele dava uma lista tendo como o último da fila o Papa. Por ter maior conhecimento, a pessoa tem maior responsabilidade sobre seus atos. Não é por opção que se escolhe.

Parabenizo o blog HISTÓRIA VIVA pela veracidade dos fatos!

Abraços

Mirze

Anônimo disse...

Ao procurar um livro chamado Essas Mulheres maravilhosas, depareime com este blogger História viva,
Adorei, parabens, pois voce mostra o que é necessario para que as mulheres voltem a ter o lugar que merecem, pois a meu ver nos mulheres devemos estar na mmesma linha de credibilidade que os homens, nunca menos que eles, pois devemos tratar "criaturas, humanidade" e não por homem e mulher, pois não somosmenos que eles. Obrigada
A nossa luta será lenta mas perfeita.

Anônimo disse...

Seu artigo ficou muito bom. As prostitutas realmente têm sua importância na história mundial. Os esnobes da era vitoriana, por exemplo, nunca passavam fome e frio, e zombavam das meretrizes como se elas tivessem alguma culpa de não terem uma família rica e respeitável. É realmente decepcionante perceber que nos tempos de hoje existem pessoas ignorantes o suficiente para julgarem-nas promíscuas e pervertidas simplesmente por não terem outro ganha-pão. Parabéns!

Unknown disse...

Escrevi um ensaio sobre as prostitutas medievais... Assim que vi teu texto lembrei-me de postá-lo em meu blog! Segue o link... http://insanasenormais.blogspot.com.br/2014/11/concubinas-libertinas-messalinas.html

JUNIOR OMNI disse...

-
SÓ DEIXANDO CLARO PARA TODOS, O SEGUINTE:
.
NÃO É NENHUM HOMEM QUE DIZ QUE A PROSTITUIÇÃO É PECADO E DEPRAVAÇÃO... É O PRÓPRIO DEUS!
.
.
Após o pecado de Eva e de Adão, Deus disse: "MALDITA AGORA É A TERRA POR CULPA SUA" - Gênesis 3:17
.
.
Após o pecado de Adão e Eva, o ser humano passou a ser ESCRAVO DE SATANÁS - O INIMIGO DE DEUS. E assim, o ser humano passou a fazer TUDO O QUE VINHA EM SUA MENTE, pois estava debaixo de maldição. A PROSTITUIÇÃO NUNCA FOI NORMAL AOS OLHOS DE DEUS.

DEUS SEMPRE CONDENOU ATOS SEXUAIS IMORAIS E DEPRAVADOS, depois que Suas Leis foram estabelecidas para o Seu povo hebreu. E as Leis de Deus espalharam-se por toda a terra. Os estrangeiros que quisessem viver entre os hebreus, DEVERIAM ABANDONAR A PROSTITUIÇÃO E A IDOLATRIA.
.
.
Quando Deus Se fez carne, vindo a terra como JESUS CRISTO, em corpo humano, ELE escolheu os seus discípulos para que eles FOSSEM POR TODA A TERRA, E LEVASSEM A MENSAGEM DO EVANGELHO (Boas Novas de Salvação). JESUS escolheu um judeu chamado Saulo, de Tarso, e este passou a ser um dos principais apóstolos do cristianismo. Sendo apóstolo dos gentios, já transformado de Saulo para Paulo, ele recebeu a missão de ENSINAR AOS POVOS PAGÃOS, A PALAVRA DO ÚNICO E VERDADEIRO SALVADOR - JESUS CRISTO, O SENHOR, O REI DOS REIS!
.
E A MISSÃO DE PAULO FOI COMBATER A PROSTITUIÇÃO E AS PRÁTICAS SEXUAIS SUJAS, IMORAIS E DEPRAVADAS, com as quais, as nações estavam familiarizadas, pois estavam ESCRAVIZADAS POR SATANÁS, o qual Jesus disse que veio para.... MATAR, ROUBAR E DESTRUIR - João 10:10.

.
.
Paulo de Tarso explicou que "AS PESSOAS QUE SE PROSTITUIEM NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS" - 1ª Coríntios 6:9-10
.
.
.
Então não se trata da opinião de homens, e sim, DA OPINIÃO DE DEUS, a respeito da prostituição, que ELE, sendo um Deus SANTO e JUSTO, ABOMINA, REPROVA e CONDENA!
.
.
.
.
DEUS NÃO PEDE A OPINIÃO DAS PROSTITUTAS, DEUS PEDE QUE O PECADOR SE ARREPENDA, E SE CONVERTA DOS SEUS MAUS CAMINHOS, PARA OBTER O PERDÃO E PODER ALCANÇAR A VIDA ETERNA!
.
.
A PROSTITUIÇÃO É UMA SUJEIRA!
A PROSTITUIÇÃO É UMA HUMILHAÇÃO!
A PROSTITUIÇÃO É UMA BAIXARIA!
A PROSTITUIÇÃO DESONRA A DEUS, O CRIADOR!
.
.
.
.

JESUS CRISTO É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA - João 14:6


.
.
.
.
* Junior Omni - 2016
.
.
.

Anônimo disse...

“Aquele que não tiver pecado atire a primeira pedra- Jo 8:1-11”
Cristo pregava o perdão e o amor! E você e sua igreja? Pregam o que?

Anônimo disse...

Junior Omni é muito fácil dizer que foi culpa da mulher. Porque o homem, que é retratado como um coitadinho, não resistiu aos encantos de Eva e, mais do que isso, obedeceu ao que Deus lhe determinou? Quem é fraco é o homem.

Unknown disse...

As prostitutas tem seu papel importante nem so na historia como na sociedade.
A maioria das mulheres as julgam. Nao sabendo elas mesmas que o mundo seria um lugar ainda mais perigoso para elas caso as prostitutas nao existissem.

Anônimo disse...

MARIA MADALENA NUNCA FOI PROSTITUTA.
ESTA INFORMAÇÃO NÃO CONFERE COM O QUE REALMENTE ESTA NOS PEQUENOS TEXTOS
SIMBOLICOS DA BIBLIA

Anônimo disse...

Junior, o mundo nao gira ao redor do seu deus, muita gente não sabe nem que ele existe, ou sabe e tá pouco se fudendo. Baseie sua opinião nos fatos, e não em crenças, pois com crenças nem se inicia um diálogo.

Unknown disse...

No meu entendimento são prestadoras de serviços e merecem ser respeitadas com ser humano, valorizadas e remuneradas pelo seu trabalho.

Unknown disse...

Ninguém sabe quem foi a primeira mulher a se prostituir,talvez tenha cido logo depois da expulsão de Adão do Eden,quem sabe uma filha ou neta de Adão.

Unknown disse...

Fiquei muito lisonjeada lendo o artigo, achei rico em informações e viajei no tempo. Me senti importante rsrs... realmente temos nossos motivos para trabalhar com a prostituição. Algo que me deixa um pouco confusa é a hipocrisia dos homens, a maioria dos que procuram depois julgam de certa forma, falam como se fossemos pobres coitadas, que vamos usar drogas, engravidar e viver num mundo vazio. Mas estao enganados sobre a forma como pensam, muitas vezes sou psicóloga, esposa, amiga, irmã ou algo mais que o cliente precise. Esse trabalho me proporciona a independência, estudos, uma casinha confortável, fora as diversas histórias que ouço.
Tive muitos problemas com minha mãe desde sempre, me expulsava de casa por causa de seus namorados desde os meus 15 anos, eu a entendi o por que ela vazia isso. Eu chorava muito, me sentia culpada e com nojo daqueles caras que ela colocava dentro de casa. A exatos um ano ela me expulsou de casa, foi horrível. Estava chovendo e eu fiquei na rua chorando, esperando o meu pai. Eu contei que ela me ameaçou com uma faca e quebrou as minhas coisas, meu pai já estava acostumado com esse comportamento da minha mãe com a gente (eles eram divorciados a 5 anos), mas eu não contei que ela descobriu que eu comecei a trabalhar numa casa de massagem. Meu pai dava o dinheiro da pensão mas eu tinha que pagar os bares que a minha mãe bebia, a gente Não tinha nada pra comer, eu a tao magra que nem sentia mais fome, as vezes a gente fingia visitar alguem só pra comer na casa da pessoa. Eu nao contava isso pro meu pai porque ele iria na justiça e me tiraria dela, mas pra mim eu deveria cuidar dela e fazia isso para protege-la.
Comecei a fazer programa pra gente ter uma vida melhor, tentei de todas as formas e essa era a minha única opção, eu comprei uma motinha e comecei a ficar mais mulher, além de ajudar muito ela (óbvio). Mas ela começou a se sentir incomodada, me viu como ameaça dentro da casa e me despejou como se faz com uma pecadora durante o cristianismo do século XVIII. Mas ja passou. Contei pro meu pai recentemente e ele me apoiou, me senti tão aliviada e feliz. Hoje tenho forças para continuar meu caminho.
Me perdoem o desabafo e os erros de ortografia RS. Minha história é mais complicada do que posso expressar aqui,mas nao reclamo dela. É a minha história, e tento fazer dela o melhor que eu posso, nao apenas por mim mas por todas as pessoas que me cercam.

Sofia Margerate disse...

Hi

Edward disse...

Go to office setup for office.com/setup. Sign In or Create a new Microsoft Account. Or go to
www.office.com/setup to download
Officecom which is best for online work.

Huey Felts disse...

Use garmin.com/express to update maps and software, sync with Garmin Connect™ and register your device. This desktop software notifies you when updates. Best
pest control near me but we are professional in this field

startijcanon disse...

Canon printer that can be downloaded via canon.com/ijsetup page is the best wireless printer that you can connect to your device and print data smoothly. this are all model are available
pixma ts9120 driver,canon ts9120 driver
ijscanutilitymac

casinositezone∞com disse...

I have been looking for articles on these topics for a long time. I don't know how grateful you are for posting on this topic. Thank you for the numerous articles on this site, I will subscribe to those links in my bookmarks and visit them often. Have a nice day
바카라사이트

Anônimo disse...

Prostituta lixo maldito

Anônimo disse...

Prostituta lixo maldito

Anônimo disse...

Prefiro gastar horas vendo pornô E Batendo punheta do que transar
Com uma mulher que no mesmo dia outros Homens comeram

Anônimo disse...

Travesti ir para Prostituicao até
Entendo porque travesti nao Arruma serviço agora esse ser diabólico
Chamado mulher arruma serviço
Os únicos motivos que levam a isso é
Falta de vergonha na cara e querer
Ganhar dinheiro fácil
Mulher ela pode ser gorda
Magra bonita feia
Sempre haverá um boy com o coração Disparado por ela se o problema é Grana e do casar com o milionário

Anônimo disse...

Prostituta lixo imundo

Anônimo disse...

Motivos que levam mulher a ser prostituta querer Ganhar dinheiro fácil e falta de vergonha na cara mulher arruma serviço mais fácil que homem
Travesti ir para Prostituicao até Entendo mulher é pura falta de vergonha na cara problema é Grana
Casa com milionário

Anônimo disse...

Prostituta lixo imundo