segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Arqueólogo israelense acha túmulo do lendário Rei Herodes



Arqueólogo israelense acha túmulo do lendário Rei Herodes
22/5/2007

Um arqueólogo israelense afirmou ter encontrado o túmulo do Rei Herodes, o lendário construtor da Cidade Antiga de Jerusalém, o local sagrado das três maiores religiões do mundo - o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo.

O arqueólogo Ehud Netzer, da Universidade Hebraica de Jerusalém, afirmou que o túmulo foi encontrado no local conhecido como Herodium, uma colina no deserto da Judéia, onde o rei construiu seu palácio, próximo a Jerusalém.

Netzer trabalha no sítio arqueológico do local desde 1970.

Netzer afirmou que a descoberta foi feita quando pesquisadores encontraram um pedaço de um sarcófago de calcário o qual acreditava-se ter sido de Herodes.

Contudo, não havia ossos na urna, afirmou o arqueólogo. Netzer relatou que a localização do sarcófago e seus ornamentos indicam que trata-se do túmulo do antigo rei.

"É um sarcófago que não se pode encontrar em qualquer lugar", disse. "É algo muito especial."

Netzer liderou a equipe que fez a descoberta, embora não tivesse no sítio no momento da descoberta, segundo a edição eletrônica do jornal Ha´aretz, que antecipou a notícia.

A tumba de Herodes foi, durante anos, um dos tesouros arqueológicos mais cobiçados da região.

Herodes, nascido em 73 a.C. em Ashkelon, hoje ao sul de Tel Aviv, declarou-se judeu apesar de seus pais não o serem, e foi nomeado governador da Judéia aos 25 anos.

Mais tarde, no ano 40 a.C, foi declarado "rei dos judeus" pelo Senado romano. Reinou entre 34 e 40 anos, segundo diferentes registros.

De acordo com as crônicas do historiador judeu Flavius Josefus, Herodes morreu no torno no ano 4 ou 5 a.C.



Netzer disse que a equipe se convenceu de que se tratava da tumba de Herodes pela descrição deixada pelo historiador judeu do século I Flavius Josefus.

Herodes é retratado como o responsável pelo Massacre dos Inocentes, de acordo com relato bíblico de Mateus.

O rei teria mandado matar todos os meninos com menos de dois anos de idade em Belém e arredores por volta da época do nascimento de Jesus.





De acordo com o Novo Testamento, o pai de Jesus, José, foi alertado para uma ameaça em um sonho e fugiu com a mulher e a criança para o Egito.

Acredita-se também que ele tenha promovido a expansão do Segundo Templo de Jerusalém, na Cidade Antiga, além de outras obras em Cesária, Jericó, Massada e outros lugares...


Palácio

Herodes construiu um palácio em uma colina em Herodium, e há muito acreditava-se que ele foi enterrado lá.

Herodes foi indicado governador da Galiléia aos 25 anos de idade e feito "Rei dos Judeus" pelo Senado romano, mantendo-se no cargo por cerca de 34 anos.

Ele ampliou o templo de Jerusalém e construiu as muralhas da cidade e a fortaleza de Massada, foco de resistência de rebeldes judeus em 73 d.C.

Se a descoberta for confirmada, será uma das maiores da arqueologia...

Fonte: Associated Press - Efe - BBC - misteriosantigos.com

Nenhum comentário: