quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

1000 a 500 a.C. - A era dos primeiros impérios


1000 a 500 a.C. - A era dos primeiros impérios
por Fabiano Onça
Com o desenvolvimento da agricultura, o mundo começou a mudar. As cidades cresceram e o comércio ganhou impulso. Iniciava-se, assim, a era dos impérios, quando civilizações emergiam, brilhavam e depois caíam. A queda de um império estava sempre relacionada ao surgimento em cena de outra potência ou a invasões de tribos nômades. São muitos os exemplos. Na Mesopotâmia, com a desintegração do Império Hitita, logo vieram os assírios, que domiraram a região situada entre os rios Tigre e Eufrates e também o delta do Nilo. Em 612 a.C., atacada por povos que subjugara, a Assíria acabou destruída. Na China, a dinastia Shang cedeu lugar para à dinastia Zhou. Essa também foi uma época de colonização. No Mediterrâneo, gregos e cartagineses competiram por zonas de influência e fundaram diversas colônias. Na América, os olmecas iniciaram o povoamento da península de Yucatán. Finalmente, em 550 a.C., Ciro, o Grande, forjou o maior império até então: a Pérsia.

Império Egípcio

A civilização egípcia floresceu graças às cheias do rio Nilo. O apogeu aconteceu durante o reinado de Ramsés II. O faraó conquistou a Palestina (norte) e a Núbia (sul).

Império Hitita

Os Hititas foram os primeiros a dominar a técnica de fundição do ferro, tornando seus exércitos imbatíveis. Oriundos da Anatólia, espalharam-se pela Mesopotâmia e Palestina. O império ruiu após a invasão de povos nômades da Ásia Central.

Novo Império Babilônico

Após o colapso dos Assírios, a Babilônia reviveu seus tempos de glória sob o comando de Nabucodonosor. Excelentes construtores, fizeram de sua cidade o lugar mais belo do mundo até então. É nessa época que foram construídos os famosos Jardins Suspensos.

Império Persa

Sob a liderança de Ciro, o Grande, os persas subjugaram todos os povos da Mesopotâmia. Os reis que vieram depois de Ciro, Cambises e Dario, adicionaram o Egito e a Lídia, atual Turquia.

Império Assírio

Os assírios davam grande importância à burocracia. Estruturaram províncias e mantiveram um exército regular e disciplinado. O império caiu após a invasão dos medos, combinada com revoltas dos egípcios, babilônicos e elemitas.

Guerra do Peloponeso 431 a.C. a 404 a.C.

Após derrotarem os persas, Atenas e Esparta, as duas mais importantes cidades-estado gregas, entraram em conflito pela supremacia na região. Depois de 25 anos de briga, os dois lados estavam arrasados. Quem lucrou foi Felipe II da Macedônia, que unificou a Grécia.

1000 a.C. a 500 a.C.

950 - Fundação do Império Assírio

945 - Guerra civil no Egito, fim do Antigo Império

900 - La Venta torna-se capital do estado olmeca Fundação do reino núbio de Cush

814 - Fundação de Cartago

800 - Evidências de código escrito nas Américas (zapotecas)

750 - Homero teria escrito a Ilíada

671 - Assírios capturam Tebas (Egito)

663 - Egito reconquista independência

600 - Arianos expandem-se pelo norte da Índia

563 - Nascimento de Buda

550 - Ciro, o Grande, funda o Império Aquemênida na Persia

510 - Romanos expulsam etruscos e fundam uma república

505 - Estabelecimento da democracia em Atenas

Revista Aventuras na História

Nenhum comentário: