segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A SOCIEDADE SECRETA DO SABÁ: ENTRE MITOS E VERDADES

A SOCIEDADE SECRETA DO SABÁ: ENTRE MITOS E VERDADES
HISTÓRICAS
Maísa Marques Santos
Marta Lúcia R. Araújo

A Europa rural do século XI ao XVI mergulhada em uma civilização mágica, frequentemente mal conheciam o cristianismo e o misturavam inconscientemente à práticas pagãs vindas do fundo das eras, onde acreditavam no poder maléfico de algumas delas alegando possuir de fato, poderes excepcionalmente suprahumanos.
Todavia foi a Inquisição que criou os culpados ao dar especial relevo ao
problema, onde a perseguição contribuiu para que ele adquirisse ainda maiores proporções. Nesse contexto o fenômeno se caracterizou como manifestação coletiva de grandes dimensões e profunda repercussão na vida religiosa, no direito penal, nas artes, literatura. Aonde por traz da imagem enigmática do sabá vemos aflorar estratos de processos de segregação e mitos, que é pois a narrativa de uma criação, contando-nos de que modo, algo que não era, começou a ser. Assim, esse trabalho tem por finalidade tentar entender a origem da bruxaria retornando aos primórdios da humanidade, traçando um paralelo das relações dos ritos ancestrais com a era Moderna e de como essas práticas deram força à caça as bruxas e definiram o estereótipo do sabá. Para a realização desta pesquisa bibliográfica foram analisados, os mais diversos conceitos
como imaginário, mentalidades, micro-história, discurso, cultura e autores, como Guinzburg, Delemeau, Mircea, Vainfas. E a partir desta pesquisa documental foi possível coletar dados e informações que produziram estes fatos e auxiliaram na conclusão da idéia das bases na crença da bruxaria, sobretudo no sabá das feiticeiras, onde o universo feminino, a perseguição as mulheres, como alvo preferencial em que o Tribunal do Santo Ofício realizou. Mas, muito embora, este trabalho tenha dado bom respaldo para esta análise, ainda é suscetível de um aprofundamento maior por considerar muito abrangente o momento histórico retratado neste.
Palavras-chave: Europa. Magia. Sabá
Revista Alpharrabios

Nenhum comentário: