segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O DIABO COMO CONSTRUÇÃO: A DEMONIZAÇÃO DE SÍMBOLOS E COSTUMES ANTIGOS NO FINAL DA IDADE MÉDIA


O DIABO COMO CONSTRUÇÃO: A DEMONIZAÇÃO DE SÍMBOLOS E COSTUMES ANTIGOS NO FINAL DA IDADE MÉDIA
Gersonilson Honorato da Silva Junior
Poliana de Sousa Melo

Pretende-se analisar neste trabalho como se deu a construção da figura do Diabo, criada por uma cultura dominante cristã no Ocidente medieval a partir da Inquisição.
Analisando os resíduos pagãos encontrados principalmente numa cultura popular, passada de geração em geração, introjectados no seio das comunidades camponesas. Assim, abordando as acusações no tribunal do Santo Ofício e suas conclusões do que seja o diabo, temos uma compreensão daquilo que a Igreja Católica pretendia combater.
Praticas e costumes tidos como “pagãos”. Onde por muito tempo houve uma convivência, de certa forma pacífica, entre costumes populares, as chamadas superstições, e a Igreja Católica. Mas, com a inquisição, foi sendo estabelecida uma relação entre o paganismo e o diabo cristão, demonizando práticas e costumes antigos, em que a própria concepção do mal difere muito da cristã. Estudar a construção da imagem do diabo é, pois, ver com novos olhos os símbolos, valores e representações culturais tidas, até hoje em dia como diabólicas. Assim como não se pode esquecer o papel da mulher neste período. Tidas como “as noivas de satã”, foram criadas diversas representações e normas de condutas que permeiam o imaginário do final da idade media á modernidade, chegando muitos ate ao dia de hoje.
Palavras Chave: Diabo. Paganismo.Inquisição
Revista Alpharrabios

Nenhum comentário: