domingo, 3 de janeiro de 2010

A LITERATURA NA ANTIGÜIDADE


A LITERATURA NA ANTIGÜIDADE
I - A CULTURA ANTIGA

A Idade Antiga - ou Antigüidade- também chamada de Idade Clássica - é o primeiro período da História humana: ela começa com o surgimento da escrita e termina com a queda do Império Romano. Na Antigüidade, 3 civilizações se destacam: a grega, a romana e a egípcia, ou, segundo alguns historiadores, a do PENSADOR, a do GUERREIRO e a do RELIGIOSO, respectivamente. Embora apresentem peculiaridades que diferenciam umas das outras, tais civilizações têm pontos comuns:

1) todas são culturas ANTROPOCÊNTRICAS, ou seja, visam produzir ao que há de melhor à humanidade - O HOMEM é O CENTRO DA VIDA HUMANA - buscando beleza e perfeição em tudo o que fazem. BELEZA E PERFEIÇÃO , no conceito dos Antigos, são sinônimos de complexidade, de detalhismo, de obediência a modelos (conjunto de normas) a serem seguidas na elaboração de poemas (VERSIFICAÇÃO), de textos escritos (GRAMÁTICA), de discursos filosóficos, políticos, morais (ORATÓRIA), etc;

2) outro traço cultural comum às civilizações da Antigüidade está na RELIGIÃO: os antigos são POLITEÍSTAS, ou seja, cultuam vários deuses (poli=vários/ teos=deus), que representam elementos da natureza, animais, astros, etc. Como veremos mais adiante, a Literatura é um elemento constante no culto aos deuses. Nessa época, POLÍTICA e RELIGIÃO se confundem, já que o governante máximo - o césar (=imperador), em Roma e o faraó, no Egito - é considerado um verdadeiro "deus vivo".


II - A LITERATURA NA ANTIGÜIDADE:

A Antigüidade é um dos períodos da História humana de intensa produção artística e literária (cultural, enfim). Um período em que o homem cria o que há de mais belo e de melhor em prol de si mesmo, a ponto dessas obras serem apreciadas até hoje. Na Ciência, na Política, na Literatura, nas Artes, etc, as obras da Antigüidade servem de parâmetros às produções atuais em todos os campos do conhecimento humano.

A Literatura, na Antigüidade, é tida como meio de expressão dos desejos coletivos, mas a sua função principal, sem dúvida, é servir de MEIO DE EXPRESSÃO DE CULTO AOS DEUSES que servem à humanidade na época. Os MITOS - fábulas que relatam a história de deuses, semideuses, entidades e heróis diversos da Antigüidade pagã - são prova disso, pois constituem a grande quantidade da produção literária desse período da História. Na verdade, os deuses mitológicos greco-romanos estão presentes na maioria das obras artísticas e literárias da época e o culto a esses deuses acaba gerando até certos gêneros literários, como veremos mais adiante.

A seguir, encontram-se as obras literárias de destaque na Antigüidade:

1. E G I T O

1.1. "O Marinheiro Náufrago" é a narrativa mais antiga do mundo; ela data de 2.500 a.C.. Uma das narrativas mais importantes do Oriente é originária dessa obra ("Simbad, o marujo");

1.2. "O Livro dos Mortos", papiros mais antigos que as pirâmides , contém todas as idéias dos egípcios a respeito de vida e morte;

1.3. "Hino ao Sol "( ou "Hino à Rá ") e livros religiosos que falam sobre os deuses egípcios, como Osíris (também o Sol), Ísis (a Lua), Hórus ( o Céu) e Ápis ( o Boi) ;

1.4. Outros papiros contendo contos de fadas, poemas de guerra e tratados científicos.


2. G R É C I A

2.1. POESIA: as obras-primas da Grécia Antiga no gênero são as epopéias "Ilíada" e "Odisséia", ambas de Homero;

2.2. NARRATIVA: as "Fábulas", de Esopo;

2.3. ORATÓRIA: "Filípicas", de Demóstenes, um conjunto de discursos políticos contra o rei Felipe, da Macedônia;

2.4. HISTÓRIA: com a obra de Heródoto, o "pai" da História;

2.5. FILOSOFIA

2.5.1. Sócrates interroga com ironia e ignorância fingida, para que as idéias fluam naturalmente ( a "Maiêutica"); seu discípulo mais famoso é Platão;

2.5.2. Platão, com suas obras-primas "Diálogos" e a "República";

2.5.3. Aristóteles, discípulo de Platão, é considerado "o maior talento do mundo antigo", pois sua filosofia abrange todos os campos do conhecimento humano: Física, Biologia, Política, Arte, TEATRO, POESIA, RETÓRIA, além de ter sistematizado a LÓGICA, que é a aplicação correta do raciocínio.

2.6. TEATRO

2.6.1. OS DEUSES GREGOS E O TEATRO

Os deuses na Grécia Antiga, surgidos desde mais ou menos o ano 1300 a.C., habitam o Monte Olimpo, a mais alta montanha grega e têm uma vida muito semelhante à dos homens, sentindo, inclusive, as mesmas paixões e tendo o mesmo temperamento. No entanto, possuem segredos que não permitem que sejam desvendados pelos humanos. O Mito de Prometeu é um exemplo disso.

Os deuses MAIORES da Grécia Antiga são:

a) ZEUS ou JÚPITER: pai de todos os deuses e o mais poderoso. Senta-se num trono com uma águia nos pés, tendo nas mãos um raio. As tempestades são consideradas como ira desse deus;

b) HERA ou JUNO: mulher de Zeus, traz sempre consigo um pavão;

c) POSSEIDON ou NETUNO: irmão de Zeus, governa os mares num carro puxado por uma parelha de cavalos-marinhos, tendo na mão um tridente que, com uma simples pancada, inicia ou cessa grandes tempestades, tufões e/ou terremotos.

d) HÉFAISTOS ou VULCANO: o deus do fogo, é um guerreiro manco que trabalha numa oficina dentro da terra. A fumaça da sua forja sai das crateras dos vulcões, assim chamados por causa desse deus;

e) APOLO: o mais belo de todos os deuses, governa a luz e a música; todas as manhãs, Apolo aparece no horizonte guiando o carro do Sol e dá a volta no céu para iluminar o mundo;

f) ÁRTEMIS ou DIANA: irmã gêmea de Apolo, é a deusa da Lua e das caçadas; vive de arco e flecha em punho perseguindo os animais;

g) ARES ou MARTE: o terrível deus da guerra só está satisfeito quando vê os homens matando uns aos outros;

h)HERMES ou MERCÚRIO: é o mensageiro dos deuses e o propagador da paz, com sua vara mágica "caduceu";

i) ATENA ou MINERVA : deusa da sabedoria nascida de uma dor de cabeça de Zeus;

j) AFRODITE ou VÊNUS: deusa da beleza e do amor, nascida da espuma do mar; tem um filhinho de nome Eros ou Cupido que é habilíssimo em flechar corações;

l) VESTA: deusa do lar e da família;

m) DEMÉTER ou CÉRES: deusa da Agricultura;

n) PLUTÃO: irmão de Zeus, encarregado de governar o Inferno.

Há também os deuses "menores", como as Parcas, as Graças, as Musas, os Centauros, etc. Os deuses na Grécia Antiga são homenageados com muita música e POESIA durante as festas e os sacrifícios (ofertas de animais ou coisas), em que as pessoas prestam muita atenção aos presságios, ou seja, aos indícios de que o deus está ou não apreciando o sacrifício. Há, ainda, os oráculos, onde sacerdotes e sacerdotisas fazem consultas aos deuses; o Oráculo de Apolo, no Monte Parnaso, em Delfos, é muito famoso. Dessas homenagens aos deuses surge o TEATRO.

2.6.2. BREVE HISTÓRIA DO TEATRO GREGO

A origem do TEATRO está vinculada aos rituais em homenagem a Baco ou Dionísio - deus do vinho e da geração (fertilidade) - realizados pelos cultivadores dos vinhedos, que colorem seus rostos de vermelho com a própria uva e vestem-se de BODE, símbolo de Dionísio. Essas vestes são chamadas TRAGOS (= pele de bode, em grego), por isso, esses rituais passam a ser chamados de TRAGOÉDIA. Além das vestes de bode, os cultuadores de Baco cantam POEMAS LÍRICOS musicados e coreografados: os "Cantos do Bode", acompanhados por um coro. Depois de um tempo, introduz-se ao ritual um solista que recita trechos do "Canto", dando fôlego ao coro. No século VI a.C., Arion, de Lesbos, inclui DIÁLOGOS ao ritual. No mesmo século, Téspis, da Icária, inclui as MÁSCARAS e com elas surgem as PERSONAGENS do espetáculo (Persona= máscara, em grego) ; Frinico acrescenta a esses elementos as PERSONAGENS FEMININAS, representadas por atores travestidos de mulher ou por eunucos. O mesmo Frinico é quem começa a variar os temas desses espetáculos, a ponto de , pouco a pouco, eles irem se distanciando do primitivo ritual a Baco e adquirindo estrutura própria. Tais espetáculos já são de TEATRO. Adquirindo estrutura própria de um teatro, a TRAGÉDIA amadurece quando Ésquilo cria o ENREDO.

2.6.3. A TRAGÉDIA

Para Aristóteles, a tragédia é a modalidade poética mais perfeita que existe, pois ela retrata seres humanos “melhores” do que os que existem na realidade. Despertando no espectador sentimentos como o temor e a compaixão, através de um drama repleto de episódios fatídicos, em que as personagens nada podem fazer para alterar os seus previamente traçados destinos, a tragédia pretende fazer com que o espectador extravase suas emoções através das lágrimas, tomem o caráter “positivo” das personagens como exemplo e saia do espetáculo mais dócil, mais disciplinado, mais passivo, conforme deseja o sistema sócio-político da época. A tragédia grega destaca-se com a obra dos seguintes dramaturgos:

- ÉSQUILO, o "pai da tragédia" (Aristóteles discorda), escreve inúmeras peças, delas restando apenas sete. Obra-prima: "Orestíada";

- SÓFOCLES: em suas tragédias, a mulher aparece como elemento importante, como em "Antígona". Sua obra-prima é "Édipo-Rei";

- EURÍPEDES: sua obra é considerada revolucionária para a época, daí a pouca popularidade em vida. Sua obra-prima é "Medeia".

2.6.4. A COMÉDIA, considerada por Aristóteles a pior espécie poética que existe, já que ela retrata homens “piores” do que os que existem na realidade, tem por objetivo também reduzir as tensões dos espectadores, porém, através do riso. O grande nome da comédia grega é o de ARISTÓFANES, pois ele atacou e ridicularizou os homens de seu tempo com notável graça e espírito. Segundo Platão, "as Graças, procurando um templo que não perecesse, escolheram a alma de Aristófanes". Obras: "Lisístrata", "As Vespas", "As rãs", "As aves" e "Pluto".



3. R O M A

3.1. Poesia: "Eneida", de Virgílio

"Lésbia", de Catulo

"Odes", de Horácio

"Metamorfoses", de Ovídio

3.2. O primeiro romance romano é "Satyricon", de Petrônio.

3.3. Oratória: "Catilinárias", de Cícero ( discursos a Catilinas).

3.4. História: "História Romana"de Tito Lívio.

3.5. Teatro: na antiga Roma só foram elaboradas COMÉDIAS, cujo representante máximo é PLAUTO, autor de "Anfitriões" e "Aululária".

Infelizmente, das obras aqui citadas, poucas restaram na íntegra, pois foram destruídas pelo tempo, por tragédias naturais e pela ignorância de muitos que as julgavam nocivas à humanidade. O pouco que restou mostra a grandeza da Antigüidade, que foi tão imitada no decorrer da História; suas obras até hoje servem de modelo ou ponto de partida aos saberes atuais. Imaginem como a humanidade não estaria se todo o conhecimento antigo tivesse permanecido intacto, se suas obras fossem materialmente eternas!

http://rosabe.sites.uol.com.br/litant.htm

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