segunda-feira, 22 de novembro de 2010

OPEP


OPEP
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo é quem manda no comércio do ouro negro - é dona de 79% das reservas de petróleo do mundo. No ano passado, o grupo vendeu US$ 575 bilhões em barris. Dinheiro que o colocaria entre as 20 maiores economias do mundo se fosse um país
por Larissa Santana, Raphael Soeiro, Renata Miwa e F. Scomazzon
1. Reunião e voto
Os membros se reúnem pelo menos duas vezes por ano, em encontros feitos na sede da Opep (em Viena) ou no país que estiver na presidência da organização. Juntos, eles decidem o quanto produzirão de petróleo nos 6 meses seguintes. Cada membro tem 1 voto, e a decisão deve ser unânime.

2. Produção
Cada país assume uma cota da produção total definida para a Opep. A cota é proporcional: quem tem melhor estrutura de produção - Arábia Saudita, Venezuela e Irã - ganha direito de produzir mais. Membros com menos reserva e capacidade de refino, como Argélia e Equador, recebem quantidades menores.

3. Venda
A decisão é repassada aos produtores, na maioria empresas ligadas ao governo. E os produtores negociam com seus compradores com base nessa definição. Os principais compradores dos países da Opep são EUA, Japão e Itália.

4. Emergência
Se uma crise estourar, a Opep faz uma reunião de emergência. Só em 2008 foram 3 encontros desses, porque o mercado do petróleo estava muito instável. Nas reuniões de emergência, a Opep pode decidir elevar o preço de seus barris, ou até impor embargo a certos países.

Países Membros

Angola
Arábia Saudita
Argélia
Catar
Emirados Árabes
Equador
Líbia
Kuwait
Nigéria
Iraque
Irã
Venezuela

Revista Superinteressante

Nenhum comentário: