domingo, 21 de novembro de 2010

Magia e Medicina nos papiros gregos do Egito

Formando uma categoria específica dentro dos textos mágicos, papiros iatromagiques (ou médico-mágico) transportam-nos para o cruzamento entre magia e medicina, lembrando-nos que a fronteira entre essas duas disciplinas é às vezes mais turva do que anteriormente entendido .
Estes documentos escritos em grego do Egito e é datado de 1º século aC ao 7º século AD. Eles ocorrem principalmente na forma de formulários (catálogos de fórmulas) e amuletos para ser usado pelo paciente. O objetivo principal de uma fórmula a ser iatromagique quer tratar, ou proteger o paciente de uma doença, para combater os males são especificamente mencionados. A maioria são documentados febres, especialmente as febres da malária. Notamos também a presença de epilepsia, dor de cabeça, oftalmia, respiratórios diferentes, dermatológicas e ginecológicas.

A prática da magia começou no Egito na época faraônica1, mas estas são as testemunhas da greco-romana e bizantina interesse aqui. Se o trabalho pode identificar as principais características do " mágico "como o que vivem os egípcios, gregos e romanos incluídos no Egito, não há nada ainda que a definição seria unanimidade na comunidade científica. Os egípcios não se sentia a necessidade de definir o conceito. Para eles, o ato mágico era legal, desde que não faz mal, porque na sua cultura, não houve verdadeira dicotomia entre o natural eo sobrenatural. Então aqui é suficiente para descrever como " o homem tentou influenciar a ordem natural das coisas, ou a sanar seus distúrbios naturais, envolvendo uma componente sobrenatural . Evite contrastar a prática da magia à religião, por um lado, ea ciência, por outro lado, porque, naquela época, a fronteira entre essas áreas é muitas vezes extremamente fina, especialmente quando você deixar o campo magia agressiva.

fig1

O ato mágico inclui dois componentes principais. A primeira é a palavra ou logos em grego. É a fórmula mágica que lhe serão impostas e, possivelmente, por escrito. O segundo é um ritual, ou práxis, se apresentou ao lado do elenco. Paradoxalmente, é o primeiro que temos mais vestígios. De fato, as fórmulas foram transcritas em papiro ou em compilações de comprimento (formas) ou em peças isoladas, que foram destinados a ser usados como amuletos. O elenco inclui a identificação básica do alvo (para combater os males), a invocação de um assistente sobrenatural (um deus grego, egípcio ou um personagem da tradição bíblica), desenhos e símbolos mágicos (charaktères2, ver Fig. 1.) acompanhado voces magicae3, a identificação do destinatário (amuletos) e uma indicação de um ritual (em formulários).

Fig. 1 - Snake charaktères Ourobore e extrair o Greater London Magical Papyrus, p. Lond. 1121 (MP ³ 6006, 4º-5º século dC. JC)

Em tempos de juros, as formas que registro por escrito ou praticando magia, são provenientes de grupos culturalmente diferenciados - especialmente egípcia, grega, romana e hebraica - e todas as sensibilidades religiosas foram capazes de conhecer e influenciar cada uns aos outros no território egípcio. Assim, não é incomum, mesmo em uma compilação de encantos ou a mesma fórmula, uma referência às divindades de diferentes origens, como é o caso do grande mágico do papiro de Londres (P. Lond . 1121, 4º-5º século dC. JC) onde o deus grego Zeus ao lado dos nomes divinos hebraico Iao, Saboth e Adona4.

fig2

Para tratar ou eliminar os males, iatromagiques papiros propor três métodos complementares:

  1. usando um amuleto muitas vezes decoradas e personalizadas em geral, o destinatário ea condição de ser claramente identificados,
  2. realização de receitas com ingredientes de, vegetal, animal ou mineral
  3. prática de um ritual que acompanha uma fórmulapronunciada em voz alta.

Fig. 2 - réplica do amuleto P. Colon. inv. 2861 (MP ³ 6052, 4º-5º século dC. JC), conduzido pelo Sr. Sanchez de Haro em papiro moderno, como deve ser suportado pelo paciente, juntamente com uma pena de junco


1 Veja Plantas Medicinais no Egito faraônico: Do Mito à Medicina)
2 Estes são símbolos que se repetem nos papiros mágicos, cuja interpretação ainda é problemático.
3 Esta expressão, nós tomamos as ladainhas e caligramas compostos vogais αεηιουω e "nomes bárbaros", constituído por consoantes e vogais que formam palavras incompreensíveis que poderia levar a sua origem em outras línguas como o grego, o egípcio e hebraico.
4 O catálogo papiros iatromagiques, acompanhada de uma bibliografia, está disponível online no site da CEDOPAL www.cedopal.ulg.ac.be Este papiro, portanto, não é ³ MP 6006, veja as linhas 202-221.

iatromagiques Amuletos consistem em uma única fórmula copiado um pequeno pedaço de papiro (ver fig. 2-5) ou uma fita de ouro ou prata 5. Eles foram dobrados, amarrado com uma seqüência (Fig. 2) ou enrolado (Fig. 4) e inserido em um caso pequeno para ser usado ao pescoço ou parte do corpo doente. Não só as formas conservaram muitas disposições de amuletos, mas 61 iatromagiques amuletos gregos foram descobertos durante escavações arqueológicas. Os do fundo judaico-cristã estão particularmente bem representados (50 de 61). Por exemplo, aqui está o texto de um amuleto cristão mantido na Universidade de Copenhague (5º século dC. J.-Ch .). Destina-se a curar uma febre alguns Kale (" Belle ", em grego) (ver Fig. 4-5.)

" Cristo nasceu, amém. Cristo foi crucificado, amém. Cristo foi sepultado, amém. Cristo ressuscitou, amém. Ele acordou para julgar os vivos e os mortos. Fly, você também, febre arrepios, Kale, o portador deste amuleto. Estela e poderoso santo charaktères, a emoção da caça febre Kale, o portador do amuleto, já, já, já, pressa, pressa, pressa. "(P. Haun .3.51)

fig3
Figura - 3. Desdobrou réplica do amuleto P. Colon. inv. 2861 para o tratamento de THAES de uma doença não identificada, conduzido pelo Sr. Sanchez de Haro em papiro moderno. Para comparar com a série original http://www.uni-koeln.de/phil-fak/ifa/NRWakademie/papyrologie/Magie/bilder/2861r.jpg
fig4
fig5
Figura - 4. Réplica do amuleto P. Haun. 3.51 (MP ³ 6036, 5º século dC. JC), conduzido pelo Sr. Sanchez Haro moderna de papiro, enrolado como para ser inserido em uma caixa e acompanhado por uma palheta
Fig. - 5. Desdobrou réplica do amuleto P. Haun. 3,51, feita pelo Sr. Sanchez de Haro em papiro moderno, juntamente com uma pena de junco


Os formulários também possuem receitas de poções, para pulverizar, pomadas e banhos, como colírio feito de açafrão, aloés eo astrágalo, copiada de um papiro de Antinoe datado de 5º século AD, que encontra paralelos em dois médicos gregos da 6ª séculoapós J.-Ch., Amida Aécio e Tralles Alexander5 :

" pó para fazer a visão própria : 4 drachms de açafrão, 2 drachms de aloés, 8 dracmas do astrágalo, esmaga e usa. "(P. Ant 4-6. 2,66, r I)

Um formulário pode ser iatromagique, como acima, e contêm apenas exigências de receitas e amuletos para fins terapêuticos ou ser misturados e conter outros tipos de amuletos para dar sorte, a vitória, paixão ou amor, por exemplo. Isto é onde a mágica grande papiro Oslo, datado de 4º século AD. J-Ch contracepção., Que contém, entre os muitos encantos da atração da vitória, e soletrar-presidiários, uma forma de :

" anticoncepcional, a única no mundo : Toma-se como bastardos muitas lentes que você deseja para o número de anos que deseja permanecer estéril e mergulhá-los em regras de uma mulher menstruada. Ela embebido em seu próprio sexo. Você também deve ter um sapo vivo e jogue os bastardos lentes em sua boca, pois ela engole-os, então libera o sapo vivo para o lugar onde você tirou. Leve também uma semente de meimendro, temperando-lo a partir do leite de égua, em seguida, tomar o lodo de uma carne com cevada e jogá-lo na pele de um jovem corça, e fora, que se liga ao mula pele, em seguida, usar este amuleto em durante a fase decrescente da lua em um signo feminino do zodíaco, o dia de Cronos ou Hermes. Mas também a mistura de cevada da mula de cera. "(P. Oslo 1, 321-332)

Pode-se duvidar da eficácia das fórmulas iatromagiques ... Na verdade, nos tempos antigos, a escolha de um ingrediente não se justifica apenas pela sua eficácia ou percebida como uma substância, mas também pelo seu valor simbólico. Na velha mentalidade, certas " leis "que regem a relação entre o mineral, vegetal e animal. Eles estavam particularmente usada em magia, mas também, em certa medida na medicina. Muito bem representado na iatromagiques fórmulas, " a lei da simpatia "(sumpatheia) queria que todos os seres e fenômenos estão ligados para formar um todo. Mais realista, a fórmula pode, em vez apelar a muitos casais hoje. Pode ser encontrada em um fragmento de rolo de papiro, em Berlim, datado de 1ª av. - 1ª AD. J.-Ch. seguintes duas colunas contendo feitiços de amor. Aqui está uma " simpática resposta "a todos" Hoje não, querido (e), eu tenho uma dor de cabeça ... " ! :

" Para a dor de cabeça: Osiris tem dor de cabeça, dor de templos de Amon da cabeça, um Hesenephtys ferida na cabeça. Osiris terá constantemente uma dor de cabeça, Amon não deixará de sentir dor nas têmporas da cabeça, Hesenephtys constantemente têm uma circunferência da cabeça ferida, a partir das doe Primeira continuamente [...] (BKT 9147, 26-30).

Magali Sanchez de Haro
Fevereiro 2010

crayon

Magali Sanchez de Haro é um pesquisador da Universidade de Liège. Ela está interessada em história da medicina antiga e especialmente a grega iatromagiques papiros.


4 como um exemplo veja http://www.uni-koeln.de/phil-fak/ifa/NRWakademie/papyrologie/PKoeln/T33.jpg
5 Instaladora., VII, 100, 103-105, Alex.Tral., terapêuticos do tumor, ΙΙ 17.
http://culture.ulg.ac.be

Nenhum comentário: