quinta-feira, 11 de novembro de 2010

3 Perguntas para entender os bascos


por Texto Daniel Schneider

Quem são eles?

O povo basco ocupa 4 províncias no nordeste da Espanha e 3 no sudoeste da França, uma região conhecida como País Basco. E a teoria mais aceita é de que eles estão lá desde a Idade da Pedra, ou seja, teriam sobrevivido a todas as invasões indo-européias que conquistaram o continente.

Qual o seu idioma?

O euscaro, que não é aparentado com nenhuma outra língua conhecida – o que levanta outra teoria, de que ele teria permanecido inalterado desde a pré-história. O idioma foi perseguido durante a ditadura do espanhol Francisco Franco (1939-1975) e é fortemente associado à cultura basca. Tanto que, no País Basco, um cidadão etnicamente basco é conhecido como euskaldunak, “falante de basco”, ainda que não o seja.

Por que querem ser uma nação independente?

O povo basco sempre manteve sua unidade étnica e cultural e em sua maioria não concorda que o território habitado por eles seja dividido entre Espanha e França e submisso a esses dois países. Esse desejo de independência vai desde atitudes simbólicas (como o time de futebol do Athletic Bilbao, que só contrata bascos) até a organização de partidos pró-independência dos dois lados da fronteira e um grupo separatista armado, o ETA (sigla basca para “Pátria Basca e Liberdade”).

Revista Superinteressante

Um comentário:

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Compartilho, para ampliar o debate, um histórico do Nacionalismo Basco - http://tsavkko.blogspot.com/2010/06/artigo-na-forum-um-olhar-sobre-o.html