sábado, 20 de novembro de 2010

O GOLPE DE 1937

O GOLPE DE 1937

Reprodução
Com o apoio de militares, Getúlio Vargas suspende eleições e permanece na Presidência
Em 1936, abriu-se no país a campanha sucessória, uma vez que a recém-aprovada Constituição estabelecia o final do mandato do presidente indicado, Getúlio Vargas, dois anos depois. O substituto deveria tomar posse via eleição geral livre.

Indiferente ao processo sucessório, Getúlio articulava com chefes militares, entre eles, Góes Monteiro e Gaspar Dutra, a sua permanência no governo com a concentração de todo o poder.

Suposto plano comunista de tomada ao poder, forjado por aliados de Getúlio, era o pretexto necessário para o presidente conseguir do Congresso a suspensão dos direitos constitucionais. Minas Gerais apoiou a medida, e, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, lideranças elogiaram o Exército e o governo pelo combate ao terror comunista.

Nome:
Getúlio Dornelles Vargas
Natural de:
Rio Grande do Sul
Gestão:
03.nov.1930 a 29.out.1945
Chegou à presidência com a crise da economia cafeeira e da política do "café-com-leite". Manteve-se no poder depois de 1934, eleito pela Assembléia Constituinte, até 1945, com a instituição do Estado Novo, de influência nítida do facismo. Criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Deposto em 1945, com a vitória do eixo aliado contra os regimes totalitários da Europa, continuou na política, sendo eleito senador. Em 1950, foi eleito novamente presidente.
O Congresso foi fechado em 10 de novembro de 1937. Em discurso transmitido pelas rádios, Getúlio informou que instituía um "regime forte, de paz, justiça e de trabalho". As eleições foram suspensas, a Constituição de 34 foi anulada, partidos políticos foram proibidos, e rádios e jornais, censurados.

Sempre atento ao controle dos movimentos sociais, Getúlio criou a imagem do pai dos pobres e protetor dos trabalhadores. O populismo trabalhista fincou raízes no Brasil.

Paralelo ao apoio às oligarquias agrárias, Vargas deu impulso à política de industrialização. Iniciou-se a instalação da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, para a produção de ferro e aço, com a intenção de dotar o país de uma indústria de base, sem a qual não se poderia falar em crescimento industrial. Para a construção da CSN, o governo utilizou recursos de duas fontes: um empréstimo norte-americano de US$ 20 milhões e grande parte do fundo dos Institutos de Previdência.

Nome:
José Linhares
Natural de:
Ceará
Gestão:
30.out.1945 a 31.jan.1946
Com a deposição de Vargas em 1945, Linhares, então Presidente do Supremo Tribunal Federal, assumiu o cargo até que um novo presidente fosse eleito. Deu lugar ao general Eurico Gaspar Dutra, ex-ministro da Guerra de Getúlio.
Apesar de uma política externa às vezes ambígua, o governo de Vargas foi marcado pela americanização da economia. Em 1935, por exemplo, o governo concede aos EUA a redução de taxas de 20% a 60% sobre alguns artigos industriais.

Esse estabelecimento de estreitos laços econômicos com a maior nação capitalista da América obrigou o Brasil a aderir aos aliados e entrar na 2ª Guerra Mundial, em 42. A maior parte dos investimentos e dos empréstimos estrangeiros era de origem anglo-americana.

Cada vez mais, Getúlio foi obrigado a se apresentar contrário aos governos totalitários. O governo ditatorial instalado em 37 começou a sofrer críticas e apelos de democratização crescentes. Pressionado, convocou, em decreto de maio de 45, eleições para presidente e para o Congresso Constituinte. Eleições estaduais foram agendadas.

Marcadas as eleições, as campanhas de Eduardo Gomes (UDN) e do general Gaspar Dutra (PSD), que contava com o apoio de Getúlio, se polarizam. Na época, Getúlio não contava mais com o apoio do alto escalão militar, desconfiado das políticas ambíguas do presidente em relação aos comunistas.

Após sucessivas ações contrárias ao Exército com a suspeita de que Getúlio tentaria novo golpe, ele foi destituído do cargo.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, José Linhares, assumiu o governo por indicação dos militares, preocupados em evitar dar a impressão de que haveria nova intervenção no processo democrático do país.

No curto período em que ficou na presidência, Linhares teve tempo apenas para convocar as eleições de 2 de dezembro e nomear parentes. Na época, a gestão do presidente interino ficou conhecida pelo trocadilho: "Os Linhares? São milhares".
Folha de São Paulo

Nenhum comentário: