domingo, 21 de novembro de 2010

Asclepius e os médicos, na Ásia Menor

Na Ásia Menor, as inscrições testemunho da relação entre os cultos de cura e prática racional de medicamentos. Come médicos mantêm um relacionamento tão especial com o deus da medicina Asclépio, desempenhando um papel importante em seu culto.

medicina grega, justamente considerado como o antepassado da nossa medicina científica, tem desfrutado desde tempos antigos, um prestígio que ainda está associado com os nomes de Galeno de Pérgamo e mais de Hipócrates de Cós . Promotora, no período clássico, um projeto racional da medicina, Hipócrates tem influenciado decisivamente o desenvolvimento da arte médica. Seguindo ele, os médicos gregos têm defendido uma explicação natural da doença por fatores externos ao homem (parâmetros atmosféricos e climáticos ...), mas também internas (fisiológicas, estilo de vida ...). Nesta condições naturais de causalidade também correspondeu terapias de origem natural (remédios farmacológicos, tratamento cirúrgico) prescritos pelos médicos.

Além de representantes da arte famosa da medicina, conhecido desde os tempos antigos através da sua produção literária, as fontes documentais, tais como inscrições, papiros e moedas, que têm preservado a memória das centenas de profissionais cujas nomes teria caído no esquecimento se tivessem sido transcrita, que, em um epitáfio, que em uma compilação de receitas. Servindo a uma comunidade cívica, um grupo profissional ou autoridade política, os médicos têm se destacado em todo o mundo greco-romano, incluindo a Ásia Menor, ou seja, na atual península turca. As relações estabelecidas no início do primeiro milênio, entre a Grécia continental e na costa ocidental da Ásia Menor foram mantidas até o fim do domínio romano. fontes literárias, papyrological, epigráficas e numismáticas ajudou a encontrar mais de três centenas de médicos gregos e romanos, entre 5º século av. BC e os 5ºséculo AD.1

Além de consultar um médico, um médico especialista arte humana, os antigos também pode usar o remédio divino. Ele foi, então, voltar-se para um deus conhecido por seus poderes de cura, geralmente, pelo método de incubação eo paciente foi a um santuário, onde passou uma noite ou mais, enquanto se aguarda uma aparição divina em um veículo ideal para a cura, ou imediatamente ou através de uma receita médica. Se a concepção original de que a origem das doenças atribuídas à intervenção divina tem diminuído ao longo dos séculos, incluindo os médicos lutaram desde a época de Hipócrates, reconheceu o poder de cura para os deuses nunca esteve em dúvida. Apesar de terem defendido outros tratamentos, os próprios médicos, muitas vezes impotentes para curar determinadas doenças, nunca se opuseram à actividade dos cultos de cura e sua consulta pelos pacientes. Em vez disso, muitos deles parecem ter conversações com Asclépio, o médico por excelência-deus, estreitas relações, incluindo a adoração da natureza.Assim, várias entradas datadas Early Império, contêm dedicatórias oferecidas por médicos da Ásia Menor, em honra de Esculápio, por vezes associada com a sua filha favorita e Hygeia auxiliares, a personificação da saúde, eles mencionam ofertas estátuas, altares, objetos sagrados e até mesmo santuários ou templos.

Asclépios et Hygie

Um bom exemplo deste investimento de alguns médicos em favor do culto de Asclépio é fornecido pela figura do Heráclito Rhodiapolis, na Lícia. Ativos no início do 2ºséculo dC, o médico teve uma grande reputação na sua terra natal, mas também nas cidades de Alexandria, Rhodes e Atenas. Foi, de fato, o autor de livros de medicina e prosa filosófica e verso, agora extinto, que lhe renderam o título deHomer poemas médica. No entanto, é homenageado pelos seus conterrâneos, mas também por causa de sua participação na vida cívica: Além disso, tem garantido assistência gratuita, distinguiu-se pela construção de uma templo ea consagração de estátuas de Esculápio e Hígia provém e por doações de dinheiro que permitiu a organização de competições em homenagem ao médico-deus, chamado Asclépieia.Heráclito deu-se especial importância ao seu compromisso em benefício do culto local de Asclépio. Ele tinha tido o cuidado de passar uma dedicação ao médico-deus e sua filha, ele comemora a oferta do templo e estátuas, Financiamento Asclépieia, mas também o exercício do sacerdócio para a vida das duas divindades.O envolvimento de um médico no asclépiéen culto oficial não é incomum. Na Ásia Menor, por exemplo, um Mènodôros também tinha sido nomeado sacerdote de Asclépio, em pelo menos duas ocasiões, na cidade de Germa em Mísia. Na Ásia Menor, como no resto do mundo greco-romano, e não há participação ativa dos médicos do serviço de asclépiéen culto, particularmente perceptível durante os primeiros séculos do Império, o período mais bem documentados por fontes epigráficas. Às vezes, este investimento em prol de Asclépio foi além estritamente adoração. Ásia Menor em dois exemplos de oferta muito sugestiva, com os médicos na Jônia, na costa do Mar Egeu.


1 C. Nissen médicos Prosopografia na Ásia Menor durante a antiguidade clássica, os médicos Catálogo I., 2009 : publicação eletrônica no site da Biblioteca Interuniversitária de Medicina e Odontologia (bium), em Paris, a recolha de Asclepíades, o resumo e texto completo em PDF disponível em http://www.bium.univ-paris5.fr/histmed/asclepiades/nissen.htm.

Ilustrações:
estatueta de mármore de Asclépio, Roman Museum of Medicine, em Bruxelas.
escultura em mármore de Asclépio eo representante Hygeia lado a lado de Salónica, 5º século av. Museu de Arqueologia de Istambul.

O primeiro, embora natural de Esmirna, é conhecida a partir de uma base de estátua encontrada em Roma, datada do final do 2e s.AD. AD Este monumento é uma homenagem tripla controlado por um médico chamado Nicodemos, para comemorar o dom de uma estátua do filho Asclépio. A estátua foi concebida para um templo, provavelmente o do deus da cura que estava no Esquilino, perto das Termas de Trajano. Mas o médico original Ionian esclarece incomum sobre seus motivos: ele queria, por este ex-voto, mostrar a sua gratidão ao Deus que disse que ele tinha ajudado muitas vezes pelo seu conselho, para remover o doença. Embora ele menciona nem as condições nem a natureza dos conselhos dados pelo deus, Nicomedes não deixa dúvida sobre as circunstâncias em que ele havia recebido ajuda divina: é a prática da arte médica o alívio de Esculápio tinha sido de valor inestimável.

Relief Pirée médecin
Marble relevo votivo da Asklepieion Piraeus decorada com uma cena de incubação, a partir de 4ª século av. Museu de Arqueologia de Pireu

O compromisso dos médicos ao deus Esculápio, no exercício de sua arte também é mostrado através de uma série de inscrições escavados em Éfeso. Estes documentos registrar os nomes dos vencedores de várias competições organizadas eventos na cidade durante o reinado de Antonino Pio (138-161). Agora este é um único tipo de competição, uma vez que eles viram competir por dois dias, os médicos em quatro categorias de testes. Cheirourgia Intitulada Organa, sintagmática, problemático, que provavelmente correspondem a diferentes aspectos de sua art2. As duas primeiras categorias foram relacionadas provavelmente à cirurgia durante cheirourgia, os participantes terão que demonstrar sua habilidade cirúrgica, enquanto que as agências têm descrito o desenvolvimento de novos instrumentos cirúrgicos. A frase deverá abranger a descoberta e composição de novos produtos farmacêuticos. Quanto aos problemas, talvez eles tocaram em problemas de diagnóstico e tratamento, no qual os médicos tinham que provar suas habilidades.

Além da lista de médicos vitorioso, uma das inscrições preservou parte do nome de um dos seus colegas, [...] iNOS, que não tinham participado no concurso, mas que era então uma função oficial de um dos Agonothetai Asclépieiapela quarta vez. Esta pessoa era responsável por organizar festas locais em honra de Esculápio. Em Éfeso, no entanto, esta taxa foi de grande significado, pois foi a ocasião de Asclépieia que teve lugar a assistência médica. Neste contexto, Agonothetai também deve garantir o bom funcionamento das competições. Era importante que ele próprio habilidades médicas. A organização dos concursos médicos Éfeso diretamente relacionada partes de Asclépio é, portanto, mais um indício da estreita os laços que existiam entre eles eo deus da cura por excelência, considerado o garantidor da divina arte da medicina.

De fato, se alguns médicos, membros da família serralha, apelou os herdeiros de Asclépio pelo sangue, todos foram pelo art. É neste espírito que muitas delas têm investido no culto do médico-deus, mas eles são colocados, às vezes, sob a sua protecção na sua prática profissional. Temos mantido a par de uma dúzia de médicos Ásia Menor, cujo nome foi formada no deus. A escolha dos antropônimos Milkweed, ou Asclépiacos Asclepiodotus novamente demonstra um desejo claro por parte dos profissionais e suas famílias, colocando os médicos sob a égide do médico-deus3.

Cecilia Nissen
Fevereiro 2010

icone crayon

Cecilia Nissen é um pesquisador em história da arte e arqueologia da antiguidade clássica. Seus principais focos de pesquisa sobre a história da medicina grega, incluindo o estabelecimento de médicos prosopografia da Ásia Menor.


2 Cf.. V. Nutton, Museus e Escolas Médicas na Antiguidade Clássica, em História da Educação, 4, 1975, p. 6-7.
3 É aqui que uma abordagem inicial do problema para a Ásia Menor. O estudo da relação entre a Asclepius e médicos no território da Ásia Menor, deve ser perseguido. Além das inscrições, outras fontes documentais devem completar sua investigação, basta mencionar o impressionante conjunto de trabalhos literários, os 2e s. AD. DC, Galeno de Pérgamo, que menciona várias vezes o deus Esculápio.
Asie mineure

http://culture.ulg.ac.be

Nenhum comentário: