História reconhece duas grandes etapas na evolução do conhecimento médico da Idade Média ocidental: a medicina acadêmica que cresce nas universidades de 12º-13º séculos e medicina tradicionalmente associados com grandes abadias monástica de período carolíngio. O último é uma medicina praticada pelos monges para o benefício de suas comunidades, mas as populações vizinhas não são excluídos. O 11º-12º séculos, a descoberta do mundo latino, especialmente em Monte Cassino e Salerno, medicina greco-árabe é uma articulação entre essas duas fases. Médicinaire de um corpo médico de Jacques de Liège-Saint mostra a sobrevivência da medicina monástica no final da Idade Média, junto com a medicina acadêmica, e destaca os laços que unem a tradição médica acadêmica.
Sobre médicinaire Saint-Jacques de Liège
Escrito em um dialeto da língua francesa ", médicinaire Liege" é um manuscrito, em Darmstadt. Conhecida desde o final dos anos 19º século, foi editado por Jean haust em 1941. Haust focada em aspectos filológicos, mas pouca discussão sobre o seu conteúdo.
O médicinaire No entanto, é um documento complexo, que consiste em quatro principais tratados: a chave para os sonhos, uma lua - ou seja, uma série de previsões válidas para cada dia do mês lunar - um herbário, um Catálogo das plantas úteis para a composição de remédios e, finalmente, uma coleção de receitas ou réceptaire. Este último é rico com cerca de 170 receitas médicas, à base de plantas ou matéria animal (por exemplo animalibus medicinae). Também inclui um vinte encantos (do Lat.carmen).
Receita mostram uma medicina baseada principalmente sobre os sintomas e desprovida de qualquer sistema explicativo da ocorrência da doença. Os remédios não exigem que os produtos baratos e fáceis de obter, em jardins ou estradas. A sua aplicação é acessível a todos. Plantas são triturados e macerados, cozidos, etc. Para ser especialmente pomadas ou poções. A irracionalidade é outra peculiaridade a este medicamento. Colocados no mesmo plano que os rendimentos de drogas, os encantos são supostamente para tratar vários transtornos, como sangramento ou febre. Ele também usa durante o parto. Eles também são válidas para os animais. Muitas vezes, consistem de uma oração, fórmulas litúrgicas ou empréstimo da história sagrada, medicamento que dão um tom cristão. O médicinaire também contém algumas barbara nomina estático, desprovido de qualquer significado, pronunciá-los como tal. Estas características diferentes pode ajudar na compreensão deste tipo de medicamento para medicamento chamado interno "um" que os proprietários praticada desde os tempos antigos em seus campos, passando por médico.
Existem tratados anteriores equivalentes fontes potenciais para médicinaire Saint-Jacques, e textos paralelos como algumas de suas receitas, e incluídos em coleções de documentos contemporâneos Liege. Eles atestam que o conhecimento médico era bastante difundido na Idade Média. Com cinco legislativo equivalente escalonadas entre 13ª e 15ª séculos (dois em Paris, uma em Oxford, uma em Montpellier e em Cambrai), significava um teste para determinar se um paciente vai sobreviver ou não a doença é o caso mais eloqüente de uma ampla divulgação no espaço.
Os textos constituem a médicinaire vezes enraizados longe no tempo. A chave para os sonhos e voltar para a Antiguidade lunar do Oriente Médio. A sua introdução no Ocidente refere-se à 8ª e 9ª séculos. Quanto à receita, são os encantos e Medicinae animalibus ex que fornecem mais conexões com os tratados antigos, de origem antiga e da Alta Idade Média.
Este tipo de medicina, mas as ligações com a medicina aprendeu. Em 1974, Guy Beaujouan salientou inicialmente aprendeu muitas receitas medievais. A busca por Hélène Marganne Polytrichum-Marie sobre como estimular o cabelo mencionado no médicinaire, confirmou o fato. O corpo médico do Saint-Jacques também são abundantes evidências para uma ligação entre a medicina monástica do final da Idade Média e do médico a tempo acadêmico. Lamedicina irmão de Leonard († 1401), escrito em muitas referências Abbey aprendeu a medicina, em especial noCanon de Avicena.
Além de medicina geral, essa coleção de Saint-Jacques contém receitas ginecológico ou veterinários. A menos que você acha que eles só foram transcritas para o registro, sua presença sugere um público mais amplo do que apenas os monges professos. Pense-se na população do entorno, masculino e feminino, e seu gado. Sob certas condições, um costume estabelecido no final dos anos 13º século Saint-Jacques, também autoriza a prestação de assistência a estrangeiros na comunidade monástica. La familia da abadia é mencionado pelo nome.
Os monges velho remédio vai aparecer lá, die hard. No 18º século, Saint-Hubert ou Orval, assistência religiosa para os moradores. Essas práticas são, então, a caridade médica, para beneficiar os pobres. Este medicamento é o herdeiro da medicina interna. Na segunda metade do 19º século continua Littré dá a esta actividade médica a seguinte definição: "prática da medicina por aqueles que, não sabendo nada sobre a medicina, administração de medicamentos em casa ou pobres utilizando livros e formas. " Poderia ser mais explícito?
Genevieve Xhayet
Fevereiro 2010
Genevieve Xhayet é pesquisador do Centro de História da Ciência e Techniques.Ses principais focos de investigação sobre a relação da ciência e da medicina com a sociedade. Ela publicou Medicina e Adivinhação na beneditina medieval do mundo.
Genevieve Xhayet
Medicina e adivinhação do mundo beneditino medieval
Clássicos edições Ganier
Al. Conhecimento duas medieval, Paris, 2010
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