sábado, 20 de novembro de 2010

ESTADO DE SÍTIO PERMANENTE

ESTADO DE SÍTIO PERMANENTE

Reprodução
Soldados do Forte de Copacabana, comandados por Siqueira Campos, enfrentaram as forças governistas
O mineiro Artur Bernardes assumiu a Presidência aos 47 anos, durante grave crise política. Sua eleição foi posta em cheque, acusada de fraudulenta por setores descontentes da sociedade com os privilégios da política café-com-leite.

Pela primeira vez na República, forças estaduais de menor "porte" colocaram-se contra o poder de São Paulo e Minas Gerais e buscando envolver o Exército contra essa oligarquia.

Os quartéis enfrentaram grande descontentamento com a política oligárquica e com o tratamento dado ao Exército. Tenentes articulam com a oposição um conspiração contra o novo presidente.

Nome: Artur da Silva Bernardes
Natural de:
Minas Gerais
Gestão:
15.nov.1922 a 15.nov.1926
Foi deputado estadual, deputado federal, secretário de finanças e governador de Minas Gerais. Durante seu mandato no Rio de Janeiro, ocorreu o levante do Forte de Copacabana e a Semana de Arte Moderna.
A possibilidade de um enfrentamento armado contra o governo e as tropas legalistas dividiu o movimento oposicionista. O resultado final foi o combate pelas ruas do Rio, em 1922, quando 18 soldados do Forte de Copacabana, comandados por Siqueira Campos, enfrentaram sozinhos as forças governistas. O então presidente Epitácio Pessoa mandou prender o marechal Hermes da Fonseca, considerado o principal líder militar oposicionista.

O tenentismo voltou a se manifestar em julho de 1924, quando um novo levante foi deflagrado, desta vez na capital paulista, com repercussões em outros Estados. Os rebeldes assumiram o controle da cidade por três semanas, com o objetivo de depor Bernardes. Mas, sem condições de enfrentar as tropas legalistas, retiraram-se e dirigiram-se ao Paraná, onde se juntaram a revoltosos gaúchos e deram origem à Coluna Prestes, o exército guerrilheiro que durante dois anos percorreu o interior do Brasil em campanha contra o governo federal.

Por conta desses episódios, o governo de Bernardes foi marcado pela forte repressão movida contra os setores oposicionistas _fossem ou não ligados aos militares rebeldes_ e pela censura à imprensa.

Durante toda sua gestão, Artur Bernardes manteve o país sob estado de sítio, iniciou uma forte repressão contra os movimentos militares que eclodiam em vários pontos do país e passou a vigiar com rigor seus opositores por meio da censura à imprensa. A ameaça à supremacia do poder civil foi constante. O recém-fundado Partido Comunista Brasileiro, em fevereiro de 22, entrou na ilegalidade por determinação do presidente.
Folha de São Paulo

Nenhum comentário: