segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Rito de czares e dos sacramentos da Igreja nos séculos XVI e XVII (parte 1)

Rito de czares e dos sacramentos da Igreja nos séculos XVI e XVII

AutorOlivier Azam

termo e vnčanie (na carstvo) ("Coroação") é aquela que atinge geralmente designar durante o período compreendido entre a posse do filho-neto de Ivan III, Dimitrij, 4 fevereiro 1498, a coroação conjunta de Ivan Pedro I e Vr, 25 de junho de 1682, o religioso cerimônia solene durante o qual a Igreja Russa reconhece e afirma a legitimidade do soberano após a sua adesão, ou, excepcionalmente, o sucessor designado tempo de vida do soberano reinante[1]
[1] O último ocorreu só na indução da ...
resultado
.

2

O significado político de tal cerimônia é óbvio: enquanto a Igreja não pode coroar um soberano legítimo, dos czares, cujos direitos ao trono foram concessão questionável a sua atenção o mais culminante. Assim, algumas inovações como a introdução do uso do globo (DERŽAVA) datar com precisão a coroação de Boris Godunov, demonstrando a importância de cada detalhe da cerimônia está nos olhos do favorito Terrível idade.Além disso, dá a coroação do soberano tornou-se bogovCARRO NČANNYJ " ("czar coroado por Deus") tem um especial que só pode reforçar a sua legitimidade aos olhos do povo.

3

No entanto, não é a coroação do czar. É realmente um czar legítimo que o clero e os fiéis se reúnem para rezar o czar e já é soberana, mesmo antes de entrar na Catedral da Dormição, incluindo os olhos da Igreja, que tem visto em czar "designado" (NAREČENNYJ). O significado da coroação não é fundamentalmente política ou jurídica, mas é essencialmente religiosa: o significado político do evento é apenas uma consequência e não a razão de ser da instituição.

4

Durante a solenidade, a comunidade da igreja pedir a Deus que conceda a graça soberana (BLAGODAT ") necessários para realizar a missão que lhe foi confiada. Esta invocação da ajuda divina se manifesta em uma série de gestos bem "misterioso" em um sentido religioso, ou seja, os ritos que constituem o significante de um significado visível significado, mas inacessível para o conteúdo está claramente definido, em especial no texto da oração ou didascálias que acompanham essas ações e estão reflectidos nasORDINES (ČINY). Portanto, não é surpreendente que as cerimônias de coroação são plenamente integrado na celebração sacramental economia global dos sacramentos é de fato o cumprimento de uma série de rituais que significam e tornar visíveis as graças próprias cada um deles.

5

Nós, portanto, tentar identificar o significado especificamente religioso da coroação, estudando em detalhe as suas relações com a celebração dos sacramentos da Igreja. Eles estão por toda parte, especialmente a parte da cerimônia de coroação em si acontece durante a celebração do sacramento por excelência, o Sacrifício Eucarístico. A coroação dos czares deve ser considerado se apresentou como um sacramento? O que agora é na Igreja o status de soberano coroado e ungido: ele continua a ser uma simples verdade ou é, em certa medida, o clero associado?

6

Estas são duas questões que iremos tentar responder depois de recordar os principais passos do Antigo Testamento cerimônia e sobre a origem de um dos seus dois momentos, a coroação em si.

AS PRINCIPAIS ETAPAS DA CERIMÔNIA

7

O termo VNČANIE - bem como a expressão SVJAŠČENNOE KORONOVANIE("Coronation St"), que será oficialmente utilizado por mais - tem um caráter metonímico: ele significa, na prática todas as solenidades de nomeação que não peça. A coroação em si é apenas a momentos da cerimônia religiosa a ter lugar na Catedral da Dormição no Kremlin.

8

A cerimónia consiste em duas celebrações sucessivas: uma MOLEBEN em honra do Metropolita Pedro, o Healer (cujas relíquias são conservadas na Dormição) e da Theotokos, seguido imediatamente pela Divina Liturgia. No primeiro ato, o rei entregou o discurso no qual ele pede para ser coroada e receber a resposta do sacerdote oficiante (metropolitanas ou patriarca, em função do tempo ou das circunstâncias), depois vem o retorno da madeira "travamentos "[2]
[2] Afirma-se que esta cruz, que faz parte dos ornamentos ...
posteriormente
seguido pela imposição das mãos sobre a arbitragem do czar, que é acompanhada da imposição de ler uma grande oração e uma breve oração palavra emprestada por palavra, em Bizâncio, e depois da coroação " "adequada, na qual a REGALIA (CARSKIJ SAN) é apresentado ao czar: cada uma delas é o primeiro levado em mão pelos arcebispos e abades que transmitem aos bispos e arcebispos que chamar o Patriarca , então nessa cadeia, cada um crachá de volta todos os níveis da hierarquia, antes de ser entregue ao soberano. Este último recebe oEXCÊNTRICO (uma espécie de gorget do precioso tecido bordado a ouro, adornado com pedras preciosas e decorado com ícones) ea tampa coroa (SAPK), e instala oficiando a primeira vez no trono , ele então entregou o cetro, de Boris Godunov, o globo, o monarca é então instalado novamente no seu trono pelo sacerdote oficiante, "a coroação do" o estrito (sentidoPOSTAVLENIE ND STOL), portanto, ocorre em ambas as partes e que, após o segundo ranking ministros ordenados-bispo que (patriarca ou metropolitana, arcebispos e bispos) fazem uma homenagem inicial para o soberano. No final da MOLEBEN soou repetidamente proclamado MULTOS AD ANNOS (S MNOGIta), acompanhada da declaração solene do monarca titular, que depois recebeu os parabéns de autoridades civis e religiosas antes de ouvir o longa "advertência sobre coisas úteis (O POLEZNYH POUČENIE) apresentado pelo pontífice que preside a celebração. Durante todo o MOLEBEN, o soberano está ao seu lado na parte superior da plataforma chamada "Câmara do Tsar" (ČERTOG CARSKIJ) e dresséee para ele no meio da igreja.

...


9

após a MOLEBEN, o oficiante leva o czar a seu "lugar de sempre" (obyknovennoe Tsarskoe msto), localizado perto do portão sul, através da qual o monarca eo clero entrou na catedral, é onde que a vontade soberana assistir à Divina Liturgia, enquanto o sacerdote oficiante voltou ao palco e continua a ser central para o início do segundo ato, antes de se juntar outros celebrantes no santuário para a oração eucarística. No final da Divina Liturgia, quando o Metropolitano ou da Comunhão Patriarca, mandou o rei que vem antes dos portões sagrados ao longo do "caminho do Tsar" (COLOCAR CARSKIJ ") que ninguém mais tem o direito de contrair empréstimos, salvo o prelado oficiante. O último, em seguida, procede-se à coroação em si: a unção do crisma em várias partes do corpo que simboliza a sede da moral e força física. Em seguida, vem a comunhão do clero, que é imediatamente seguido pelo czar, que ocorre antes de os portões santo para Aleksj inclusive Mikhailovich (28 de setembro de 1645), em seguida, dentro do santuário ", de acordo com a Ordo Imperial (POLEGADAS CARSKOMU UNCC) de Fedor Aleksevič (16 de junho, 1676). O czar recebe e consome o pão abençoado (άνύδωрον), então ele recupera o seu lugar. Após a Divina Liturgia, é o intercâmbio com o oficiante o beijo da paz e convidar o clero para o banquete.

10

O então monarca deixou a Catedral até a porta do sul para visitar sucessivamente o colégio do Arcanjo (São Miguel), onde ele medita sobre o túmulo dos seus antepassados, sem deixar a sua coroa, depois a da Anunciação, a sua capela privada antes de se juntar os seus apartamentos. Essas faculdades são interligados por COLOCAR CARSKIJ " que não deixa o czar e toda vez que ele vai para uma igreja e chegou ao local (na saída da Dormição da faculdade de Arcanjo e Anunciação) é despejada sobre ele por três vezes as moedas de ouro e prata. Após a cerimônia, um banquete czar clero e do povo e abrange grande generosidade.

11

A cerimônia religiosa durante o qual o novo czar foi introduzido apenas se resume ao simples ato de coroação: ela tem outro importante ritual também é o sagrado crisma é dizer ou unção usando o crisma (MIROPOMAZANIE). Ambos os ritos são rapidamente visto como os dois momentos inseparáveis de uma mesma unidade, como evidenciado Kotošihin partir de meados do XVIIº século[3]
[3] M. , 2000, Capítulo I. ...
resultado
. Desde a coroação de Ivan IV, o Czar da Rússia é, portanto, dentro do círculo fechado de governantes que, como certa vez o imperador bizantino ou, no Ocidente, os reis de França ou Inglaterra, são ungidos com a maioria outros monarcas devem ser efectivamente contenta coroação.

ORIGINAL ANTIGO TESTAMENTO DA COROAÇÃO

12

O uso de palavrões é o original Velho Testamento, reis e encontrou a história do primeiro livro de sua instituição de Samuel[4]
[4] I Samuel VIII, 22/04 ...
resultado
. Esta referência bíblica sobre a origem da unção real está sempre presente nas orações que acompanham a coroação dos príncipes cristãos. NoORDO utilizados para a coroação dos czares, há apenas uma alusão a esta prática, mas é fundamental, pois situa-se no início da orações mais importantes em favor do soberano, que ocorre quando o celebrante impõe-lhe a mão: [5]
[5] Salvo disposição em contrário, é a coroação ordo ...
Na sequência


13

Na sua brevidade, o russo texto eslavo de origem bizantina vai direto ao ponto: ao contrário doORDO francês, é limitada a um único exemplo do rei do Antigo Testamento, o Ungido. Ao escolher o Rei Davi por excelência, em vez de Saul, que foi coroado o primeiro rei, no entanto, os autores da oração mostra que a preocupação é menos a justificação histórica da ação que o seu significado religioso. David é de fato uma ligação entre os dois Testamentos: o rei do betão Antiga Aliança, mas prenúncio do Messias, que, como ele a partir do tronco de Jessé, Davi é o protótipo de Cristo, e do czar, o príncipe Christian, por sua vez, deve imitar a Cristo, ele tem direito a "POMAZANNIK (BOŽIJ)" é a tradução literal do (χрιστός). David não é o único rei de Israel, que foi ungido, mas que, apesar de suas fraquezas humanas e seus crimes, que atraem a ira do povo, tem sido capaz de arrepender-se e, assim, permanecer fiel à missão que recebeu com a unção do mais ignorante dos cristãos ortodoxos russos XVIe-XVIIª séculos sabe que David é por excelência o rei, o rei dos salmos e este Rei intercessor modelo que é exemplar no dia soberana russa de sua coroação.

14

Pela sua própria forma, a evocação de Davi e Samuel, no início da oração de imposição das mãos também salienta a origem divina da realeza revelado no Antigo Testamento. Os dois livros de Samuel, realmente, que é o próprio Deus quem escolhe o rei expressando sua escolha para um profeta (como na vinda de Saul), ou expressar sua vontade através da boca de seus pessoas[6]
[6] II Samuel V 3. ...
resultado
. A escolha da estrutura sintática utilizados na oração doORDO russo para expressar relações entre actantes diferentes de declaração (Deus, Samuel, David) reflecte esta concepção de uma eleição divina do soberano como o celebrante faz mostram que realizando o ato de ungir: o sujeito no nominativo é Deus (ele mesmoIZE IZBRAV ...) e do profeta é que, através do instrumento (PROROKOM SAMOILOM) e não do agente[ 7]
[7] Em eslava russa, foi escrito quando o Cin ...
resultado
. Certamente, a ordo russo faz aqui é traduzir as diferenças expressas pelo texto grego emprega bem (διά) e não (ύπό), mas os tradutores tenham entendido completamente as nuances e os editores de computadores mais tarde irá garantir que ainda visível[8]
[8] Na literatura russa moderna, o agente adicional é ...
resultado
. Assim como o profeta do Antigo Testamento, o prelado Arbitragem de Moscou NÃO O CZAR ungiu: o sentido original ea justificação da cerimônia é, portanto, especificamente religiosa.

RITO E SACRAMENTOS

15

Foi após o Concílio de Florença que a Igreja latino-elaborar a lista final dos sacramentos. Ele define sete e, depois dele, a Igreja do Oriente retoma esta lista.Quando são elaborados činy Igreja Ortodoxa Russa, assim, reconhece três sacramentos da iniciação, que são, a confirmação do batismo ou crisma e comunhão, dois sacramentos que direciona a vida cristã e dar força para o crente atingir seu objetivo: o matrimônio ea ordem, e, finalmente, os dois sacramentos de cura, a unção do) doente (eleosvjaščenie para a cura do corpo e da confissão (ou penitência) para a da alma. A coroação ordines russo evocar os sete sacramentos, directa ou indirectamente e em graus variáveis.

A coroação e os Sacramentos da cura

16

O sacramento da PENITÊNCIA não é diretamente mencionado na QUINTA russo, nem no rito bizantino, mas na verdade um e outro, dá uma medida do soberano, o que significa que ele recebeu o sacramento da reconciliação O soberano deve realmente se comunicar. Na Rússia, o chamado Patriarca Metropolitana ou do Czar depois que ele lhe deu a unção:


17

A condição expressa, "se você é digno," é na verdade equivale a perguntar o czar se confessou.

18

As alusões A UNÇÃO DOS ENFERMOS, no entanto, são muito mais perceptíveis no ritual da coroação. Voltar aos tempos apostólicos (Jacques V, 4-15), o sacramento dos enfermos é ajudar os cristãos a recuperar a saúde da mente e do corpo. Como sacramento, a coroação do czar inclui uma série de cruzamentos, mas as partes do corpo em que eles são usados são ligeiramente diferentes: para além da única unção na fronte, junções de duas vezes no peito e nas mãos comuns a ambas as cerimónias, o sacramento da unção dos enfermos inclui as bochechas, que não são mencionados na ČINY coroação.Além disso, o simbolismo numérico é diferente: no sacramento dos enfermos, é baseado no número sete (7 unções, 7 sacerdotes, leitura de passagens da Escritura 7), o nome comum do próprio sacramento (SOBOROVANIE) evoca sete concílios ecumênicos. No entanto, o simbolismo da coroação, ela é construída sobre o número 3. Finalmente, a pomada usada para a unção é diferente: uma mistura de azeite e vinho, simbolizando o sangue de Cristo no sacramento dos enfermos e do Crisma, ou myron (MIRO), para a coroação do czar. No entanto, apesar dessas diferenças, o significado dos gestos unção permanece próximo: para fortalecer aqueles que o recebem e é a razão de ser do sacramento dos enfermos, mas também é um dos leitmotiv da oração de consagração:


revue cahiers du monde russe

Nenhum comentário: