sábado, 10 de outubro de 2009

A transmissão do conhecimento na antiga Mesopotâmia



Philippe Curar Negrito
Professor da Universidade Livre de Bruxelas.



Como um lembrete simples e estabelecer um tanto quadro cronológico em que nos movemos, lembro-me que a escrita cuneiforme foi inventada por volta de 3200 aC no sul da Mesopotâmia, provavelmente na cidade de Uruk1. Esta escrita foi utilizada, com variações, em todo o antigo Oriente Próximo e vai notar muitas línguas que pertencem a famílias de línguas variadas, principalmente sumério e acadiano, mas também o hitita, hurrita o Urartian, Elamite, etc.

Os últimos textos cuneiformes são, por sua vez, datada do início de nossa era, e, de acordo com pesquisas recentes, a escritura deixar de ser empregado com o fechamento dos templos da Babilônia, Sasanian início do Império; I retornar mais tarde.

Originalmente inventado quase certamente necessidades mais complexas da administração central, a do "império" Nome de Uruk2A escrita em breve será aplicado a áreas menos profano. Os registros mais antigos3, Contemporânea, com a invenção em si, em vigor imediatamente conter textos cujo valor não pode ser intelectual. Estes sinais são listas de classificados de acordo com princípios diferentes: listas de nomes de profissões, listas de nomes de vasos, animais, deuses4Etc.

Tem sido frequentemente classificados estas listas no estilo de livros didáticos, imaginando que eles eram utilizados para a aprendizagem dos escribas. Talvez isso seja verdade, mas a qualidade do seu canal e do número de cópias existentes mostram que estavam também a ter outra função, mais sofisticado. Sumério Estas listas eram então copiados e continuamente enriquecido, desde traduções de acadiano, recompilado e reclassificados de acordo com outras chaves, até o desaparecimento da escrita cuneiforme. Eles testemunham a actividade intelectual dos estudiosos da época e representa uma tentativa de organizar o cosmos com base na lista exaustiva de seus componentes, reais ou míticos5.

Esta é uma característica do espírito da Mesopotâmia, muitas vezes descrita como pré-filosófico, ao invés de expor uma teoria ou um conceito através do método de enumeração. Por exemplo, posso citar um texto famoso matemático datado XVIIIe século, que contém uma série de questões em torno de resolver a equação quadrática. Ao invés de nos dar a fórmula de resolução (também muito perto da nossa), o texto apresenta-nos com uma pontuação de problemas e as fases das suas soluções. A solução está em todos os casos a mesma: 30, que mostra que não se trata de problemas reais relacionados com a prática de qualquer cálculo, mas a apresentação de um método6.


Todas estas listas reunir hoje mais de quinze grandes volumes7 e eles estão longe de terem sido devidamente publicada. Eles abrangem todos os aspectos da vida intelectual da Mesopotâmia: listas de sinais cuneiformes com seus valores, seus nomes, etc, a lista dos itens da vida de cada dia, uma verdadeira enciclopédia classificadas por temas, as listas de formas sumério e morfológicas nomes acadiano, em suma, uma gramática listas de observações astronômicas, listas ou outros presságios astrológicos; listas de divindades, organizadas por famílias e durante divina retroactivos listas de palavras classificadas por raízes acadiano e trouxe em sumério; comentários esotéricos deuses, cidades, templos, etc.

Em suma, todo o know-sumério babilônico foi, assim, enviou mais de três mil anos, o uso da escrita cuneiforme. Esta literatura abundante pode ser extinto com o desaparecimento da ferramenta que foi indissociáveis.

Observe que isso é literatura lexicográfica desde os primórdios da escrita. Ela nasceu com ela e morre com ele. Os estudiosos da Mesopotâmia conheceu e chamou a glória. Totalmente voltada para o passado, que se vangloriou de ter conhecimento8 eles tinham "antes do Dilúvio", diretamente dos deuses e enviados por eles para o herói da cultura principal Adapa.


Este personagem tem sido descrita em grego por Berosus9 (um sacerdote de Bel no IVe século aC. AD) como um meio-homem, metade peixe, fora do Golfo Pérsico para levar a civilização na Mesopotâmia. No texto só fala nativa sobre isso, mas sabemos que o traje em forma de peixe era apanágio dos sacerdotes exorcistas dedicado ao deus Ea, o deus da sabedoria e conhecimento. Um mito de Adapa10 No entanto, explica como este conhecimento pode ser transmitida aos seres humanos. Inicialmente, o deus Ea residia em seu palácio e tomou conta de todo o trabalho doméstico. Sua cidade está localizado junto ao Golfo Pérsico a cada dia, ele levou seu barco e foi pescar. Ele criou um homem, Adapa, que guardavam o palácio durante a sua ausência e durante o sono. Mas um dia, durante o sono Ea, Adapa levou o barco e foi pescar. Infelizmente, ele não sabia o manuseio do barco e que se deslocava no meio do oceano. No mar, a primeira foi calma, mas agora se levanta de repente o vento sul. Ele virou o barco e Adapa é encontrado na água.

O Vento Sul não é qualquer um. O vento é o sul do deserto quente e seco do Iraque, é ele quem traz as tempestades de poeira que cortar as culturas. É um poderoso demônio, Pazuzu famosos. Demônio tão poderoso que poderia fazer amuletos para se protegerem contra ... demônios. Ao combinar Pazuzu, começamos alguma forma imune a todos os seus congêneres menos terrível do que ele.

Adapa está furioso por ter sido jogado na água e amaldiçoou o Vento Sul, quebrando as asas. Imediatamente o mundo está chocado. No céu, o rei dos deuses, Anu, pergunta: "Quem quebrou as asas do Vento Sul?" E ele respondeu que Adapa é um funcionário da EA. A ordem é dada imediatamente procurar o culpado.

Então Ea, que em sua grande sabedoria tenha compreendido todas as implicações da situação, dará suas instruções para Adapa. Suas instruções são detalhadas e Adapa seguirá à risca.

Começa-se por um revestimento de vestido de luto, em seguida, partiu para o palácio celeste. Chegou à porta do céu, ele recebeu as duas divindades que guardam a entrada: Dumuzi e Ningizzida. Eles perguntaram-lhe: "Por que vocês estão de luto?" E a resposta de Adapa, de acordo com as instruções: "Eu lamento duas divindades que estão mortas e Dumuzi Ningizzida!" Então, os guardas de uma gargalhada e Deixe-nos a promessa de falar em seu favor.

Chegou na presença do rei dos deuses, Anu, Adapa foi chamado para explicar por que ele quebrou as asas do vento sul. Ele explica como ele tomou emprestado o barco de seu mestre e virado pelo vento. É sob o efeito da raiva ele amaldiçoou o vento sul. Os deuses então acalmar e perdoar-lhe.

Mas um problema permanece: Adapa subiu ao céu, assim que viu os segredos do céu e da terra. Ele agora tem um conhecimento que não se destina a homens. O que fazer? Já no mito do dilúvio, os deuses foram encontrados em um dilema semelhante com Uta-Napištim, o Noé babilônico. Para resolver o problema, os deuses lhe deram a imortalidade e ordenou-lhe que vivem à beira do mundo.

Anu, assim, resolver o problema da mesma maneira: como Adapa viu o que os mortais não podem vê-lo servir a comida e água espíritos, a fim de tornar-se imortal, torna-se um deus das sortes. E, especialmente, ela pode trazer à Terra o conhecimento que ele adquiriu ... Mas Adapa, seguindo fielmente as instruções de seu mestre Ea recusa Life. Vendo isto, Anu ri. É uma vez mais um truque do deus Ea. Adapa, impedindo de se tornar imortal, Ea garantiu que vai retornar à Terra carregando um conhecimento divino. Ea e, assim, estabelecer uma longa tradição de sacerdotes e estudiosos que vai passar este conhecimento. É entre eles que vai encontrar todos os grandes sábios, sacerdotes e exorcistas, todos os conselheiros principais real, começando com os Sete Sábios, companheiros dos reis mais antigos.


Neste texto, o caráter do deus Ea brilha assim, fiel a tudo que sabemos sobre ele por outros mitos. Promethean é um Deus: ele age por esperteza para contornar as decisões dos grandes deuses, quando eles são perigosos para os seres humanos, ou quando os deuses querem mantê-los de que ele, Ea, disse que pretende ser. Este é o caso durante o dilúvio, especialmente quando ele revela as intenções divinas para destruir a humanidade, impedindo Uta-Napištim e mostrando-lhe como construir uma arca11.

Ele é o patrono dos médicos, astrólogos e exorcistas, em suma, todos os detentores do conhecimento mais oculto, mais secretos. Ele também preside o destino daqueles a quem chamamos os escribas ", na realidade, os grandes intelectuais e acadêmicos do tempo (ummānu), Que havia dominado todos os segredos da escrita e poderia jogar como os grandes rabinos de judeus desempenharam na Torah Talmud12. Estes jogos não são obviamente livres. As regras da exegese rabínica, como a interpretação da Babilônia pode encontrar por trás das palavras e símbolos escritos ocultos significado da mensagem divina. Eles iluminam o texto para revelar todas as facetas. Quando exegese é místico, como na Cabala, as interpretações permitidos pelo texto dá ao aluno como se aproximar de Deus e contemplar a Divindade13.


Nós encontramos a mesma abordagem nos textos da Mesopotâmia. Muitos comprimidos contendo diversas obras, mas na maioria das vezes comentários ou seita esotérica, ter um colofão proibindo o seu acesso para os não iniciados (aqueles que não sabem) e que exigem um "insider" (quem sabe) para cuide-se14.


Esse conhecimento foi certamente a prerrogativa de um grupo relativamente pequeno de acadêmicos. Cartas ao neo-assírios retratam o notável trabalho destes cientistas e seu modo de vida e pensamento. Eles são organizados em cinco "domínios"15:

ṭupšarrūtu arte de escrever e astrologia

bārūtu adivinhação (principalmente hepatoscopy)

āšipūtu exorcismo e magia

asūtu Medicina

kalūtu cânticos e lamentações


Aqueles que pertencem a essas cinco regiões são os sábios, os filósofos, por excelência, o modelo é Adapa. Um texto administrativa16 datados de cerca de 650 listas de nome 7 astrólogos, 9 exorcistas, adivinhos 5, 9 médicos, 6 lamentações 3 presságios, 3 egípcio cientistas (ḫtemrṭibi) e 3 escribas egípcios. É provável que lá para toda a equipe acadêmica do palácio de Nínive, nesse momento, pelo menos, os seus membros mais importantes. Na cabeça de cada uma das cinco disciplinas é um líder (um Grande, Rabu, cf. O rabino termo), mas a principal foi sem dúvida a rab vocêPsarra ou UMMAN rab "The Grand Scribe" ou "Grande Sábio", que é chamado deummānu King. Ele sentou-se no interior do gabinete do rei, juntamente com o soberano e 7 grandes ministros, um total de 9 pessoas, incluindo dependia o destino do império assírio17. O gabinete interno foi realizada no mesmo modelo que a reunião dos grandes deuses, o rei jogando no mundo material, o papel do capitão do panteão. Cada ministro também tinha sua contraparte divina, seu modelo celestial. Grand Acadêmico foi, naturalmente, a Ea Deus na terra.


Este homem, com sua equipe de cientistas subordinado a ele, foi o responsável pela saúde física e moral do Imperador. Ele foi encarregado de examinar o universo em busca de portadores de mensagens divinas de presságios, mas também e acima de tudo, fazer a resposta adequada. Todos presságio tem nele a solução. Como escrito por Balas, Grand Acadêmico Príncipe18O rei: "Houve um terremoto. Um mau sinal. Devemos realizar o ritual contra terremotos e seus deuses, vai facilitar o mau presságio: "Ea fez, pode desfazer Ea '. Quem causou o terramoto foi também criado o ritual que pode resistir a eles. " The Grand Ummānu era de algum modo o detentor ou o conselheiro espiritual do rei.

Todos esses grandes estudiosos, mesmo se eles não têm assento no conselho de pequeno porte, tem o privilégio de se comunicar diretamente com o rei. Foi certamente não ignora esses assuntos. Ele tinha sido o ensinoummānu quando era príncipe herdeiro e continuou a ser aconselhado pelo acadêmico Grande. Isto é especialmente verdade como um rei Assurbanipal, que se gabava na sua inscrição:

Marduk, o mais sábio dos deuses, ofereceu um presente de um grande intelecto e inteligência geral.

Nabu, escriba universal, como esta me deu o conhecimento da sabedoria.

Ninurta e Nergal meu corpo dotado de poder, virilidade e força sem igual.

Eu aprendi a arte do sábio Adapa: os segredos escondidos, a completa ciência da escrita

Eu sou capaz de discernir os sinais dos céus e da terra, eu sou capaz de deliberar em assembléia dos estudantes,

Eu sou capaz de analisar "Se o fígado é a imagem do céu" com investigadores experientes. [15]

Eu resolvo a multiplicação mesma recíproca e complexa, que não fornecer a solução.

Como eu li o ideal literário que é obscuro sumério e acadiano difícil esclarecer

Sakku provavelmente significa "escuro" cf. CAD S, 78; kakku Sakku poderia ser (...)
Eu sou capaz de analisar as estelas de pedra antes do dilúvio, que são uma mistura de kakku Sakku19.

Aqui é um parceiro com o bem escolhido eu fiz todos os dias:

Eu posso saltar em qualquer parte do puro-sangue, eu sou capaz de montar cavalos espirituoso, [20]

Eu sei que lança a brandir, eu vou atirar setas, simbolizando marciais

Eu varinha vibrando Spears como setas simples.

Eu posso tomar as rédeas do carro como um verdadeiro motorista, eu virar as rodas,

I wield escudos pesados e leves como um mestre armeiro

Estou ciente do grande conhecimento do conjunto de todos os estudiosos [25].

Veja a lista dos membros do círculo durante o reinado de Sargonids no SAA X (...)
Os cientistas em geral reivindicar uma linhagem famosa. Eles se chamam os descendentes de grandes homens de 2e Milênio e, principalmente, Sin-leqe-unnīnī, que é creditado com a escrita da versão final da Epopéia de Gilgamesh. Assim, a linha atinge Gabbu eras-Ilan, Grand Acadêmico de AššurnasṣII Irpal a IXe século, depois Nabu-zuqup-Kena, oummānu Sargão II e Senaqueribe em torno de 70020. Muitas vezes, a transmissão é de pai para filho. Em outros casos, deve-se a adopção ou a filiação "intelectual" do que real.

Aba-Enlil-Dari, provavelmente, um outro nome de Istar-Sumu-eres?
A tradição desses grandes estudiosos associados com o soberano continuou até o período helenístico. Eles eram considerados rivais dos Sete Sábios cuja lenda desejavam ter aconselhado os reis antediluvianos. Mais tarde, sua memória ainda está em aramaico lendas como um deles, o Grand Ummānu Assurbanipal21, Vai sobreviver com o seu nome aramaico Aḥiqar em versões eslava e armênio, na era cristã:

No tempo do Rei Ayalu, foi U'an apkallu,

No tempo do Rei Alalgar, foi U'anduga apkallu,

No tempo do Rei Ammelu'anna, foi Enmeduga apkallu,

No tempo do Rei Ammegalanna, foi Enmegalamma apkallu,

No tempo do Rei Enme'ušumugalanna, foi Enmebulugga apkallu,

No tempo do Rei Dumuzi o Pastor, foi Anenlilda apkallu,

No tempo do Rei Enmeduranki, foi Utu'abzu apkallu.



[Após o Dilúvio], durante o reinado de goiy (r kar), foi Nungalpiriggal apkallu,

[qu'Ištar que] enviado do céu no Eanna. A lira de bronze

[... Que] é de lápis-lazúli, o trabalho Ninagal,

[ele. Em ...] ficar ..., a lira foi colocada antes de Anu.


--------------------------------------------------------------------------------

--------------------

No tempo do Rei Gilgamesh, Sin-leqe-Unnīni foi ummānu,

No tempo do Rei Ibbi-Sin, ele Kabtu-Marduk foi ummānu,

No tempo do Rei ISBI-Erra, sidu aka Enlil-ibni foi ummānu,

No tempo do Rei Abi-UDEḫSu-Gula-Gula e Taqīš foram ummānu,

Na época do rei ... Esagil-kini-APLA foi ummānu,

No tempo do Rei Adad-apal, Esagil-kini-Ubba foi ummānu,

Na época do rei Nabucodonosor, Esagil-kini-Ubba foi ummānu,

No tempo do Rei Esarhaddon, Aba-Enlil-dari foi ummānu,

um que Ahlaméens (sírios) Uma chamadaḥiqar,

[Alias?] Niqaqurušū.

[Prateleira] bēlšunu-Anu, filho de Nidittu-Anu, descendente de Sin unnīni-leqe,

[padre Kalu] Anu e Antum, os cidadãos de Uruk. (Escrita), com suas próprias mãos.

[Uru] k, 10 meses Ayyāru ano o 147. Antíoco era rei.

Aquele que reverencia Anu não vai limpar a prateleira ().


Se seguirmos as teorias da Assírio finlandês Simo Parpola, o gabinete interno, encabeçada pelo rei e do Grande UmmānuRepresentada no mundo material, a reunião dos grandes deuses, liderada deuses Anu e Ea22. Elas eram simbolizadas no palácio assírio pela Árvore da Vida, como um regime que é encontrada na Cabala com a Árvore de Sefirot23. Essa construção está organizado em três tríades sobrepostas, cada ponto é ocupada por um deus (ou, em versão humana, por um ministro). Estes nove deuses simbolizam os nove emanações de Deus assegura a própria divindade imanente e transcendente, representado como o sol alado, o que é dito ser "rei de todos os deuses, criador de si mesmo (autógeno ), o pai dos deuses, aquele que é exaltado no abismo, o Rei do céu e da terra, senhor de todos os deuses, que liderou o Igigi e Anunnaki, fabricante da abóbada do céu e da Fundação Terra, criador do universo, que fica na constelação pura, o primeiro dos deuses, que decretou o destino "24. Na base da árvore é o Rei Divino, a ligação cósmica entre o divino eo mundo material. No centro da árvore, posição privilegiada por excelência, é a deusa Ishtar, simbolizada no Real Gabinete do Eunuco Grande.

Neste contexto, Ishtar é realmente um dos valores essenciais e fundamentais do panteão assírio. É tanto filha, irmã e mãe de oito grandes deuses. Ela também é mulher, mãe e filha do deus transcendente, Ashur-se. Faz um pouco confiante e Deus Filho, Nabu, Trinidad assírio.

Ela expressou principalmente por meio dos profetas. Assim, um oráculo dirigido ao rei Esarhaddon lê25:

"Não se preocupe, Esarhaddon!
I'm Beautiful (o Senhor). Ao falar para você, eu presto atenção nas vigas do seu coração. Quando sua mãe lhe deu o nascimento, 60 deuses principais esteve ao meu lado para protegê-lo. O pecado era a sua direita, Samas a sua esquerda. 60 principais deuses estavam ao seu redor para o seu vestuário.
Não ponha sua confiança no homem. Olhe para cima, olhe para mim.
Eu sou Ishtar de Arbela. Ashur me reconciliar com você. Quando você era pequeno, tenho tido comigo. Nunca temer, reverenciar-me!
Onde está o inimigo que te atacou antes que interveio. O futuro vai ser como no passado. Estou NabuPena do mestre. Revere-me! "


Vemos neste notável contato Istar King, sucessivamente, tomando a forma de Bel (ou seja, Marduk ou Assur), ISTAR e Nabu: você pode ver o protótipo do Pai, Filho e Espírito Santo, na tradição cristã. ISTAR é o centro da religião assíria, como ela se senta no centro da Árvore Sagrada assírio, protótipo Sefira que cabalistas nomear Tifereth"Beleza". É hermafrodita e uma barba ", como o segurado, ela usa uma barba e está vestido com uma aura brilhante"26.

Ainda de acordo com Parpola, foi a figura central de adoração e de iniciação mística que pode ser chamado de Mistérios de Istar. Iniciados do culto, assim como seus rivais os cultos depois de Átis ea Síria Dea, buscando alcançar a união mística com Deus (pela Assíria) através dele, praticando todos os tipos de rituais de purificação e mortificação até a emasculação voluntária. Daí o papel importante desempenhado pelos eunucos na corte dos reis da Assíria.


Neste quadro, que deve ser mais refinada e confirmada em parte, a transmissão do conhecimento, obviamente, tem um papel central27. Enquanto o cânone da literatura, mas também as grandes obras literárias como a Epopéia de Gilgamesh28 ou a descida de Ishtar ao Mundo Inferior, são parte dos mistérios da Assíria. Compreendemos melhor a motivação dos estudiosos extraordinária para copiar e reproduzir o texto que eles estavam profundamente sagrado porque eles contêm a apresentação do caminho para a divindade.


Este é provavelmente especialmente verdadeiro da Descida de Istar29, Que se articula com o mito do cristão gnóstico Exegese da Alma sugere que ele foi a descida da Deusa, o protótipo da Alma Cósmica ou Sophia, em todo o mundo material eo seu renascimento seguido Reunião com o seu pai, o Criador. Entrando no mundo material, traz com ele Istar Conhecimento. O mito é, certamente, relacionada com a continuidade e renovação do poder real, a ligação definitiva entre os mundos humano e divino. Quando a deusa do submundo de volta, imagine o mundo material, o texto diz que ela voltar com as insígnias de poder, que assim se transcendeu e unida com Deus, renovada indefinidamente.

Resta provar que todos esses links são falsos, aparentemente com as religiões e pós filosofias-império assírio são reais e não produto da imaginação de alguns. Mas as coincidências demais permitir um vislumbre de tradição como Mesopotâmia foi perpetuado no mundo helênico, então concepções judaica, cristã ou gnóstica.


Quando o Império Assírio entrou em colapso em 612, sob os golpes dos medos e dos aliados babilônios, os assírios vieram juntos por um tempo no norte da Mesopotâmia, em HArran, esperando a intervenção egípcio veio tarde demais. Todavia, Hmanteve-se organizar um grande centro intelectual depois. Nabonido, o último rei da dinastia Neo-babilônico começou a grande obra. Mais tarde, os filósofos pagãos dos primeiros séculos de nossa era, havia peregrinos. Até mesmo o imperador Juliano veio visitar um neo-platónico sabido que desapareceu em Xe século30. O neo-filósofos como Platão Damáscio no VIe século, ainda estavam passando por algumas obras extremamente grande da Mesopotâmia, como o Mito da Criação31.


Até cerca de 250 dC, foi perpetuado na Babilônia o uso da escrita cuneiforme. As tentativas, nesse momento, observou em grego língua suméria e acadiana, como evidenciado por uma série de prateleiras32. Provavelmente quando o Sassânida definitivamente fechado os templos da Babilônia, que foi finalmente extinto a tradição indígena, como aconteceu mais tarde, no Egito.

Deixar de escrever em cuneiforme, perdendo o vínculo direto com as fontes, os proponentes desta filosofia antiga ainda mantido o seu ensino no mundo do Médio Oriente e Mediterrâneo durante vários séculos, mas antes da ascensão do cristianismo, as doutrinas pagãs lenta mas seguramente diminuído. Elas ainda são detectáveis nos escritos da Cabala, cujos textos aparecem pela primeira vez precisamente XIIe século. Através do prisma muito diferente da Cabala, os desenhos assírios, sempre revisto, ampliado e complementado, são reinterpretados talvez venha até nós.

Notas1 Veja Talon Van Lerberghe 1997; J.-J. Glassner, Escrita na Suméria 2000.

2 Cf.entre outros, Lebeau 1990.

3 Green-1987 Nissen, Nissen, Englund 1993, Englund, Gregory 1991.

4 Litke 1998.

5 Talon 1998.

6 Talon 1992.

7 MSL 1937.

8 Cf.Declaração de Assurbanipal citados abaixo.

9 Veja Burstein 1978.

10 Picchioni edição em 1981, Talon 1990; Izre'el 2001.

11 Veja tradução do episódio de Tournay no Flood-Shaffer, 1994; Bottero 1992.

12 Cf. Cavigneaux 1987; Liebermann 1987.

13 Gruenwald 1997.

14 Borger 1971, Beaulieu 1992.

15 PAC X, XIII, XV; Parpola 1993a.

16 PAC VII, No. 1.

17 Parpola 1995.

18 PAC X, No. 56.

19 Sakku provavelmente significa "escuro" cf. CAD S, 78; kakku Sakku poderia ser uma coleção ou exorcismo médico ou um objeto em uma forma específica utilizada no ritual, cf. Parpola 1993b, p. 22.

20 Veja a lista dos membros do círculo durante o reinado de Sargonids no SAA X, p. xxvi.

21 Aba-Enlil-Dari, provavelmente, um outro nome de Istar-Sumu-eres?

22 Cf.Parpola 1995.

23 Parpola 1993b; Parpola 2000.

24 AAS XII n º 86, linhas 7-11.

25 AAS IX, No. 1, col. 16' II-40 '. Cf. SAAS também VII.

26 PAC III, n º 7, linha 6.

27 Cf. Talon (no prelo).

28 Cf. Parpola 1998.

29 Talon 1988.

30 Cf. Chuvins 1991; Tardieu 1990, Green 1992.

31 Cf. Talon (no prelo).

32 Veja Geller 1997.

civilisations

Nenhum comentário: