quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Congo - Uma discussão introdutória sobre a juventude e da guerra


Luca Jourdan

Uma discussão introdutória sobre a juventude e da guerra
De janeiro de 2001, que viveu há cerca de dezenove meses no Congo, como parte de minha pesquisa de doutorado em antropologia cultural. Depois de uma primeira estada na província do Equador, eu fui ao Kivu do Norte, especificamente no território de Beni e Lubero, uma região mais conhecido como o Extremo Norte. O objetivo geral de minha pesquisa foi analisar, em primeiro lugar, os fatores levou muitos jovens a se alistar no exército e milícias diferentes, por outro lado, as conseqüências da violência na organização social.

No Congo, os jovens são forçados a definir sua identidade em um volátil e incerto. A colheita foi esvaziado de sentido (De Boeck 1998: 161), enquanto a modernização económica e social foi resolvido por uma falha dramática. As novas gerações têm acumulado por trás de uma pilha de escombros enquanto cultural, hoje em dia simbólico flui na sua totalidade, alimentando um desejo de modernidade que ilusórios e frustrante. A violência tornou-se uma modalidade de mainstream para assertividade (Jewsiewicki 1998) e os protagonistas dessa violência são principalmente jovens e crianças. Do mesmo modo, o prolongamento da guerra e da crise provocou uma desorientação profunda e uma falha generalizada para atribuir significado aos eventos. Neste contexto, o recurso à violência é também uma tentativa de ordenar o caos, um esforço paradoxal para redefinir um presente incontrolável e incompreensível (Jourdan, 2004).

No leste do Congo, a inscrição geralmente é um ato voluntário. Kivu Norte é caracterizada pela presença de um grande número de jovens que fazer mais para integrar-se na virada do sistema econômico local, mais nos últimos anos pela guerra. A sua exclusão é o resultado da dinâmica histórica específica relacionada principalmente com a erosão do sistema tradicional de distribuição de terras (Van Acker e Vlassenroot 2000). Em um contexto semelhante, o recrutamento é uma alternativa concreta à marginalização enquanto a violência é uma rara oportunidade para a mobilidade social. Além disso, o soldado, através de saques, também é capaz de participar neste Economia de bens desejado (Mbembe 2002: 271) - rádio, telefones celulares, roupas, etc. - Quem são os fetiches da modernidade.

Engajar-se em uma milícia - uma experiência que muitas vezes as pessoas jovens que abandonam, em seguida, repetido incessantemente - é uma busca incansável de um espaço social em que se localizar. Na situação de colapso económico e social do Congo, os jovens que procuram um lugar situado na violência de modelos alternativos de identidade ea possibilidade de impor a sua própria subjetividade. O lutador se tornou um modelo poderoso no imaginário da juventude, uma figura capaz de impor sua própria lei e ao mesmo tempo, o acesso à modernidade que se reflecte as metáforas do corpo: o rosto duro, óculos de sol, posturas e gestos que lembram filmes de ação, roupas militares moda (Jourdan, 2004). No entanto, a incapacidade de estar fora da zona de guerra transformou esses indivíduos jovens desonesto em que a sociedade, altamente estruturado, não é capaz de conter.

Nos bastidores de uma pesquisa 5Os pensamentos que eu só destacadas representam um exemplo das questões que discutimos durante a minha pesquisa de campo que levou a escrever uma tese. Na leitura de um texto no qual o autor apresenta os resultados de sua pesquisa, o leitor tem às vezes a impressão de estar no final de um percurso linear, enquanto um termo de pesquisa é muitas vezes tortuoso e contraditório coincidência .

Obviamente, o Congo, hoje é um terreno extremamente difícil, ea lista dos obstáculos superados pelo pesquisador, uma vez que é longo e constantemente aberto para todas as eventualidades. No resto do presente artigo, por favor, vá olhar para a história da minha pesquisa é talvez um exemplo significativo de dificuldades práticas, metodológicas e até mesmo psicológicas experiências que um pesquisador no campo. Seria impossível parar todas as armadilhas e contingências que foram encontrados muitos que tenham feito a minha experiência de investigação emocionante e difícil. Assim, os investigadores devem, na minha opinião, fazer uma permanência duradoura importante vantagem de mergulhar em uma realidade tão exótica. No entanto, apesar das dificuldades que enfrentam, o Congo continua a fascinar um grande número de investigadores, ele continua a ser um país onde é possível realizar pesquisa etnográfica. Além disso, como estudante congolês continuam a repetir-me: "No Congo, tudo é possível!".

Desembarque no Congo
Eu fui pela primeira vez no Congo em uma cidade do Equador localizada a cerca de 120 km a sudoeste da capital Bangui Central Africano, do lado congolês do Libenge Ubangi. Eu era na época um funcionário dupla função de uma ONG italiana no comando de um projecto de emergência de saúde em primeiro lugar, e doutoranda em antropologia cultural, por outro. Anteriormente Libenge foi um florescente centro comercial: os barcos até o rio carregados com mercadorias foram parar enquanto aviões da Europa, desembarcou no aeroporto da cidade. Uma longa fila de depósitos, os restos do passado, estendeu ao longo da costa e, no meio de suas cercas, alguns esqueletos de carros e caminhões revelou a podridão de decadência já começou a erodir a vitalidade escurecida desde décadas. Ao andar pelas ruas do antigo bairro dos brancos, me senti em um museu colonial, um enclave no tempo e no espaço onde nada parece ter sido restaurada desde a fundação da cidade. Os postes elétricos que recordou Libenge e estradas tinham anteriormente beneficiado desta forma de energia, enquanto hoje o hospital arranjado com um gerador de idade que havia sido remendada após o saque generalizado de que as enfermeiras tinham participado no primeiro . A guerra tinha feito nada mais do que agravar a queda: o rio estava bloqueada e agora o aeroporto havia sido transformado em um imenso arraial para o rebelde Jean-Pierre Bemba. Libenge agora estava sem litoral e só era acessível a bordo de um barco. No entanto, apesar de todos esses obstáculos, a cidade manteve uma beleza que eu poderia encontrar em nenhum outro lugar no Congo.

O dia em que cheguei, depois de descer do barco, os membros do MLC (Movimento de Libertação do Congo), de protecção solar no telhado de sua placa barraco, olhou para mim com um tonto escorar minhas malas mão. Durante esta subida curta, parei para observar melhor os poços com uma profundidade de cerca de trinta centímetros que tinha sido cavado ao longo da trilha. Curioso, perguntei ao barqueiro em sua função: "Fortificações", ele respondeu com uma meia sorriso, orgulhoso, meio divertido. Deve ser dotado de uma imaginação fértil a acreditar na eficácia desses muros "e parecia imediatamente óbvio que Libenge foi de modo algum uma cidade invencível. O mês de janeiro de 2001 estava chegando ao fim: a cidade tinha sido recentemente palco de combates entre rebeldes e forças do governo e da população tinha fugido da Central Africano República, onde uma ONG internacional tinha estabelecido um acampamento para refugiados. Há já algum tempo, os moradores começaram a retornar a sua casa e poucos dias antes da minha chegada, a morte de Mzee Kabila foi aclamado por uma parte alta.

No topo do banco iniciou o ritual do visto. Na época, Libenge foi ocupada por homens Bemba pelo exército ugandês e os passaportes devem ser apresentadas nos gabinetes das duas facções. Fiquei muito surpreso ao ver a diferença de organização entre eles: os ugandenses foram bem vestida e com um ar profissional, verificar rapidamente os dados. Em contraste, os escritórios do MLC mostrou uma pequena mesa, um notebook, uma caneta eo carimbo inevitável artesanais, verdadeiro objeto de arte como uma pintura minuciosa Flamengo. Apesar de seu nome, as roupas dos soldados de Bemba estavam longe de ser uniforme e conferem com os rebeldes um aspecto de carnaval: T-shirts em todos os tipos de uniformes usados FAC, chinelos e pés, para a maioria Lucky botas de borracha. Em tal situação, a obsessão com a burocracia e do poder sagrado da caneta eo bloco parecia ser a última defesa contra o caos que domina. Após a habitual: "Sente-se, senhor!" Esperei a minha vez sentado em uma cadeira fora do escritório, enquanto uma criança-soldado, vestindo roupas demasiado longo e demasiado grande para seu corpo tão magro, 'm abordado. Antes de ser expulso por seus companheiros mais velhos do que ele, o filho pediu-me um pouco de dinheiro: "Dê o dinheiro para o sabão, papai, eu estou com fome!".

Fortificações de trinta centímetros de profundidade, uniformes militares de extravagância extrema, as crianças-soldados com fome: a realidade inteiramente nova para me ofereceu uma realidade onde a tragédia, por vezes, pareceu misturar-se com um recorde de carnaval quase surreal.

Adaptação
Este breve relato da minha primeira experiência no Congo é um prelúdio necessário para começar a minha reflexão sobre a metodologia de pesquisa adotada. O primeiro problema a resolver - particularmente no caso de um novato como eu - e que são completamente em questões metodológicas, é o impacto psicológico de um contexto de violência e miséria. No meu caso, eu posso, obviamente, se referem apenas a minha experiência pessoal, isto é, a experiência de um jovem estudante de doutorado que, antes de chegar no Congo, que passou quatro meses na África, entre o Chade ea República Centro-Africano. Embora ambos os países estão longe de ser estável, eu já tinha evitado o encontro direto com as armas, a pobreza extrema, fome e morte. Em contraste, Libenge, essas restrições estavam presentes, inevitáveis e, durante as primeiras semanas da minha estadia, eu pensei que eu não poderia suportar. Não era tanta miséria que este clima de loucura e emoção que acompanha todas as guerras que me incomodou. O primeiro desafio que me ocorreu foi a de adaptar1. Quanto à minha experiência, as dificuldades de adaptação a um contexto como o Congo, não eram apenas relacionadas com a situação de guerra e todos os seus horrores, mas também com a presença de uma violência muito mais insidioso que parecia ser percebida como tal e que se tornou regular.


Alguns autores têm utilizado o conceito de "anomia"2 - Um conceito que significa "um estado de desorganização, a desintegração de um grupo, empresa, devido ao desaparecimento total ou parcial das normas e valores compartilhados por seus membros" (Nzeza 2004: 34) - para descrever o estado da sociedade congolesa hoje. A crise moral, de acordo com Guy-Marin Kamandji, foi mesmo causado uma inversão de valores ao ponto de que "todo mundo está fazendo para a sua sobrevivência ea da sua família, ao arrepio da lei e da consciência" (1998: 78 ). Finalmente, o Congo, ahabitus3 desenvoltura, exasperado pela crise e de guerra levou à destruição dos laços de solidariedade no seio da sociedade e às vezes até dentro da família.

Neste contexto, eu poderia também ter o mesmo respeito que Bogumil afirmar que durante a minha estadia, pude observar que "guiado pelohabitus Mobutu, pessoas agindo de uma maneira ou outra, especialmente tendo em conta considerações de oportunidade "(Jewsiewicki 1998: 632). Na verdade, como foi o caso das enfermeiras que rotineiramente extorquido dinheiro do doente, o velho que arbitrariamente erigido um muro e um pedaço de pau na mão, foi paga uma taxa para mulheres carregando sacos mandioca e militares voando uma cabra para uma criança acolher sua tristeza. Todos esses pequenos atos diários de prevaricação foram bastante comum e tornaram comuns, de algum modo invisível para o público.

Naturalmente, o pesquisador nunca é neutro, mas também participa do desamparo e desorientação diante de uma realidade que às vezes parece colapso sem alternativa. No entanto, esta desorientação devido à falta de critérios e alternativas visíveis, pode ser enganosa e pode levar a uma visão apocalíptica não de modo algum se encaixa na descrição da realidade congolesa. Na verdade, o perigo de um antropólogo que passou vários meses no campo é alcançar um excedente focado no presente e, por vezes, mesmo em situação de emergência. Sociedade congolesa, como vários autores têm demonstrado, está continuamente envolvido em um processo de invenção e reinvenção de novas formas de organização social e de solidariedade para enfrentar a falência do Estado (Trefon 2004). Mesmo o espaço de guerra, não representa o cancelamento de todas as formas de organização social ou cultura, mas sim um zona de indistinção (Mbembe 2002: 267). A este respeito, Achille Mbembe sugeriu que "o estado de guerra na África contemporânea deve de fato ser concebida como uma experiência cultural geral que as identidades formas, como a família, a escola, e outras instituições sociais fazem" (Mbembe 2002: 267). Esse pensamento tem sido, na minha experiência, um importante ponto de partida para uma visão niilista abandono da sociedade congolesa e foco em estratégias de sobrevivência e de novas formas de identidade emergindo como uma resposta ou reflexo crise.

Antropólogo e humanitária: uma aliança possível?
Durante a minha primeira estada na província do Equador, como eu disse antes, enchi o duplo papel de investigador e colaborador da ONG e é a partir dessa experiência que eu gostaria de uma breve reflexão sobre problemas que esta situação possa causar.

Em primeiro lugar, no momento, eu queria realizar pesquisas no campo da antropologia do desenvolvimento (análise das percepções locais do projeto, a análise dos benefícios práticos que a ajuda humanitária está em guerra, etc.) e deste ponto de vista, a minha posição era mais vantajosa. Além disso, foi possível chegar a Libenge que como membro de uma ONG, por razões de logística (transporte, habitação, segurança, etc.) Mas também porque o rebelde iria MLC nunca aceitou a presença de um investigador independente. Figura pesquisador seria, na verdade, foi impossível projetar em tal contexto, onde um jovem branco poderia ser confundido com um espião, um comprador de diamantes aventureiro ou um vendedor de armas, enquanto as ONGs tinham carta branca do quando os soldados de Bemba foram os primeiros a receber cuidados médicos. Ao mesmo tempo, meu papel como um humanitário pareceu sempre prevalecer sobre o da antropóloga nos relatórios diários: Eu chamei o Sr. coordenador "ou" Caro Administrador "e isto significava que meus interlocutores preferenciais atribuir-me desta maneira que em sua imaginação, estava relacionado com a esperança de algum benefício. De qualquer forma, ficou claro que essa ambigüidade pode ser um obstáculo para a minha pesquisa desde que eu era sempre visto como alguém que apresente uma lista de problemas e queixas e, portanto, cada uma de minhas entrevistas é sempre celebrados da mesma forma.

No entanto, eu não pretendo sugerir que um antropólogo não pode fazer o seu trabalho em uma ONG. Além disso, alguns querem estabelecer uma colaboração mais apertado entre os investigadores que trabalham em zonas de guerra e do mundo das ONG. Por exemplo, Danny Hoffman disse que "talvez a mais que em outros espaços de pesquisa, os estudiosos que trabalham em zonas de combate, não pode fugir da realidade que a participação ea observação - as duas dimensões da contribuição única antropologia cultural do metodológicos - são inseparáveis e são atividades inerentemente político, e argumenta que "é preciso haver um esforço concertado por parte de antropólogos na elaboração de projetos de colaboração com as chamadas" instituições praticante '(...)" (2003: 10-11).

Se as palavras de Hoffman podem geralmente ser verdade, deve, contudo, ter em conta o contexto e as situações. Da minha experiência, eu descobri que trabalhar como um antropólogo no contexto de uma ONG pode apresentar riscos, tais como perda de independência ou mesmo a tendência para atender o mundo, principalmente estrangeiros. Além disso, também temos de levar em consideração que o Congo, humanitário, e até mesmo a ONU, são muitas vezes percebidos no imaginário coletivo, como parte do grande grupo de saqueadores que fomentam a guerra, a fim de beneficiar riqueza do país (Jackson, 2001).

Naturalmente, cada investigador deve ser capaz de lidar com esta situação, que acaba por ser bastante possível. No meu caso, eu finalmente decidir interromper meu trabalho, não só por razões humanitárias, já mencionado, mas também porque eu tinha alimentado o desejo de abandonar o campo da antropologia do desenvolvimento a concentrar meus esforços em sobre a guerra e, principalmente, a relação entre juventude e conflito.

Kivu: Procure a revista
Deixando a ONG também envolveu a perda de todo o apoio logístico, que, portanto, me obrigou a alterar o território. Decidi liquidar em Kivu, uma escolha que me levou para o coração da guerra, dando a novas questões de minha pesquisa um caráter cada vez mais premente. Em outubro de 2002, chegou em Butembo, cidade comercial de Kivu Norte, para realizar uma missão inicial de cerca de cinco meses.

Uma pesquisa independente em uma área como o Congo exige um planejamento cuidadoso. Com efeito, o investigador é confrontado com problemas muito concretos: a sua segurança pessoal, como uma primeira vez e todos os problemas relativos ao transporte e à habitação, uma segunda vez. Assim, deve construir a partir da Europa ou uma vez lá, uma rede de relacionamentos que irá apoiá-lo. No meu caso, eu tinha pelo menos três boas razões para querer resolver concreto em uma cidade como Butembo: contato mantido durante anos entre o meu professor e da cidade universitária (Universidade Católica de Graben), endereço um missionário italiano que residem na área há trinta e um anos e, finalmente, o fato de que o conflito ainda não tinha crescido para evitar viajar para zonas rurais (assumindo, claro, todas as precauções d «utilização).

Na verdade, Butembo provou ser um campo adequado para abordar temas da minha pesquisa. Em primeiro lugar, a presença da Universidade Católica de Graben - entre as universidades mais eficientes no leste do Congo - permitiu-me entrar em contato com alguns professores e alunos que já desenvolveu pesquisas e dissertações sobre o assunto guerra (milícia Genesis Mayi-Mayi, História da guerra no norte de Kivu, etc.). Devo muito de ler este trabalho e minhas conversas com autores que me permitiu principalmente para reconstruir a história de um conflito local, a primeira etapa do meu trabalho. Além disso, eles também me deu a oportunidade de traçar um mais explícitas as várias facções em conflito no Território do Norte, apenas algo fácil para alguém de fora já que a situação era muito complexa. Por exemplo, no momento, cerca de dez grupos Mayi-Mayi ocupadas nas áreas rurais enquanto as alianças em várias formações foram extremamente volátil.

Acredito que um estudo da história local deve ser o preâmbulo de uma pesquisa antropológica. No meu caso, as fontes que usei para este fim foram os seguintes: a pesquisa dentro da universidade, os registros de muitas ONGs na cidade de Butembo e fontes orais, finalmente, incluindo entrevistas com várias pessoas que foram testemunhas de acontecimentos específicos. O modelo, ainda em curso, que me inspirou - sem a pretensão de ser capaz de igualar - é uma "história imediata" (Verhaegen 1974).

Entre o grupo de estudantes da Universidade de Graben, tive a oportunidade de escolher um colaborador com quem estabeleceu uma duradoura relação de trabalho bastante (aliás, continua hoje a apoiar-me durante minhas missões de campo). Escolhendo um colaborador é fundamental, mas, ao mesmo tempo, é difícil estabelecer critérios objetivos para a seleção. Eu limito-me simplesmente a dizer que o empregado não deve, necessariamente, um académico, mas ele deve, no entanto, mostram não só uma competência básica vis-à-vis os temas, mas também uma paixão para a investigação. Além disso, é necessário que se estabelece entre os dois, um relatório da simpatia - elemento em qualquer escola - como a maioria dos dias, e isso por vários meses, normalmente vai junto. No meu caso, tive o prazer de trabalhar com um jovem que tinha obtido um mestrado em ciências políticas e que combinou sua paixão pela investigação minucioso conhecimento da situação político-militar na região (e um propensão para moderar oatmosfera).

Um dos maiores desafios da minha pesquisa foi a de entrar em contato com os jovens ex-combatentes e combatentes, com quem eu era capaz de falar em seguida, tentar uma observação participante de sua vida cotidiana fora de combate. A este propósito, o missionário italiano que acabei de mencionar o apoio foi muito útil. Com efeito, sendo um companheiro tinha, inevitavelmente, provocou um mecanismo de solidariedade e apoio muito importante neste contexto. Em geral, eu encontrei durante a minha experiência na África, a presença de um partido para fazer parte do circuito com uma missão: em complemento e não um lugar comum, o de alimentos ( Na verdade, eu nunca conheci um missionário que foi cercado por uma pequena equipe de cozinheiros muito capaz e experiente), é a vocação bastante comum entre os missionários na política. De fato, os contatos que eu era capaz de definir, por meio do sacerdote italiano foram de fundamental importância para o prosseguimento de minha pesquisa. Em suma, no espaço de dois meses, encontrei-me em uma aldeia na floresta, onde um grupo Mayi-Mayi foi estabelecida. Nesta aldeia, uma pequena missão MONUC, tentando, com pouco sucesso para convencer as milícias Interahamwe para retornar a Ruanda, aceitou a minha presença. Então eu tive a oportunidade de aprofundar o meu estudo atento de jovens lutadores e em especial nos jovens Mayi-Mayi.

Como Rene Devisch tão justamente observou, "absolutamente tudo - pessoas e bens - se torna uma fonte de renda nos circuitos de luta pela sobrevivência" (1998: 458). De fato, como um ser humano, eu era parte do todo. O primeiro obstáculo que enfrentei durante minha pesquisa Mayi-Mayi era convencer o seu comandante que não fui capaz de encontrar na Europa, alguém que iria financiar o grupo e eu também não poderia fornecer as ferramentas necessárias para sua busca de ouro. O problema era que a aldeia em questão tinha sido na época colonial, um local de mineração e um rumor de que os belgas, antes de deixar este lugar, tinha escondido em algum lugar sacos de ouro. O chão de cimento das casas tinham sido quebrados e, embora nada tivesse sido encontrado, o comandante Mayi-Mayi não parece ter desencorajado qualquer um. Felizmente, depois de duas semanas, eu consegui convencê-lo que eu não podia fazer nada para ele. Portanto, eu perdi naqueles olhos todos os importantes (eu senti que eu olhei para isto como uma espécie de "menino branco" que estava lá, mesmo sem ganhar o salário de uma ONU), mas ao mesmo tempo tempo, este downgrade "fez-me mais aberta e eu poderia, então, entrar no acampamento, acompanhado por um KadogoE conversar com os jovens lutadores.

Durante minhas entrevistas com os jovens lutadores, eu sempre tentaram estabelecer na medida do possível, um clima de confiança. Antes de passar para as entrevistas, principalmente no caso de um assunto tão sensível como a guerra, é necessário falar primeiro, durante os debates informais dos temas mais variados e agradável. Compartilhar uma refeição, beber uma cerveja, fumar alguns cigarros e até mesmo iniciar um pequeno jogo de futebol pode ajudar a criar uma relação de amizade que pode mesmo preceder a entrevista algumas semanas. Esta é também uma oportunidade para os interessados cuidadosamente explicar o tipo de trabalho realizado e para tranquilizar o processamento de dados (garantia de anonimato, etc.). Só depois de ter criado um clima de confiança que é possível, penso eu, para fazer uma entrevista sincera e profunda. Neste contexto, muitas vezes utilizados de uma forma de entrevista livre seguindo um padrão de questões relativamente flexível (para uma entrevista modelo cf. Peters e Richards 1998). Normalmente, a primeira questão em causa as razões para se alistar e então eu tentei orientar o discurso sobre temas que me interessavam mais - como os rituais de guerra, pilhagem, mas também as dificuldades do presente e perspectivas futuras - tendo em conta também as questões que pareciam falar mais meus interlocutores. Meu objetivo sempre foi o de reconstruir fatias de vida para compreender como as pessoas enfrentam os desafios diários, mas também como eles inventam novas estratégias de sobrevivência e até mesmo novas formas de identidade no contexto da guerra . Às vezes eu senti ter detido um dos muitos aspectos da crise congolesa.

Conclusões
Podemos concluir, perguntando-nos sobre a utilidade da pesquisa antropológica em um contexto de guerra e violência como a do leste do Congo. Com efeito, que podem fornecer antropólogos com a análise política e económica muitos que já foram feitas sobre esse conflito?

Entre as obras recentes na antologia natureza sobre a antropologia da (...)
Em primeiro lugar, muitos pesquisadores têm criticado nos últimos anos, a antropologia juros baixos vis-à-vis a guerra ea violência. Por exemplo, Gillison (1999: 43), comentando sobre a falta de pesquisas etnográficas sobre países como a Bósnia ou as zonas de conflito na República Democrática do Congo, foi ainda capaz de usar os termos "falha antropologia ", que tendem a se concentrar exclusivamente em mecanismos que operam a empresa apesar de não revelar os seus aspectos positivos. No entanto, a decisão Gillison parece haver dúvida de tendenciosa, mesmo superficial. Embora seja verdade que, no passado, os antropólogos têm demonstrado um desinteresse vis-à-vis o conflito (Ferguson 1984), guerra4 e violência5 agora tornam-se os temas centrais da sua investigação.

O valor do trabalho antropológico reside no método que é inerente à ciência do homem, ou seja, a pesquisa de campo e observação participante. No nosso caso, isso resulta em uma análise que se centra na dimensão local do conflito e mecanismos de reprodução da violência como a relação entre guerra e representações da história local e do poder. Além disso, a contribuição da antropologia para o estudo da guerra e da violência e da análise de estratégias sociais para se adaptar a situações de crise é, sem dúvida, inovador e valioso. Entretanto, a pesquisa de campo é o ponto crítico de uma antropologia que aborda o contexto de guerra. Neste artigo, procurei mostrar, através das experiências de minha experiência que este tipo de pesquisa conduzida no leste do Congo, apesar das muitas dificuldades presentes, sempre é possível e até necessário. De fato, com seus teóricos e metodológicos, a antropologia certamente é capaz de fazer uma contribuição fundamental para uma compreensão dos conflitos de hoje, o mais complexo e terrível.
Civilisations - revues.org

Nenhum comentário: