Raymonde Monnier
Youmna Charara, Romano e da política. Abordagem de série e novela intertextual do Iluminismo. Paris, Honoré Champion, 2004, 506 p., ISBN 2-7453-1048-8
Creis intertextualidade e análise de série, o autor propõe a analisar as formas e conteúdos de algumas novelas de quarenta do século XVIIIe século em sua relação com a experiência política e institucional. Estes são claras linhas de força da evolução de uma série de modelos literários ea expressão de sensibilidades políticas ou anti-políticos envolvidos em mudanças de estilo e narrativa, especialmente no contexto da época da crítica . Como o romance, o Iluminismo pode ser visto como um teste desde a profanação da autoridade monárquica acompanhado por um trabalho de reconstrução de um sistema de valores e de legitimidade que afeta indivíduos e da sociedade em sua relação com o poder. A solidariedade que existe entre a história das formas literárias e da história cultural, quem pode duvidar? Mas em que medida e como o movimento de idéias que mudaram a escrever romances e contribuiu para uma renovação do gênero, especialmente depois de 1760? Ao estudar em conjunto a representação dos laços políticos e da invenção da escrita que o autor pede três conjuntos de histórias, romances de tese teve como objetivo transmitir uma sensação, romances históricos e novelas da vida Private enfocando as relações familiares, casamento ou libertino relacionamentos.
O romance do século XVIIIe século presta-se à abordagem de série, é retomar as situações ou personagens-tipo, é semelhante a um modelo anterior de prestígio como a Aventuras de Telêmaco ou oSevarambes História de Veiras, paradigmas de texto, como Cartas persas ou La Nouvelle Heloise, Para citar alguns. A coesão de uma série é especialmente significativo que o romance de uma maior ligação com o texto da filosofia política, o que leva a concentrar-se em determinadas situações e para se referir a um fundo cultural comum. Estes efeitos de reincidência tendem a unificar produção ficcional e ampliar o reconhecimento de uma espécie até então considerado inferior à poesia e teatro, para uma melhor interpretação das obras. No argumento da novela, a crise de idéias políticas implica uma história para outro, uma mudança que leva a um questionamento das convenções literárias e um rompimento de estruturas narrativas. Mesmo que existam exceções para o final do século, os tipos de casos relacionados com o contexto original da monarquia absoluta, como o romance colonial, Utopia ou romance de educação do príncipe. Isso acabou por levar a um romance anti-educação, na novela utópica, a distância irônica (Clevelãndia) Ou vazamento no Ucronia profética (O Ano 2440) Tendem a arruinar o modelo, enquanto a fundação da narrativa colonial (ou conquista colonial) subverte as situações e os papéis, especialmente após aHistória das Índias Raynal, sobre o tema da corrupção da ordem colonial ea revolta de tribos escravizadas (Os Incas Marmontel) ou o heroísmo de escravos negros (o texto fonte deOronoko para Burg-Jargal Hugo). O sistema de inversão dos personagens cria uma inversão de valores para a análise do poder absoluto e de resistência à tirania. TelephosO romance Pechmeja reeditada três vezes 1784-1795, que encerra a série derivada de críticas TelêmacoÉ uma cons-iniciação ao trabalho do rei, que levou à condenação de Télefo realeza não pode reinar, porque não há bom rei. Na relação entre moral e política, a transferência de legitimidade moral leva à inversão dramática e uma tradução de atributos sagrados. Episódios recorrentes, os da guerra civil ea batalha mostrou a força da ilustração do romance, que tem com as obras políticas e filosóficas, com as teorias dos direitos naturais e retórica republicana, links intertextuais ainda mais forte do que Muitos autores têm uma dupla prática de escrever ou estão relacionadas com a aventura daEnciclopédia.
O romance histórico do Iluminismo, examinados na Parte II, é caracterizada não inventando um novo script que pode limpar o sucesso de seu tipo no XVIIe século. É mais diversificada na sua escolha de referência, o período ou o sistema de personagens (principalmente a comitiva do rei e da nobreza), mas a história da guerra é comum a todos, independentemente de tratar o mito da warlord ou o espectro da guerra civil. O autor mantém as histórias, os conflitos de Ve século, na Idade Média e as revoltas do século XVIe guia de século de controvérsias historiográficas contemporâneas entre germânicos e Romance, sobre a liberdade de origens franco, a ascensão do absolutismo, o nobre resistência ou tolerância religiosa. Na medida em que tende a destacar do anacronismo, o romance histórico do século XVIIIe Registado século relações sociais em uma situação e eventos familiares aos leitores e contribui para compensar o desvio ou controvérsias que ganharam moeda no contexto político dos anos 1770-1780. Genre crescendo analisada no livro a partir da perspectiva da evolução da relação à autoridade política, o romance apresenta biografia, ao lado do apagamento do modelo heróico de ironia no romance libertino, l 'envolvimento militar sobre o tema da adesão individualismo sábio: Na relação triangular entre o indivíduo ea hierarquia de poder, a busca por auto-interesse tende a enfraquecer a ligação com as autoridades e os militares; break é usado no conto filosófico (Candide) Onde a lógica de auto-preservação exime do dever de obediência.
A metáfora de guerra de volta na terceira parte trata da política de gênero, com o romance de casamento e libertino. Estes capítulos especiais de dar visibilidade à contribuição da análise de série nas relações privadas, onde o conflito entre a sociedade eo indivíduo se assemelha a uma configuração política. Quando a corrupção é generalizada, a alienação entra na esfera da vida privada e as relações pessoais, a posição não está imune ao estado de guerra. O grande mérito do livro é dar ao lado de evolução na ficção saturada leitura crítica (o Cartas persasO Nouvelle HeloiseO Dangerous Liaisons, Etc.) Análise de textos persuasivos muito menos conhecido, como o único romance de Jean-Louis Carra, Odazir ou jovem da novela, Síria filosófica, composto de acordo com as memórias de um turco (1772), juntamente com o seu ensaio filosófico publicado no ano seguinte, O sistema da razão. É lamentável que o autor ignora a biografia multa de Stefan Lemny o jornalista (L'Harmattan, 2000), que lhe teria permitido para melhor situar estes trabalhos no decurso da Europa revolucionária do Antigo Regime. A bibliografia do livro Youmna Charara é, certamente, menos acentuada em relação à filosofia política e história na crítica literária. Mas a análise de série, trazendo a história da viagem iniciática do Oriente jovens do romance filosófico de Montesquieu, enfatiza a estética e política radical e as diferenças de estilo republicano Carra. Em OdazirOs personagens falam a linguagem da sensibilidade e da natureza da vibração emocional é inconsistente com o satírico, a retórica da liberdade é a de resistência à tirania. Entre a aposentadoria dos sábios e rebelião, a heroína assume a força ativa de resistência, liberdade de amar, desafiando a morte: a história da coroa revolta pensar e escrever.
O autor destaca a co-existência sustentável de várias tendências políticas do romance no século XVIIIe século, quando se encontra uma inspiração ficções mais crítico cada vez mais dramáticas ao longo do século. A abordagem serial e atenção às relações intertextuais no contexto intelectual do período para a compreensão da evolução das representações e estruturas narrativas, bem como quebras significativas introduzidas por alguns romances. Esta é a série da história da libertinagem Laclos cujo fim trágico revela a lógica da dominação política e a verdadeira face da Conquista, "A natureza só cria seres livres, a empresa só faz tiranos e escravos ", escreve ele em outro lugar. Se a relação recíproca entre textos ficcionais e idéias é certo, é mais difícil avaliar suas respectivas influências no público. Apesar da abundância e de fortes críticas por parte de grandes textos filosóficos do século, o sucesso imediato eo impacto de certos romances sugerem cautela. Obrigado ao autor por ter-se a ler e reler a produção de outra forma ficcional do Iluminismo. Lembremo-nos o convite para viajar para a compreensão do espírito de uma época, por isso também não resolver a crise do Antigo Regime à luz da Dangerous Liaisons ou filosofia política pela constante de leituraAdolphe?
Para citar este comentário
Raymonde Monnier, 'Roman e política. Abordagem de série e novela intertextual do Iluminismo ", em Os registros históricos da Revolução Francesa, Número 346, [Online], colocar on-line em: Julho 10, 2008. URL: http://ahrf.revues.org/document7953.html. Retrieved October 10, 2009.
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