domingo, 14 de março de 2010

O fim dos Ceaucescu


O 25 de dezembro de 1989 é mais do que o dia de Natal para o povo romeno. Seu odiado e temido "condutor" Ceaucescu foi morto. Finalmente há esperança de um governo democrático.

Nicolae Ceaucescu foi, durante 25 anos, o dono absoluto da Romênia. Seu desejo era figurar na história entre os grandes nomes do comunismo.

Em 1965, é íntimo colaborador do secretário-geral do Partido Comunista, Gheorghiu-Dej. Com a morte súbita de Dej, toma seu lugar e, em dois anos, tem absoluto controle do governo.

Ceaucescu nasceu em Scornicesti, em 1918. Durante a Segunda Guerra Mundial, é preso pelo governo romeno pró-nazista, como militante da oposição. Em 1944, quando o país é invadido pela União Soviética, começa sua vertiginosa escalada ao poder.

Ceaucescu é hábil. Dentro da Romênia ele carrega a bandeira comunista e, fora, tem uma linha mais independente. Rebela-se contra Moscou, o que é pouco comum entre a maioria dos líderes do Bloco Leste. O Ocidente o considera mais aberto a negociações do que a União Soviética.

Ceaucescu faz fortuna e vive em ricas mansões. É tão corrupto quanto hábil. Sua família monopoliza as posições-chave do governo e, para manter o poder, cria a brutal polícia política Securitate. A mídia é controlada para que o país não tenha notícias do mundo exterior. Quando a onda liberal da União Soviética chega à Romênia, Ceaucescu usa de forte repressão. Mas, dessa vez o movimento popular vence.

Nicolae e sua esposa Elena tentam fugir do país de carro, mas são apanhados a 70 quilômetros de Bucareste pelo exército romeno, que não está mais do seu lado.

Ao se recusar a seguir a linha mais democrática do regime de Gorbachev, Ceaucescu subestimou o ódio do povo romeno acumulado ao longo de anos de miséria e sofrimento sob seu despotismo.

O exército encena um pretenso julgamento, durante o qual o casal Ceaucescu jura inocência. Depois de três horas de interrogatório, os dois são fuzilados. Mas, o derramamento de sangue não pára aí. A Romênia foi o único país do bloco soviético a derrubar seu regime pela violência. A Securitate, polícia secreta de Ceaucescu, bem treinada e bem armada, luta durante dias contra o exército para manter-se no poder.

Com o final da luta e das mortes, a Romênia enfrenta a difícil tarefa da reconciliação. Durante 25 anos o povo viveu numa ditadura repressiva e bem organizada, levando uma vida de miséria e sofrimentos. Com a queda do Muro de Berlim e o final de Ceaucescu, abre-se uma nova página na história da Europa Oriental.

TV CULTURA - Cenas do século 20

Nenhum comentário: