segunda-feira, 8 de março de 2010

Guerra civil espanhola

Uma das fotos mais famosas da Guerra Civil Espanhola é atribuída a Robert Capa. O momento exato da morte de um soldado republicano perpetuou a imagem de uma guerra fratricida, primeiro símbolo dos "fascínios ideológicos' que marcariam indelevelmente o século XX

O bombardeio de Guernica e o esmagamento do movimento republicano espanhol inspiram Pablo Picasso a pintar seu famoso quadro. É uma das ocorrências mais sangrentas da guerra civil, que devasta a Espanha durante três anos.

Espanha, 1939. Depois de três anos de guerra civil, o general Francisco Franco torna-se o caudilho da Espanha. A guerra civil espanhola é o prelúdio da Segunda Guerra Mundial.

Em 16 de fevereiro de 1936, a Frente Popular, uma coalizão liberal republicana que se opõe à Igreja Católica e à monarquia, é eleita para governar a Espanha. O conflito entre os partidários e oponentes da República Espanhola dura três anos.

Seis meses após as eleições, a Frente Popular prepara-se para defender o governo. O exército está fracionado entre monarquistas e republicanos.

Em 18 de julho de 1936, uma junta militar nacionalista, apoiada pela Igreja, se apossa do governo e a guerra começa. Quatrocentos mil civis espanhóis fogem do país.

Os republicanos têm apoio popular de seus eleitores, contando também com forte militância feminina.

Mas, os nacionalistas são mais bem organizados e equipados, recebem dinheiro da Igreja e são apoiados pelos monarquistas.

Em pouco tempo, a Espanha está dividida. Os nacionalistas tomam conta da maior parte da Espanha. Os republicanos fanáticos vingam-se do clero, matando padres e freiras.

O general Franco volta das Ilhas Canárias e, sob sua liderança, os nacionalistas fortificam-se ainda mais.

O ministro britânico do exterior, Sir Anthony Eden, aconselha os outros países europeus a não intervir na guerra espanhola.

Mas, os aliados fascistas de Franco, Hitler e Mussolini, apóiam os nacionalistas. A Luftwaffe bombardeia a cidadezinha de Guernica, na região basca, e Mussolini envia 70 mil soldados italianos para a Espanha.

O país está devastado pela guerra. Milhares de civis refugiam-se na França e Inglaterra. A causa republicana se populariza. A União Soviética envia ajuda, e uma brigada internacional de 40 mil voluntários do mundo inteiro chega para lutar do lado da Frente Popular Republicana. Sua chegada ajuda a manter as tropas nacionalistas fora de Madri, a capital. Mas, os aliados ocidentais não intervêm. A luta continua mais dois anos, deixando os republicanos exaustos, famintos e desgastados.

Em 31 de março de 1939, o General Franco celebra a vitória. Tem início uma ditadura fascista que durará 36 anos, até a morte de Franco.

A Frente Popular é derrotada e a Espanha perde mais de quatrocentas mil vidas. Seis meses depois, o mundo é envolvido na Segunda Guerra Mundial.

TV CULTURA - Cenas do Século 20

Nenhum comentário: