domingo, 1 de novembro de 2009

A construção do império nipônico


A construção do império nipônico
Breve cronologia das sete décadas de expansionismo japonês na Ásia
Tetsuya Takahashi

1874 Em represália ao massacree de um grupo de mercadores japoneses de Okinawa, o poder japonês faz uma expedição a Formosa (Taiwan). Trata-se da primeira incursão japonesa para além de seus domínios.

Agosto de 1894 a abril de 1895 Primeira guerra sino-japonesa. Vitorioso, o Japão obtém Formosa e a península de Liaodong.

Fevereiro de 1904 a setembro de 1905 Uma contenda envolvendo a Manchúria deflagra a guerra russo-japonesa . Depois do ataque surpresa de Port-Arthur, a frota russa foi completamente derrotada em Tsushima, sudoeste do Japão. Foi a primeira vitória asiática sobre um país ocidental.

1910 O Japão anexa a Coréia (Taikan). Essa é reenomeada: “Chôsen”.

Setembro de 1931 Início da "guerra dos quinze anos" contra a China. Os Japoneses ocupam a Manchúria onde cometem vários excessos.

1937 Depois do incidente da Ponte Marco Polo, em Pequim, onde soldados japoneses teriam sido baleados por chineses, Xangai passa para o controle nipônico. Nanquim é saqueada. Começa a segunda guerra sino-japonesa.

8 de dezembro de 1941 Japoneses fazem um ataque surpresa contra a base americana de Pearl Harbour . Desencadeia-se a guerra do Pacífico.

Fonte: Jean-François Sabouret, La Dynamique du Japon. Saint-Simon, Paris.

Tradução: Celeste Marcondes
celmarco@uol.com.br

Le Monde Diplomatique

Nenhum comentário: