quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Fim do século 19: Surge o ouro negro (3)

Fim do século 19: Surge o ouro negro
Outro grande marco na história da ocupação da Amazônia foi a Revolução Industrial. Com suas fábricas operando a todo vapor, a Inglaterra encontrou na floresta brasileira uma importante matéria-prima: a borracha, também chamada na época de "ouro negro".

Imigrantes eram recrutados para trabalhar nos seringais da região

Incentivados pelo governo, milhares de brasileiros e estrangeiros decidem migrar para a região. Estima-se que, entre 1870 e 1900, 300 mil nordestinos tenham migrado para região.

Os imigrantes eram recrutados para trabalhar nos seringais, mas não tinham direito às terras. Os seringais eram administrados por famílias tradicionais locais, que lidavam diretamente com as exportadoras inglesas instaladas na região.

A exportação da borracha gera riquezas nunca antes vistas na região, o que permite construir as primeiras grandes obras, como o Teatro da Paz (Belém, 1878) e o Teatro Amazonas (Manaus, 1898). Estradas de ferro, como a Madeira-Mamoré, também são erguidas.

O primeiro boom da borracha dura pouco. Já em 1900, o produto começa a ser fortemente explorado na Ásia, interrompendo a primazia brasileira nesse mercado. A região amazônica entra em decadência.

BBC Brasil

3 comentários:

Unknown disse...

gostei muito do texto falando sobre o (O OURO NEGRO)porque é bem interessante de se estudar e aprender mais sobre os seringais e etc.

Anônimo disse...

6trewu

Anônimo disse...

Um importante
Prima:a
32
4t