terça-feira, 24 de novembro de 2009

É PROIBIDO QUEIMAR JUDAS


Rio de Janeiro - 1808

Por vontade do príncipe português, recém chegado ao Brasil, fica proíbido nesta colônia a tradicional queima do Judas na Semana Santa. Para vingar Cristo ou vingar-se, o povo atirava ao fogo, uma noite por ano, o marechal e o arcebispo, o mercador rico, o grande latifundiário e o comandante da polícia; e gozavam os esfarrapados vendo os bonecos de trapo, enfeitados de grande luxo e recheados de foguetes, se contorciam de dor e estalavam entre as chamas.

De agora em diante, nem na Semana Santa sofrerão os poderosos. A família real, que acaba de chegar de Lisboa, exige silêncio e respeito. Um barco inglêsresgatou o príncipe português com toda a sua corte e jóias, e truxe para essas terras distantes.

A eficaz manobra põe a dinastia portuguesa a salvo da investida de Napoleão Bonaparte, que invadiu a Espanha e Portugal, e oferece à Inglaterra uma eficaz centro de operações na América. Os ingleses sofreram tremenda surra no rio da Prata. Expulsos de Buenos Aires e montevideu, penetram agora pelo Rio de Janeiro, através do mais incondicional de seus aliados.

Memória do Fogo - Eduardo Galeano

Nenhum comentário: