domingo, 15 de novembro de 2009

As paredes têm ouvidos...


As paredes têm ouvidos...
Expressão se originou de um antigo provérbio persa
por Adriana Lui
Tanto ocidentais quanto orientais concordam com a expressão que alerta para os perigos de sermos escutados sem saber. O dito existe, nessa mesma forma, em línguas como alemão, francês e chinês. Sua origem remonta a um antigo provérbio persa que dizia: “As paredes têm ratos, e ratos têm ouvidos”.

Um dos primeiros registros de provérbio semelhante em inglês aparece no clássico medieval The Canterbury Tales, escrito por Geoffrey Saucer entre 1387 e 1400. Saucer descreve algo como “aquele campo tinha olhos, e a madeira tinha ouvidos” em um dos contos.

A expressão ganhou um sentido quase literal, que pode ser testemunhado até hoje em castelos medievais e, principalmente, palácios renascentistas. Muitos deles – como o Palácio dos Doges, em Veneza, Itália – escondem dutos e aberturas pelas paredes, construídas na época para possibilitar a audição, em outras salas, de encontros políticos a portas fechadas.

Revista Aventuras na História

Um comentário:

disse...

adorei a imagem!Tudo a ver com a postagem foi muito bem escolhida!Se as minhas paredes tivessem ouvidos eu tava ferrada!kkkk
Beijooos!