quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ossuário de Tiago: relíquias sob encomenda


Ossuário de Tiago: relíquias sob encomenda
Suposta prova arqueológica da existência de Jesus fazia parte de uma indústria de artefatos forjados em Israel
por Reinaldo José Lopes
Uma das descobertas mais comentadas da arqueologia bíblica nos últimos anos vai ter um fim inglório – atrás das grades. Estamos falando do ossuário de Tiago, uma caixa de pedra calcária que foi revelada em outubro de 2002, e que leva a inscrição “Tiago, filho de José, irmão de Jesus” em aramaico. O artefato teria abrigado os ossos de Tiago, chefe da igreja de Jerusalém, e seria uma das primeiras provas arqueológicas da existência de Cristo. Mas análises químicas provaram que o ossuário é uma fraude deslavada – e seu dono, o empresário israelense Oded Golan, foi indiciado como gerente de uma verdadeira fábrica de antigüidades bíblicas.

No dia 30 de dezembro, a Corte Distrital de Jerusalém acusou Golan e seus comparsas Robert Deutsch, Schlomo Cohen e Faiz al-Amaleh de 18 infrações, entre elas fraude, receptação de bens fraudulentos e danificação de antigüidades. Golan já estava na mira da polícia desde julho de 2003, quando foi preso pela primeira vez – na época, os policiais acharam o ossuário em cima da privada do empresário.

O truque da gangue era comprar no mercado negro de artefatos realmente antigos e adicionar inscrições que os associassem a figurões da Bíblia, como reis de Israel ou apóstolos. As primeiras pistas de que era tudo cascata vieram das próprias inscrições. Elas eram feitas com letras de aparência estranha para o período a que se referiam. E no dialeto errado.



É tudo mentira
As provas arqueológicas forjadas pelo fábrica de relíquias
Ossuário de Tiago

Datado supostamente do ano 70, o artefato sugeria que Jesus teve irmãos e irmãs, ao contrário do que dizem os católicos. Detalhes das letras e do dialeto da inscrição são suspeitos, e cientistas do Serviço Geológico de Israel mostraram que a camada externa da pedra foi adicionada posteriormente e envelhecida artificialmente.

Selo de Manessés

Outro objeto criado pelo grupo foi um selo de pedra que, segundo os falsificadores, teria pertencido a Manassés, rei de Judá no começo do século 7 a.C. O selo teria sido usado na época como uma espécie de carimbo, com o qual Manassés marcava e assinava os diversos documentos que emitia.

Tabuleta de Joás

É uma placa de pedra calcária escura, com indicações sobre a reforma do Templo de Jerusalém empreendida pelo rei Joás de Judá (um dos dois reinos em que a Palestina se dividiu depois da morte de Salomão) no século 9 a.C. O texto ecoa trechos da Bíblia, mas o alfabeto usado na inscrição é um verdadeiro samba do crioulo doido, com letras de diversas épocas.

Candelabro do Tempo

Esse menorá (candelabro de sete braços usado nas cerimônias religiosas judaicas) teria pertencido aos sacerdotes do Segundo Templo de Jerusalém, que foi destruído pelos romanos no ano 70. Junto com o Muro das Lamentações, o candelabro seria o único vestígio da existência do templo.

Revista Aventuras na Historia

Nenhum comentário: