domingo, 22 de fevereiro de 2009

Religiões com mais fiéis no Brasil


Muçulmanos

Credo monoteísta, baseado nos ensinamentos do Profeta Maomé (570-632), o Islamismo compõe, junto com o Judaísmo e o Cristianismo, as três religiões vindas de Abrãao. O Alcorão, livro sagrado, reúne as revelações divinas feitas a Maomé. Nas mesquitas, os muçulmanos realizam orações diárias comunitárias. Há uma peregrinação anual para Meca, onde nasceu o Profeta, na Arábia Saudita. Religião que mais cresce no mundo, o islamismo no Brasil tem 5 mil fiéis, 0,003% da população, segundo o censo.


Judeus

O Judaísmo é reconhecido como a primeira religião monoteísta da humanidade e a primeira das três religiões oriundas de Abrãao. Para os judeus, Deus considera os hebreus o povo escolhido e garantiu a eles uma terra prometida. A religião tem, assim, fortes traços étnicos. Em 1948, depois do massacre de milhões de judeus pela Alemanha nazista, o Estado de Israel foi proclamado. No Brasil, os judeus não chegam a 0,1% da população, segundo os últimos censos.


Budismo

Criado por volta do século 6 a.C. na Índia, o Budismo chegou ao Brasil há cem anos, trazido por imigrantes japoneses. É hoje o movimento religioso oriental com mais seguidores no Brasil, cerca de 250 mil. O criador e guia espiritual da religião é Buda. Os budistas pregam o aprimoramento do espírito, o nirvana, pela meditação. Atualmente, uma das figuras mais respeitadas e conhecidas do budismo é o Dalai Lama, líder mundial da corrente tibetana da religião.


Candomblé e umbanda

O Candomblé e a Umbanda contam com cerca de 500 mil devotos declarados no Brasil. Elas atraem, porém, mais praticantes do que isso, segundo estudiosos. Eles dizem que muitos fiéis de outros credos seguem preceitos das religiões afro-brasileiras sem assumi-las como principal religião. A Umbanda é a mais popular. Organizou-se em 1920 no Rio de Janeiro e é uma mescla de crenças e rituais europeus e africanos. O Candomblé chegou com o os escravos e, para sobreviver no Brasil, teve seus orixás associados a santos católicos.


Testemunhas de Jeová

Os testemunhas de Jeová se declaram cristãos, seguidores da Bíblia, adoradores de Jeová (denominação de Deus no Antigo Testamento) e não acreditam na Santíssima Trindade (revelação de Deus no Pai, no Filho e no Espírito Santo). A marca desses fiéis é bater de porta em porta com Bíblias e impressos. Poucas revistas religiosas têm a circulação de A Sentinela, editada por eles. No Brasil, a religião conta com um milhão praticantes. No mundo, são quase 7 milhões.



Igreja Adventista

A Igreja Adventista tem no nome uma referência à sua principal crença, o advento de Cristo, isto é, o seu retorno ao planeta. No Brasil, a maior igreja adventista é a do Sétimo Dia, nome que lembra para eles o dia da semana estabelecido por Deus para o descanso fisíco e o espiritual do homem. Instalada inicialmente em Santa Catarina, ainda no século 19, a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem hoje mais de um milhão de fiéis no país. Os adventistas são conhecidos no Brasil pela rede hospitalar que mantêm.


Espiritismo

O Brasil é um principais centros mundiais do Espiritismo. Pelo censos, 1,4% da população brasileira segue a religião. Contudo, avalia-se que muitos dos que se declaram de outros credos costumam freqüentar centros espíritas. Os praticantes crêem no contato com os espíritos, por meio de médiuns. Pregam que, após a morte, a alma retorna à Terra em uma nova encarnação. A doutrina da religião, o Livro dos Espíritos, foi, segundo os espíritas, codificada pelo francês Allan Kardec, em meados do século 19.



Protestantes

As religiões cristãs protestantes surgem no século 16 em um racha da Igreja Católica. Os protestantes acabam com o celibato, abolem o culto à Virgem Maria e aos santos, proíbem as imagens em igrejas e reforçam a importância da Bíblia. No Brasil, a principal linha protestante é a batista, praticada por 1,8% da população, mais de três milhões de pessoas. As igrejas Presbiteriana e Metodista também são populares e mantêm no país importantes centros educacionais.


Pentecostais

Consideradas uma vertente do protestantismo, as igrejas evangélicas pentecostais reúnem o segundo maior grupo de fiéis do Brasil (23,5 milhões). A Assembléia de Deus é a maior delas, seguida pela Congregação Cristã e a Universal do Reino de Deus. O pentecostalismo surgiu no início do século 20 nos EUA. O nome do movimento é uma referência à narrativa bíblica do Dia de Pentescostes, quando o Espírito Santo veio até os apóstolos. Marcam os cultos pentecostais as orações coletivas, a eloqüência dos pastores e os rituais de cura.


Catolicismo

O Brasil é considerado o país com a maior população católica do mundo. Segundo estimativa da Fundação Getúlio Vargas, com base em censos, 139,2 milhões de brasileiros são católicos (73,8% dos habitantes). O Catolicismo é a maior religão cristã do planeta. Uma de suas marcas é a canonização de cristãos, que, declarados santos, viram intermediários entre os fiéis e Deus. A Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, também recebe muitas orações dos católicos.
BBC BRASIL

Um comentário:

GoldShine disse...

Mas é incrível como as religiões andam se expandindo pelo mundo...


http://xcafedamadrugadax.blogspot.com