domingo, 29 de agosto de 2010

O ADVENTO DO CAPITALISMO E A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (1)


As transformações econômicas que caracterizaram o estabelecimento do sistema capitalista como "predominante" tiveram na "Revolução Industrial" sua mais conhecida e até certo ponto espetacular manifestação. Tal "Revolução", no entanto, abrangeu tão-somente uma parte das tranformações ligadas aquela transição, pois, na realidade, foi um conjunto de modificações que então se processou, do nível econômico ao ideológico. Estruturou-se assim uma nova sociedade. Isso, é claro, considerando-se apenas as sociedades européias diretamente afetadas. Em termos mundiais, por outro lado, o advento do capitalismo confunde-se com o próprio início do processo de desenvolvimento de algumas regiões do planeta e, concomitantemente, do processo de subdesenvolvimento de numerosas outras regiões.


"Algum fenômeno de extraordinéria transcendência tem que haver ocorrido nos países da Europa Norte-Ocidental, da América do Norte, da Oceânia, na ex-URSS e no Japão, em virtude do qual esses países logaram distanciar-se de tal maneira, em seu nível de desenvolvimento econômico, dos restantes países do mundo. Este fenômeno foi a Revolução Industrial... A Revolução Industrial é por issoinseparável do desenvolvimento, porque é fundamentalmente uma revolução produtiva, ou seja uma revolução na capacidade de produção e de acumulação da humanidade". (SUNKEL)


Francisco J. C. Falcon

Um comentário:

Unknown disse...

Eduardo!

Em primeiro lugar, quero agradecer o prêmio, que já está devidamente colocado no meu blog. Quem merece o prêmio é você. se auto-premie.

Sobre o advento do capitalismo, se não tivesse tomado os rumos que tomou, seria um passo.

Para quem leu "A morte do Caixeiro Viajante", que li na íntegra, narra o advento do capitalismo e o crescimento assustador do consumismo forçado pelo, na época novo, EEUU.

Costumo culpar a Europa, por este fato, e por termos hoje, a nação dominadora que é a americana sobre todos os países.

Com a término da guerra e o crescimento assustador desta nação, ficamos totalmente dominados pelo poder americano que ainda nos tirou as culturas egípcia, persa, grega e outras.

Bem este é o meu pensamento, o que não quer dizer que eu esteja certa.

Um forte abraço!

Mirze