quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

COMO SURGIU O FMI?


Em nosso cotidiano, somos muitas vezes atingidos por informações que não dominamos. Nem sempre o ritmo dos meios de comunicação permite que o que é noticiado seja devidamente contextualizado e explicado.
Tratemos de um exemplo presente nos jornais, na Internet e nas emissoras de televisão e rádio quase diariamente: o Fundo Monetário Internacional (FMI). Quantas vezes não se ouviu dizer que o FMI iria emprestar dinheiro a um determinado país? Ou, então, que as metas estabelecidas pelo FMI não foram cumpridas? Também é comum, em manifestações de grupos de esquerda, ler faixas com os dizeres: "Fora FMI!".
Mas, afinal, o que é o Fundo Monetário Internacional? Em que momento histórico ele foi criado?
Para responder a essas perguntas, voltemos à década de 1940. No final da Segunda Guerra Mundial, quando a derrota da Alemanha nazista parecia inevitável, 44 países (inclusive o Brasil) reuniram-se, em 1944, na Conferência de Bretton Woods, uma pequena cidade norte-americana localizada em New Hampshire.
O objetivo da reunião era organizar a economia mundial no pós-guerra, de tal forma que crises, como a quebra da Bolsa de Nova York em 1929, não se repetissem. Para tanto, foram criados o Banco Mundial e o FMI. A função do primeiro seria, inicialmente, financiar a reconstrução dos países europeus. Já o FMI deveria ser um fundo composto pelo dinheiro de seus países membros, cada um com uma cota especifica.
Se algum país integrante vivesse uma crise econômica, poderia recorrer a empréstimos junto ao FMI. Supostamente a prática garantiria a estabilidade no sistema financeiro internacional. Porém muitos afirmam que ela reforçou o poderio das principais nações capitalistas, sobretudo dos Estados Unidos, por ser este um dos mais poderosos membros da instituição.

Revista Desvendando a História

Nenhum comentário: