quarta-feira, 7 de julho de 2010

POSTAIS DO RIO ANTIGO

12/06/2009
Vejam que belas imagens da cidade do Rio de Janeiro, obtidas em 1931, apenas um ano após os revolucionários gaúchos terem amarrado seus cavalos no Obelisco da Avenida Central. Fonte: Power Point produzido por Arnaldo Temporal, a partir do acervo de postais de Irajá de Oliveira Bastos.
Neste primeiro postal, pode-se apreciar o bairro de Botafogo, visto do alto do Morro da Urca. Ao fundo, a Pedra da Gávea e o Corcovado e, em primeiro plano, a orla urbanizada da antiga Praia Formosa (Avenida Pasteur), mais tarde aterrada para a construção do Iate Clube do Rio de Janeiro.

Aqui, o Monumento ao Cristo Redentor, em construção no topo do Morro do Corcovado, e a Enseada de Botafogo, vistos do Morro da Viúva.

Nesta foto, podemos apreciar o Morro da Viúva, em primeiro plano, e o Aterro da Urca, ao fundo, ainda vazio de construções.


Uma belíssima vista aérea de Copacabana, com o Hotel Copacabana Palace em primeiro plano.

Nesta tomada, Botafogo, Urca e Praia Vermelha – ainda com o prédio da Escola Militar –, vistos do alto do Corcovado. Do outro lado da entrada da Baía de Guanabara, pode-se avistar Niterói e as lagoas de Piratininga e Itaipu.

Inauguração da Praça Paris, com palanque e tudo. Ao fundo, o Outeiro da Glória e o Hotel com o mesmo nome.

Aqui, outra vista de Copacabana, ainda bem pouco ocupada, mas já com alguns edifícios de apartamentos.

Créditos: Power Point produzido por Arnaldo Temporal, a partir do acervo de postais de Irajá de Oliveira Bastos.

Revista Vivercidades

Nenhum comentário: