sábado, 17 de julho de 2010

Charges - Pacto de não-agressão entre: Hilter e Stalin


Tratado de Não-Agressão entre Hitler e Stalin foi o sinal verde para invasão da Polônia
Poucos pedaços de papel são tão controversos quanto um assinado em Moscou em 23 de agosto de 1939, por Joachim von Ribbentrop e Vyacheslav Molotov. Nesta data, os respectivos ministros das relações exteriores do então governo nazista e da União Soviética firmaram o pacto de não agressão, e um jovem Joseph Stalin sorria por trás deles. Uma semana depois a Alemanha invadiu a Polônia. Num adendo secreto, só tornado público após a guerra, as duas potências acertaram dividir a Europa em suas áreas de influência. Os soviéticos ficaram com os Estados bálticos e parte da Polônia, invadidos em meados de 1940, segundo matéria do "Independent".

No Ocidente, o pacto é visto como fator chave para a guerra. Para os países que tiveram de suportar décadas de domínio comunista, os invasores soviéticos não foram melhores do que os nazistas, alegação que enfurece Moscou.

Em julho, resolução aprovada na Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa igualou o stalinismo e o nazismo. E chama 23 de agosto de a data do pacto nazi-soviético, uma data de recordar na Europa as vítimas de ambos os regimes. O chefe da delegação da Rússia considerou o ato um insulto. Os russos ainda chamam a vitória sobre a Alemanha nazista de a Grande Guerra Patriótica. (O Globo)

7 comentários:

Unknown disse...

Eduardo!

A charge está fantástica. Eu tinha uma caixa só com charges, junto montei a história do Brasil, por Aroeira, e tantos outros.


Hoje relendo, vejo esses pactos quase com normalidade, O que assustava, esses acordos secretos e domínio de um povo, já fazem parte de uma rotina, digamos programada.

Assusta-me o que está por vir, quem sabe baseado nestes fatos.

MUITO BOM!

Beijos
Mirze

Unknown disse...

por favor mim digam o que ela quer dizer ?

Anônimo disse...

A ideia de representar Hitler como o noivo e Stalin como a noiva foi casual ou intencional ?

Anônimo disse...

O casamento de Hitler foi casual, pois constou-se uma cerimônia... espero que tenha te ajudado também tive que responder essas questões :)

garciaaa disse...

qual fato hirtorico foi satirizado na charge?oqua ele estabelecia?

Anônimo disse...

Quais motivos de hitler e stalin terem a situação satirizada na charge ?

Anônimo disse...

Como que faz com o português amigo?