quarta-feira, 7 de julho de 2010

FOTOS DO RIO

29/05/2009

Veja essas fotos, pouco divulgadas, de aspectos da cidade do Rio de Janeiro:

A igrejinha de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, em 1865, muito antes da abertura da Avenida Beira-Mar, ainda com uma prainha no sopé do morro.

A Avenida Central em 1906, com o Palácio Monroe à esquerda – em primeiro plano –, o Teatro Municipal – ao fundo –, e ainda o Convento da Ajuda, posteriormente demolido para dar lugar à Cinelândia. A foto, tomada bem no eixo da Avenida, parece ter sido obtida do topo do Obelisco onde Vargas amarrou seus cavalos, em 1930.

Copacabana em 1923. Será foto ou pintura ?

A Rua Barata Ribeiro, em 1928: uma Copacabana ainda de casas térreas e assobradadas.

A Igreja de São Francisco de Paula, no Largo de São Francisco; anos 30.

Em 1956, os antigos postos salva-vidas da Praia de Copacabana, que deram origem às denominações 'Posto 4','Posto 6'... que hoje nomeiam trechos da praia e do bairro.

Nesta outra imagem, dos anos 60, um flagrante da Valda III, ferryboat que cruzava a Baía de Guanabara, transportando automóveis, até a inauguração da Ponte Rio-Niterói, nos anos 70. E olha que as filas eram imensas, demandando horas de espera. De tal forma, que viajar de carro para a Região dos Lagos, se tornava um verdadeiro tormento !

A antiga sede náutica (demolida) do Botafogo F. R., também conhecida por 'Mourisco', em 1970. O apelido se explica porque no mesmo local existiu o famoso Pavilhão Mourisco – em estilo neopersa –, um café-concerto construído na gestão Pereira Passos e demolido nos anos 50 para a abertura do Túnel do Pasmado.

O famoso Píer do Barato, nas Dunas da Gal, Praia de Ipanema, 1972. O píer e as dunas foram resultantes das obras de construção do Emissário Submarino de Ipanema, tubulações de grande diâmetro que, após assentadas, passaram a lançar os esgotos do bairro em alto-mar.

Créditos: Internet.

Revista Vivercidades

3 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Bonito! Gostei de ver!

Unknown disse...

Oi Eduardo!

Entrei para votar no TopBlog e dei uma olhada nessa postagem..

Nesse época era que eu queria ter vivido.

O Rio continua lindo, mas o aumento da população é assombrosa.

Beijos

Mirze

Unknown disse...

Oi Eduardo!

Entrei para votar no TopBlog e dei uma olhada nessa postagem..

Nesse época era que eu queria ter vivido.

O Rio continua lindo, mas o aumento da população é assombrosa.

Beijos

Mirze