sábado, 17 de julho de 2010

Charges - Antônio Silvino (Cangaço)

Antônio Silvino (ou Manoel Baptista de Moraes, Ingazeira, Pernambuco, 2 de novembro de 1875 — Campina Grande, Paraíba, 30 de julho de 1944) foi um cangaceiro, filho de Francisco Batista de Morais e Balbina Pereira de Morais. Faleceu em Campina Grande, em casa de uma prima, no dia 30 de julho de 1944.

Antonio Silvino (em pé segundo a esquerda)Apelidado de Batistinha ou Nezinho, inicia-se no cangaço em 1896, juntamente com o irmão Zeferino, após a morte do pai, o bandoleiro "Batistão do Pajeú".

Adota o nome de guerra de Antônio Silvino em homenagem a um tio, Silvino Aires Cavalcanti de Albuquerque, também bandoleiro. Por outros, é apelidado de o "Rifle de Ouro". Conforme a pesquisadora da Fundaj, Semira Adler Vainsencher, ele representou, um pouco antes de Lampião, o mais famoso chefe de cangaço, substituindo cangaceiros célebres tais como Jesuíno Brilhante, Adolfo Meia-Noite, Preto, Moita Brava, o tio - Silvino Aires - e o próprio pai.

Entre suas façanhas, arrancou os trilhos, prendeu funcionários, e sequestrou engenheiros da Great Western, que implantava o sistema ferroviário na Paraíba.

Nesse estado, um dos seus maiores perseguidores, nos primeiros anos do Séc. XX, foi o Alferes Joaquim Henriques de Araújo, que mais tarde viria a ser Comandante da Polícia Militar paraibana (Major Joaquim Henriques). Em Pernambuco, uma década depois, foi perseguido pelo Alferes Teófanes Ferraz Torres, delegado do município de Taquaritinga, que finalmente o prendeu em 1914, no governo do Gal. Dantas Barreto.

Tornando-se o prisioneiro número 1122, da cela 35, do Raio Leste da antiga Casa de Detenção do Recife, teve comportamento exemplar. Em 1937, recebe um indulto do presidente Getúlio Vargas, pondo-o em liberdade.Origem: Wikipédia

3 comentários:

Unknown disse...

Eduardo!

Que presente você me dá! Essas charges falam mais que palavras. E com humor!

Não sabia que havia cangaceiros, além do Lampião. Depois de aprontar, tem um comportamento exemplar e ainda recebe indulto de Getulio!!!!

è nada muda mesmo. Conheci, visitando esta antiga Casa de Detenção, em 2005. Eles abriram ao público, mas mantiveram as celas sujas etc...

Muito BOM!

Adorei!

Beijos

Mirze

Anônimo disse...

ADOREI!
SIMPLESMENTE, BESTIAL!

lyjessie disse...

É tão bom saber que seu sangue corre pelas minhas veias!!