segunda-feira, 20 de junho de 2011

As grandes invenções da humanidade

Livro: As grandes invenções da humanidade
Número de páginas: 360
Editora: Larousse
As invenções que mudaram a vida de todos nós
Recontando a história de 150 invenções, este livro discorre sobre descobertas fundamentais, como o fogo, a agricultura, a roda, a escrita, a metalurgia, o zero... Mas as invenções “menores”, que afetam – ou até transformam – a nossa vida cotidiana a ponto de ser difícil nos imaginarmos hoje sem elas, não são esquecidas: o fósforo, o elevador, o aspirador, a caneta-tinteiro...

Enfim, invenções mais recentes, como telefone celular, internet, televisão digital, todas derivadas de tecnologias que invadem nosso cotidiano, são alvo de atenção especial.

E se a questão do estatuto da ciência em relação à moral se apresenta hoje de maneira mais controversa e fecunda, notadamente no campo das ciências da vida (clonagem, transgênicos...), a grande história da inteligência humana permanece em marcha, sempre imprevisível, sempre apaixonante...

Tecnologia: uma mudança radical que veio para facilitar, compreender e acelerar o desenvolvimento mundial.

Por mais longe que voltemos na história do homem, sempre encontraremos um embrião de civilização. Mas nunca saberemos como, ao longo da pré-história, a arte de acender o fogo e de usá-lo foi elaborada, não somente para atender necessidades domésticas, mas também para as primeiras operações industriais: endurecimento da ponta das varas de madeira, extração dos metais, cozimentos de cerâmicas... Do mesmo modo, sempre ignoramos como o homem aprendeu a caçar, a criar gado, a cultivar plantas, a reunir fibras vegetais. No entanto, foi essencialmente por essas aquisições que o homem se fez homem e começou a aventura de civilizado.

SOBRE O LIVRO
A imprensa foi inventada por Gutenberg?
Onde começou a agricultura?
Quando surgiu a primeira máquina de escrever?
Como foi criado o avião?
Quem inventou a internet?
Essas e muitas outras questões são abordadas nessa obra que oferece ao leitor, simultaneamente, uma visão panorâmica do conhecimento humano e o prazer de um relato claro e delicioso. As 150 invenções que revolucionaram a ciência e nosso cotidiano, mentes originais, autodidatas e pesquisadores obstinados são personagens dessa obra, um registro vivo e interessante da grande epopeia técnica da humanidade.

Uma aceleração no desenvolvimento técnico torna-se perceptível desde o início da Idade Média. E é no decorrer da Idade Média que aparece o maquinismo, que toma a dianteira sobre a energia muscular da época arcaica, e uma nova atividade: a construção das máquinas. Por outro lado, as sucessivas inovações vão se integrar ao sistema técnico existente sem ameaçar o equilíbrio dele.

É difícil dar uma definição simples dessa etapa que ainda vivemos. O termo tecnologia resume um modo de pensar, de analisar e de criar no qual o enfoque científico tem um lugar primordial, sem obscurecer o da execução técnica.

Entre os avanços tecnológicos da Primeira Guerra Mundial, o mais espetacular foi o desenvolvimento das telecomunicações. Outras inovações procedem das duas guerras, como os radares e os sonares, as turbinas de avião, os engenhos da astronáutica, as aplicações civis e militares da energia nuclear, entre tantas outras. Assiste-se a uma aceleração sem fim do progresso técnico? As últimas décadas parecem marcadas pela emergência de um sistema chamado “tecnociência”. Por esse termo se entende um conjunto no qual cooperam instituições, pesquisadores e engenheiros a fim de utilizar recursos da ciência e da técnica para aplicações precisas.

Hoje, porém, os avanços da tecnologia militar suscitam tantas inquietações quanto os das técnicas industriais otimizadas, que reduzem o trabalho humano por razões econômicas e acarretam sofrimento social. A partir do momento em que uma aplicação é tecnicamente viável, passa, por isso mesmo, a ser desejável. Mas muitos são os que temem que, a partir do momento em que se tornam exequíveis, todas serão, um dia, realizadas...
Revista Língua Portuguesa

Nenhum comentário: