segunda-feira, 23 de julho de 2012

As realizações da revolução bolchevique, segundo Lenine (1921)


Documento

Fizemos uma obra gigantesca na transformação socialista da sociedade, […] varremos por completo da face da terra russa os latifundiários e todas as suas tradições. […] Lutámos e continuamos a lutar seriamente contra a religião. Demos a todas as nacionalidades não russas as suas próprias repúblicas ou regiões autónomas. Na Rússia não existe já a restrição dos direitos da mulher. […] O regime soviético é o 
máximo de democracia para os operários e os camponeses e, ao mesmo tempo, significa o aparecimento de um novo tipo de democracia: […] a democracia proletária ou ditadura do proletariado. […] A última tarefa é a construção económica, o lançamento dos alicerces económicos do edifício novo, socialista […]. É nessa tarefa que temos sofrido mais insucessos e cometido mais erros. […] Contávamos que, com imposições diretas do Estado proletário, poderíamos organizar de maneira comunista, num país de pequenos camponeses, a produção estatal e a distribuição estatal dos produtos. A vida mostrou o nosso erro. […] E nós pusemo-nos a estudar uma nova viragem, a «nova política económica». […] O incentivo pessoal eleva a produção; nós necessitamos, antes de mais nada e a todo o custo, de aumentar a produção.
Discurso de Lenine no 4.º aniversário da Revolução de Outubro, in www.marxists.org (consultado em 03/02/2012) (adaptado)
EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

Nenhum comentário: