segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Quem foi Lutero?

Martim Lutero nasceu em Eislebem (Saxônia), em 1483. Era o filho primogênito de um camponês enriquecido ao se tornar proprietário de pequenas minas. Recebeu educação religiosa severa e metódica até alcançar o grau de Doutor em filosofia, em 1505, na Universidade de Erfurt. Nesse ano, sentindo-se ameaçado por uma tempestade quando viajava de Mansfeld a Erfurt, fez uma promessa a Santa Ana de que, se sobrevivesse à tempestade, viraria monge. Cumpriu a promessa e entrou na Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho.
Por sua personalidade intransigente, o problema da salvação espiritual tornou-se verdadeira obsessão para Lutero.
Polemista implacável, chegou a dizer que o papado fora fundado em Roma pelo Diabo. Ao mesmo tempo, em linguagem adocicada, expôs no Pequeno Catecismo, de 1529, seu propósito central de educar as crianças e as pessoas simples nas verdades cristãs.
No auge da Reforma, casou-se com uma freira que se refugiara no convento de Wittenberg, Catarina de Bora, com quem teve seis filhos. Para certos historiadores, tornou-se um reformador acomodado e cada vez mais convencido de sua infalibilidade. Seus inimigos o chamavam, ironicamente, de `o papa de Wittenberg`.
No final de sua vida, passou a beber e a comer em excesso, engordando muitíssimo.
Morreu em 1546.

Vainfas, Ronaldo e outros, História – Volume 1. Ed. Saraiva, 2010.

Um comentário:

Amanda Silva disse...

ótimo blog de história!