quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Notícias História Viva


Filosofia no dia-a-dia
Leandro Narloch


O Porco Filósofo
Julian Baggini, Relume-Dumará, 305 páginas.

Como construir um quadrado redondo? Tudo que não é racional é mesmo irracional? Se Deus existe, as ações do bem que ele manda fazer são do bem porque ele manda ou ele manda porque são do bem? O livro do filósofo inglês Julian Baggini reúne 100 dilemas de lógica e questões tostines como essas. Baseado ou em Platão ou na TV, ele bota abaixo nosso jeito de pensar. Mostra, por exemplo, que a Teoria da Evolução é tão crível quanto a idéia de que os americanos não foram à Lua.

Frase: "Talvez sejamos mais aptos a sobreviver se aceitarmos algumas falsidades como obviamente verdadeiras."

Por que é imperdível: Porque sim. Ou não?



• O porco que dá nome ao livro vem de uma história do ficcionista Douglas Adams: um porco modificado geneticamente para desejar ser comido. Será que os vegetarianos poderiam apreciá-lo sem grandes crises?

• O livro ensina a criar frases que parecem sábias. Escolha um tema, como "poder". Depois, junte palavras antagônicas e pronto: "Só o impotente conhece o verdadeiro poder".

• Baggini mostra que nem tudo que não é verdade é falso. Se a frase "o rei da França é careca" é falsa, "o rei da França não é careca" deveria ser verdadeira. Errado: como não há rei na França, ambas não são nem verdade nem mentira.
Revista Superinteressante

Nenhum comentário: