sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Guerra civil americana

A Guerra civil americana de 1861 a 1865 apresenta grande importância, pois marca profundamente a sociedade norte-americana que até este momento tinha resolvido os problemas internos através de processos pacíficos de negociação, conchavo e votos ou simplesmente escamoteados. Assim, a guerra prova que o sistema político falhou.
O total de mortos no conflito gira em torno de 618.000 americanos, para se ter uma idéia de sua importância, superou o número de americanos mortos na 1 guerra mundial (125.000), 2 guerra mundial (322.000), guerra da Coréia (55.000) e guerra do Vietnã (57.000).
Está guerra lembra as tentativas de separatistas no Brasil (Confederação so Equador, República Piratini e Catarinense) com separação dos estados do norte, fundando os Estados Confederados Americanos (ECA).
As causas desta guerra estão associadas as diferenças internas entre o norte e sul dos EUA:
* tarifa de importações - o Norte queria alta para proteger suas manufaturas das importações, enquanto o Sul queria baixa para poder importar seus produtos a um baixo preço;
* questão do acesso a terra a preços elevados - o Norte receava que a facilidade de acesso poderia encarrecer a mão-de-obra ou a falta em suas fábricas, enquanto o Sul, pequenos proprietários do norte, operários e imigrantes defendiam as terras baratas;
* questão dos bancos e do dinheiro;
* melhoramentos internos
* escravidão.

Mais informações - Eisenberg, Peter louis. Guerra civil americana. Brasiliense, 1985.

Nenhum comentário: