Maria Helena Camara Bastos
Resumo
Durante longo tempo, a sociedade ocidental refutou a igualdade de instrução para os dois sexos. A longa dominação da Igreja Católica sobre a educação explica o privilegiamento da formação masculina, ou seja, dos futuros padres. Na Renascença, raros são os humanistas, como J. J. Vives ou Tomas Morus, a defender uma educação igual para mulheres e homens. Um espírito liberal como Erasmo também duvidou do interesse das meninas em aprender o latim (Bastos; Garcia, 1999, p. 79).
Angèle Mérici e sua congregação das Ursulinas, fundada em 1536, traçou, por três séculos, o programa comum de ensino para as mulheres: “ler, escrever, trabalho em agulha e instrução religiosa”, para formar as boas (futuras) mães cristãs, na falta de fazer piedosas noviças, cuja instrução tinha uma finalidade eminentemente endógena (Chassanges, 1983, p.10). Tanto Fénelon como a Marquesa de Maintenon não mudaram essa orientação, persuadidos que estavam que saber ler, escrever, costurar, cantar e rezar eram suficientes para a reprodução sociocultural (Bastos; Garcia, 1999, p. 78).
A partir do estudo que realizamos sobre a circulação da obra “As Aventuras de Telêmaco” (1694-98), de François Salignac de la Mothe Fénelon (1651-1715), no Brasil e, principalmente, da sua apropriação escolar (Bastos, 2009), nos questionamos sobre seu outro sucesso no século 17 - “De l’éducation des filles” (1687-1696), um clássico sobre a educação feminina. Procuramos por uma tradução para o português, localizando um exemplar na Bibliothèque nationale de France (BnF) de 1852. O qual reproduzimos para o leitor brasileiro.
Hoje, o que poderíamos dizer sobre a leitura de “Da educação das meninas”? Essa obra é um discurso fundador sobre a educação das mulheres e contribui para a compreensão da historicidade dos processos discursivos sobre como as questões de gênero se relacionam e como contribuem para tecer e homogeneizar a memória de uma época. Além disso, fazendo uso das palavras de Calvino (2006, p. 137), Fénelon foi “autor de um afresco do seu tempo”, construindo um texto repleto de conteúdos/ mensagens, pleno de sentidos e marcando uma concepção de educação de que “a virtude pode ser ensinada e que o vício é conseqüência da ignorância” (Brum, 1995, p. 57).
2 comentários:
If you're looking to burn fat then you absolutely have to try this brand new personalized keto diet.
To produce this keto diet, licensed nutritionists, fitness couches, and top chefs united to produce keto meal plans that are useful, painless, price-efficient, and delicious.
From their grand opening in January 2019, 1000's of people have already remodeled their body and well-being with the benefits a proper keto diet can give.
Speaking of benefits; in this link, you'll discover 8 scientifically-certified ones given by the keto diet.
This is how my associate Wesley Virgin's story begins in this SHOCKING AND CONTROVERSIAL video.
As a matter of fact, Wesley was in the army-and soon after leaving-he found hidden, "SELF MIND CONTROL" tactics that the government and others used to get whatever they want.
As it turns out, these are the exact same secrets tons of famous people (notably those who "became famous out of nothing") and elite business people used to become wealthy and famous.
You probably know that you use only 10% of your brain.
That's mostly because the majority of your brainpower is UNCONSCIOUS.
Maybe that conversation has even occurred IN YOUR very own brain... as it did in my good friend Wesley Virgin's brain around 7 years ago, while riding an unregistered, beat-up trash bucket of a car with a suspended license and $3 on his bank card.
"I'm so fed up with going through life paycheck to paycheck! Why can't I turn myself successful?"
You took part in those types of questions, ain't it so?
Your success story is waiting to start. All you need is to believe in YOURSELF.
CLICK HERE TO LEARN WESLEY'S SECRETS
Postar um comentário