segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Soldados de Salamina


Soldados de Salamina:
a Guerra Civil Espanhola e a Escrita da História
Rafael Hansen Quinsani
Universidade Federal do Rio Grande do Sul


Resumo:
A Guerra Civil Espanhola e a instalação da ditadura franquista marcam o processo histórico espanhol e a elaboração da sua escrita no período posterior. A análise do filme Soldados de Salamina (David Trueba, Espanha, 2003) abre uma possibilidade de enfoque sobre a Guerra Civil Espanhola e sobre a escrita da história. Deste item, diversos pontos podem ser debatidos: a questão da narrativa, a objetividade e subjetividade, a testemunha como fonte histórica, a memória e sua relação com a história e a micro-história e a biografia. Ressaltasse, também, como o cinema trabalha e imbrica esses elementos e sua possibilidade de abordagem como fonte histórica.



O filme Soldados de Salamina, (David Trueba, 2003) tem seu roteiro baseado no livro homônimo e Javier Cercas publicado em 2001. O sucesso do livro contribuiu para sua rápida transposição para o cinema. O filme aborda a história de uma escritora – Lola, (Ariadna Gil) - que passando por uma crise criativa necessita trabalhar em um jornal, e também dá aulas de literatura numa universidade. Ao receber uma encomenda do editor do jornal para escrever um artigo sobre a Guerra Civil Espanhola (GCE) ela acaba se deparando com a história do poeta e escritor falangista Rafael Sanchez Mazas. O fato de ele ter sobrevivido ao fuzilamento realizado pelos republicanos leva-a a uma busca por sua história e pelo soldado que não o executou. Com esses elementos tem-se o debate sobre qual deve ser o papel do escritor e a busca pelas suas entranhas emocionais. Isto incluiu uma reflexão sobre sua sexualidade (aonde se insere a cartomante Conchi e o aluno Diego), seus anseios e suas realizações sociais. Nesse trajeto, acaba deparando-se com Mirralles, um sobrevivente da GCE que ela acredita ser o soldado e herói que sua história precisa.
A abertura com imagens em preto e branco, mostra uma série de corpos envoltos de lama e barro. Um corte e somos transferidos para um ambiente contemporâneo, onde Lola demonstra falta de inspiração para escrever. Temos aí a apresentação do personagem central e condutor da história, calcada numa diferenciação de contextos que insere a temática do filme.
A próxima cena mostra uma sala de aula onde Lola indaga aos seus alunos o que leva um personagem a agir. Percebemos que o que estamos vendo é um filme, com todas suas limitações e adaptações sobre o real. Todavia, Lola não tarda em comparar personagens literatos com pessoas reais, argumentando que ambos estão vivos. O discurso do personagem acrescenta-se ao modelo discursivo fílmico, que traz no seu cerne a "impressão da realidade" (ROSSINI, 1999:42-59).
A imagem inicial é reativada na mente do espectador, quando o editor de Lola pede-lhe uma matéria sobre a GCE. Mas ele quer algo literário. Lola se dirige a uma biblioteca para pesquisar sobre o assunto. A cena seguinte mostra Lola lendo sua reportagem para o pai, que se encontra num asilo. Não visualizamos a escrita do texto, ele nos é apresentado pronto. O texto apresenta dois personagens e aproxima suas histórias e vivências: o emblemático poeta e escritor republicano Antonio Machado, que morreu na fronteira da França; e o escritor e poeta R.S. Mazas um dos fundadores da Falange Espanhola, que após ser detido pelos republicanos foi fuzilado mas escapou com vida. Ao se esconder foi ajudado duas vezes, uma quando um soldado republicano ao avistá-lo não o denunciou para os demais e outra quando três homens (os "amigos del bosque"), lhe deram abrigo.
Após Lola realizar sua pesquisa em bibliotecas, livrarias e colhendo depoimentos, inicia a escrita do texto. Surge então a temática da FE. Seu programa propunha a propagação de uma Espanha expansionista, o anticomunismo, e o combate a todos os valores da esquerda republicana. Franco, oportunamente assume alguns dos preceitos ideológicos da FE, e a incorpora no sistema de poder
como uma aliada estratégica, mas afasta-a de qualquer possibilidade de poder maior.
Com Franco assumindo o poder, a tortura e a repressão são institucionalizadas. A lógica "vencedor X perdedor" é colocada no início do governo. Entre 1939 e 1940 duzentos e setenta mil refugiados republicanos povoaram os caminhos que levaram ao exílio. Trinta e cinco mil republicanos foram executados, cinqüenta mil na década posterior ao fim da guerra. (CASANOVA, 2005:55) Franco, para se manter no poder, precisava renovar o discurso de guerra a cada dia, intensificou, assim, o processo de autoritarismo.
No filme, o lado republicano é apresentado quando Lola encontra Mirallles, que ela acredita ser o soldado que salvou R.S. Mazas. Sua presença coloca a dualidade esquerda-direita, não aprofundada pelo filme. As ideologias de esquerda são apresentadas como velhas e inoperantes, mas a forte presença de Miralles e a busca idealista de Lola equilibram as abordagens do filme. Neste ponto, pode ser traçada uma analogia com a decadência dos modelos explicativos históricos e uma atuação intelectual não engajada.
Lola não se apresenta como historiadora, mas como romancista e jornalista. Contudo, ela busca abordar os fatos verídicos e fundamentais na história da Espanha. A antítese fato/ficção é colocada já nas primeiras cenas do filme. A diferenciação da História como representação da verdade e ficção como representante do "falso" começou a se operar no século XIX, quando a primeira objetivou sua fundamentação e legitimação como disciplina. Essa diferenciação delimita a metodologia e o código de ação dos historiadores que se manifestam na forma de escrita do texto e nos elementos estéticos. Após 1950, ocorreu uma ruptura que desviou e modificou o enfoque dos temas pesquisados. Os objetos agora não se vinculavam aos macro-sistemas, que associados ao descompromisso e a descrença, causou grande impacto e uma reação de parte do meio histórico. Este debate não deixou de estender-se ao meio social, ampliando o papel da história e sua estética. Essas novas narrativas operaram de forma diferente das tradicionais, com um enfoque centralizado nos atores anônimos, de forma analítica e descritiva, dando importância aos significados simbólicos e aos comportamentos inconscientes. (CEZAR, 1998:170-171)
No filme esse embate entre a "objetividade" da escrita da história X seus "adversários subjetivos" é inserido por Conchi, que não desiste de atrair Lola para seus propósitos. A idéia da história como sendo uma leitura mais difícil e menos prazerosa de se executar do que num romance é apresentado quando Lola, ao carregar uma mala com livros para sua pesquisa é indagada por Conchi: "- Você
tem um cadáver ai dentro?" ao que Lola responde: "- Mais ou menos". Ela pede, então, que se envolva e participe da história. Que sua subjetividade esteja presente, pois a descrição mais objetiva tira a emoção e o interesse da leitura. Lola responde: "- Não quero um romance. Eles (os outros escritores) sabiam escrever, são gênios, eu escrevo como posso". Para a escrita literal Lola coloca a necessidade de se ter um grande talento, já para a história, esse elemento não é necessariamente necessário, pois sua escrita está podada da inspiração e do desenvolvimento estético. Executa-se uma crítica dos acontecimentos passados abordados pela história, fator que reflete a pouca importância que a sociedade contemporânea atribui ao passado e ao desenvolvimento de seu processo.
Outro ponto destacado no atual processo metodológico da história diz respeito a abordagem de um indivíduo ou de um grupo para exemplificar um contexto, a Micro-história. A busca pela história de R.S. Mazas e de Miralles é um traço deste novo enfoque metodológico, que se caracteriza fundamentalmente pela redução da escala de observação. O resgate da história de R.S. Mazas e de Mirallles busca satisfazer questões mais amplas, mas seu enfoque está desviado das questões referentes à GCE e ao contexto macro para questões existenciais do indivíduo.
O enfoque nos atores sociais também aponta para a renovação da biografia dentro da esfera historiográfica. Uma questão metodológica a ser observada pela biografia é o cuidado de não abordar os indivíduos como autômatos dentro do contexto pré-concebido. No filme isso não ocorre, pois o contexto da GCE não é o que possui o enfoque principal. Lola busca nos personagens respostas para seu contexto e deseja que eles correspondam a suas idealizações.
Ao destacar o papel dos indivíduos ressalta-se também a questão de gênero, principal diferenciação do livro com o filme. No romance de Javier Cercas o narrador e personagem principal é masculino, no filme feminino. Este fator está associado a abertura do debate em torno da questão que foi levantado nas últimas décadas. A busca de respostas de Lola para suas questões existenciais traz uma comparação entre a escolha que deve ser feita entre a forma de escrita do seu livro e sua opção sexual, colocada, em discussão no filme.
O destaque dado ao indivíduo na história e a inserção de depoimentos de personagens vivos coloca o debate sobre os usos da memória e o papel da testemunha na metodologia histórica. As gerações mais jovens encontram-se mais afastadas da vivência do período franquista e os mais velhos já não se lembram ou querem esquecer estes fatos. A busca de Lola pelos elementos da GCE associados a sua busca pessoal se insere dentro de um contexto pós-franquista que busca
estabelecer um espírito de consenso para uma re-interpretação da GCE. Este espírito permite afastar da memória o horror ainda presente da era de Franco.


Matéria completa http://oolhodahistoria.org/n13/artigos/rafael.pdf


Revista O Olho da História

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