domingo, 21 de novembro de 2010

Medicina no Ocidente Medieval


Galeno de Pérgamo (ca 129/130-199/200) domina a ciência médica até 17º século.Segundo suas teorias, a fisiologia é controlado por quatro humores, que correspondem aos quatro elementos aristotélicos - água, ar, terra, fogo - compõem o universo. O desequilíbrio de humores causou a doença. A terapêutica é baseada na réceptaires, coleções de receitas simples e antidotaries contendo uma preparação complexa. No início da Idade Média, os mosteiros assegurar a preservação de uma parte do antigo patrimônio. A recepção da medicina greco-árabe para o 11º-12º séculos foi um marco na evolução da disciplina. Medicina ensinado nas universidades é escolástica. É no campo da cirurgia como a Idade Média vai ser mais criativos.

Examen des urines


"Exame de urina". Johannes de Kethama, fascículo Medicina, Veneza, João e Gregoriis irmãos Gregory, 1495 (Biblioteca de filosofia e letras em geral, incunábulos XV. B 56, fol. 2r)

"Homem do zodíaco." Johannes De Kethama, medicina fascículo, Veneza, João e Gregoriis irmãos Gregory, 1495 (Biblioteca de filosofia e letras em geral, incunábulos XV. B 56, fol. 8r). Na Antiguidade e na Idade Média, muitas interferências e da medicina e da astrologia, seja para prever a evolução de uma doença, ou adequar a dieta para determinar os dias auspiciosos de hemorragia.

bases filosóficas de Hipócrates e Galeno herdada

De acordo com uma tradição que remonta a Hipócrates (5º século aC). medicina está dividida em três partes: a dieta, medicamentos e cirurgia. Os antigos atribuíram grande importância à dieta, tomado em seu sentido mais amplo, pois pode evitar muitas doenças.

Em 2º século dC, o médico grego Galeno resume os conhecimentos de medicina desde Hipócrates. Deixando de lado as críticas de Paracelso, ele vai desfrutar de autoridade inquestionável e dominar o pensamento médico até 17º século.

A base filosófica da medicina farmacêutica é o sistema aristotélico de quatro elementos que compõem o universo : água, ar, terra e fogo. Cada um desses elementos da ação do ensino fundamental - um ativo e outro passivo - um produto indiferenciado. Assim, a água é fria e úmida, o ar quente, o solo úmido é frio e seco eo fogo quente e seco. Na medicina, o corpo humano é composto dequatro humores que são uma espécie de forma orgânica dos quatro elementos. Fleuma é fria e úmida como a água , o sangue é quente e úmido como o ar , bile negra é frio e seco como a terra , amarelo como quente e seco, o fogo bile. Em pessoas saudáveis, a prevalência de humor determina sua aparência, ou o seu temperamento. Existem quatro temperamentos, o fleumático, o sanguíneo, o melancólico eo colérico ou bilioso (América colera, bile amarela).

A vida, lugares, clima e estações do ano, também está sujeito às qualidades mudança, a influência sobre o corpo. O inverno é frio e úmido como catarro (resfriados), a primavera é quente e úmido como o sangue, o verão quente e seco bile amarela, e no outono é frio e seco, a bile negra. Finalmente, os complexos estão mudando na vida do homem: a criança tem a tez da Primavera, o adolescente que o verão, o homem maduro do que a queda anterior e inverno.

A saúde ea doença dependem do equilíbrio de humor e qualidade. Se o quadro se agrava o desequilíbrio, as doenças nascido, quente, frio, úmido ou seco, que vai curar com remédios, com o oposto composição elementar : frio e úmido da doença, portanto, requer soluções quente e seco.

Para permanecer saudável, o homem deve adoptar um estilo de vida adequado ao seu temperamento, sua idade e meio ambiente.A dieta induziu uma literatura abundante, o que irá resultar na proliferação de planos de saúde, algumas personalizadas.

Abricots Gaudia
Esquerda: "amoníaco ou damasco. O damasco é frio e úmido. Quem quer comer absolutamente necessário ter o estômago vazio e beber um bom vinho. É usado principalmente como um emético. Sanitatis Tacuinum, XIVe Century (Biblioteca de filosofia e letras em geral, MS.. 1041, 7r fol.) -. "At" ou Gaudia doirte alegria Joy exalta a força vital. Se se multiplica, ela causa a morte. Portanto, a prática da moderação. Sanitatis Tacuinum, 14th Century (Biblioteca do geral e filosofia, literatura ms.1041 art. 65R). Lembre-se que planos de saúde e medieval antiga visão do homem como um todo alimentares, exercício e emoções.

Farmacológicas da literatura antiga e medieval contém dois tipos básicos correspondentes a dois tipos de medicamentos : a simples (um ingrediente usado sozinho), conforme descrito em herbários e os compostos (associações simples), gravado em réceptaires e antidotaries.

Por herbário, isso significa um diretório que lista em ordem alfabética das iniciais, simples plantas, animais e minerais utilizados na farmácia. A planta simples predominam em grande parte, daí o nome " herbário ". O mais antigo herbário preservada e mais famosos são os cinco livros do De Materia Medica escrito no primeiro século dC por Dioscórides de Pedanios Anazarba. Traduzido para o latim no 6º século, em árabe a 8ª, Dioscorides controle de farmacognosia até 16º século, como evidenciado pelo número considerável de manuscritos e edições. O réceptaires são coleções de composições elementar, compreendendo um pequeno número de ingredientes e operações, locais e materiais baratos. O antidotaries, no entanto, cobrar " grandes composições ", freqüentemente chamado de" um inventor "e comemorado com muitos ingredientes, muitas vezes exóticos e caros.

vinaigre Genet
Esquerda: "acetum ou vinagre. O vinagre é frio e seco no segundo grau. É bom contra vômitos e diarréia. Pressionada contra a face do paciente, ele cuida da letargia e histeria. Livro dos medicamentos simples. Codex bruxellensis IV 1024, 15º Século (ed. fac-símile Opsomer C., 1980, fol 18R).. - Direito: A vassoura é quente e seco no segundo grau e está bem urinar. A vassoura é eficaz no tratamento de, stangurie pedra e disúria. A decocção das flores trata escrófula. Livro dos medicamentos simples. bruxellensis Codex IV, 1024, 15º século (ibid.art. 98V).

Medicina convento, principalmente até 11º século

Ricota

O desaparecimento do Império Romano em 476 dC. Dificulta seriamente a transmissão do conhecimento médico da West Greco-romana. Inicialmente, o relé é fornecido por uma escola médica latino-ativo, no Norte de África a partir de 4ª a 7ª século. Graças a ela, e as traduções do latim grego tratados médicos resumos são enviados para a Europa Ocidental, onde o conhecimento de grego foi perdido. Estes remanescentes da antiga ciência são piedosamente recolhidos e copiados indefinidamente nos mosteiros. A intervenção dos monges vai muito além do simples backup. Sob sua liderança, o conhecimento médico cresceu modestamente, através do intercâmbio de informações entre os mosteiros, entre o scriptorium ea biblioteca, por um lado, a enfermaria e ao jardim de plantas medicinais, por outro. É por isso que os historiadores chamam esse períodoMönchsmedizin.

Noarmarium monástica comumente encontrados nos textos atribuídos a Galeno, o de História Natural de Plínio, o Velho (1º século), Liber medicinalisQuintus Serenus Sammonicus (2º século), De Morbis Acutis de Caelius Aurelianus (5º século), as Etimologias de Isidoro de Sevilha (7º século), etc.

Compilação e empirismo dar nascimento a novas obras, como, por exemplo, tanto réceptaires Abadia de St. Gall, que datam do 9º século, o De Rerum Natura de Raban Maur (9º século) ouHortulus de Walafrid Estrabão (9º século), que provavelmente descreve o jardim da Abadia de Reichenau.

"Recocta ou ricota. A ricota foi frio e úmido. Ele nutre o corpo, mas são difíceis de digerir e causa uma doença biliar. Ele elimina a nocividade com manteiga e mel. Sanitatis Tacuinum, XIVº século (Biblioteca de filosofia e letras em geral, ms. 1041, fol. 40V).

Introdução da medicina greco-árabe para a 11ª e 12ª séculos

Traduções árabe-latina no Ocidente entrar na 11ª e 12ª séculos, marcou um ponto de viragem na evolução da medicina medieval.Por fim, ela retornou com a medicina grega e da ciência descobre o conflito árabe-islâmico. A recepção da medicina árabe foi iniciado no final de 11º século pela atividade de grande tradução de Constantino, o Africano (c. 1015-1087), um comerciante de origem norte-Africano, que se tornou um monge em Monte Cassino . No século seguinte, em Toledo, Gerard de Cremona traduziu as obras de Rhazes (865-925), o Canon de Avicena (980-1037), a cirurgia Abulcasis (AC 940-1013).

Apothicaire

A Escola de Salerno, já famoso entre os 10º século, para a habilidade de seus médicos, preparando a integração da medicina nas universidades.Salerno medicina baseada em um vasto conjunto de tratados elaborados a partir de 11º século e 12ª instrução é fornecida. As obras principais são : a dietética, o Regime Sanitatis Salernitanum ou Plano de Salerno, popular até 19º século, como evidenciado por centenas de manuscritos e cerca de 240 volumes , farmacologia, o Nicolai Antidotarium e simpli Lieber medicina ouCirca momentos de Matthaeus Platearius (12º século). Traduzido em todos os idiomas europeus, constantemente enriquecida sua tradição manuscrito, eles são, com Dioscorides, o fundamento da arte speciarius da Idade Média.

O boticário remédios feitos conforme prescrito pelo seu médico. Sanitatis Hortus. De ervas e plantas. De animalibus e reptilibus. Lapidibus de terra e em Venis nascentibus.De urina e earum speciebus, [Strasbourg, Jean Prüss, 1497] (Biblioteca Geral de Filosofia e Letras, incunábulo XV. B 43, fol. 333v).

Universidades

Em 13º século viu a criação de universidades. Quatro grandes universidades partilhar um monopólio virtual sobre assuntos médicos: o mais velho, de Bolonha, fundada no final de 11º século, Pádua, Montpellier e Paris. filosofia natural de Aristóteles, que permeia profundamente o ensino universitário, provoca o aparecimento de uma medicina escolástica. Ensinar é principalmente ler e fazer a exegese dos tratados de Hipócrates, Aristóteles, Galeno e Avicena, e inúmeras revisões a eles dedicado. Os pontos de desacordo entre as diversas autoridades, destacou durante a lectio, dar origem a um exercício de retórica popular: a disputa.

preocupações práticas não estão ausentes

De fato, uma literatura medieval típica se desenvolve a partir da tarde 13º século, que de consilia. O consilium é uma consulta para a escrita feita para um caso específico, que descreve os sintomas, o diagnóstico, determinar a dieta prescrita e medicamentos.

No entanto, é a cirurgia que mais progressos estão a surgir. Há o uso de uma esponja soporífera, embebidos em, meimendro ópio e mandrágora, para sedar o paciente antes da operação. As propriedades narcóticas destas plantas eram bem conhecidos dos antigos, mas fazer esta esponja e secas após o uso e imersos em água morna para recuperar a sua eficácia em uma nova operação é nova.

Dissection

No último trimestre de 13º século, dissecações humanas foram feitas enquanto o conhecimento anatômico dos antigos foram baseadas na dissecação de animais, incluindo macacos e porcos.Em Bolonha, Mondino de Luzzi (1275-1326) fixado em um pequeno tratado o seu método e suas observações sobre a dissecação de duas mulheres mortas. A proliferação das autópsias não terá um efeito imediato em estudos anatômicos. Preocupado, o peso esmagador de Galeno: os dados que contradizem a experiência do mestre são considerados exceções à natureza ....

dissecação humana aparece no final de 13º século. Bartholomaeus Anglicus,proprietatibus De rerum, francês, Lyon, Mateus Huss, 1487 (Biblioteca de filosofia e letras em geral, incunábulos XV. A 30, fol. 39R)

Henri de Mondeville usa um ímã para remover partículas de metal apresentado nas feridas. Ele salienta a necessidade de ligadura das artérias antes da amputação. Guy de Chauliac (ca 1298-1368) inventa um sistema de polias e contrapesos que facilita a respiração de um paciente que sofre de costelas quebradas. Ele é o autor de Chirurgia magna ou cirurgia de grande porte, abundantemente traduzidas e impressas, o que é considerado o melhor livro de cirurgia para Ambroise Paré.

Carmélia Opsomer
Fevereiro 2010

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Carmélia Opsomer, membro da Academia Real da Bélgica, ensina a história do livro e das bibliotecas e dahistória do livro na época do Renascimento na ULG. Seus principais interesses de investigação incluem a história da ciência e da medicina, bem como as bibliotecas antigas (15º-18º séculos).
Bibliografia
História do pensamento médico no Ocidente s.dir. Mirko Drazen Grmek, Paris, 1995.
Carmélia Opsomer, A arte de viver saudável. Fotos e receitas da Idade Média: o Sanitatis Tacuinum (manuscrito 1041) Biblioteca da Universidade de Liege, Alleur, 1991.
Nancy Siraisi, Early Medieval e do Renascimento Medicina. Uma Introdução ao Conhecimento e Prática, de Londres, Chicago, 1990.
Livro dos medicamentos simples. Bruxellensis IV Codex 1024, ed. fac-símile, com textos e comentários Carmélia Opsomer, Antuérpia, 1980, 2 vols.
http://culture.ulg.ac.be

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