Beatriz Santomauro (bsantomauro@abril.com.br). Com reportagem de Luana Villac e Rita Trevisan
Sim. A primeira investida brasileira sobre o território vizinho aconteceu em 1811, no governo de dom João. A invasão era uma medida preventiva, pois o monarca temia que o movimento pela independência daquele local - liderado por José Artigas e que se alastrava em direção às Províncias Unidas do Rio da Prata, atual Argentina - chegasse ao país. Para a época, o discurso republicano e abolicionista era uma ameaça ao nosso governo absolutista e à maneira como a estrutura produtiva do Brasil estava organizada, assentada sobre o trabalho escravo. Como pretexto para a invasão, dom João se apoiou no fato de sua esposa, Carlota Joaquina, ser espanhola e reivindicar para seu país o governo da região. Porém, um ano depois da tomada do território, o governo brasileiro foi forçado a retirar suas tropas. Já em 1817, dom João - coroado como dom João VI - decidiu por nova ocupação militar para afastar de vez a possibilidade de um golpe, movido por forças antiabsolutistas e antiescravistas. Cinco anos mais tarde, o Uruguai foi oficialmente incorporado ao território brasileiro, com o nome de Província Cisplatina (veja no mapa acima), tendo permanecido nessa condição até 1828. Portanto, o controle brasileiro sobre a região, somando-se as duas invasões, totalizou 13 anos. O Uruguai só conquistou a independência do Império do Brasil graças ao movimento separatista local, que proclamou em 1828 a República Oriental do Uruguai.
Fonte: Revista Nova Escola
Caro Eduardo,
ResponderExcluirFiz link deste post na mais recente rubrica do Leituras Cruzadas que costumo publicar no A Nossa Candeia.
Obrigado.
Um abraço amigo.
Eduardo!
ResponderExcluirBom ou ruim, não sei.
O que me vem a cabeça é a nossa floresta amazônica!
Espero que nunca saia daqui, que ela seja sempre nosso pulmão ou sua memória.
Um abraço!
Mirze
Muy interesante este tema. Parece ser que hubo un intento de invasión el siglo pasado (XX) por parte de la junta militar brasileña cuando el débil gobierno uruguayo era asediado por las guerrillas tupamaras. Eran las épocas de gobiernos militares fascistas y gobiernos de derecha como el de José María Bordaberry. ¿recuerdas Dan Mitrione?
ResponderExcluir