sábado, 10 de outubro de 2009

Insegurança Alimentar e os campos de algodão no sul do Chade:complexas relações



Insegurança Alimentar e os campos de algodão no sul do Chade:complexas relações
Geraud Magrin


Palavras-chave:comércio de cereais, Grain Trade, Algodão, algodão, culturas alimentares, fornecimento de alimentos, insegurança, insegurança, relações entre pastores e agricultores, Segurança Alimentar, Sudanian, Relações com os criadores / agricultores

Algodão e segurança alimentar: a notícia do debate do Chade, um velho

Sob o velho debate sobre a concorrência entre os cultivos e as culturas alimentares, o algodão surgiu como uma das especulações mais controversos. Além de seu cultivo forçado passado, ele foi acusado de entrar em concorrência directa com o grão das regiões de savana em que empobrecem o solo, mas especialmente por monopolizar os camponeses da força de trabalho para os principais momentos do calendário agrícola. Essas críticas foram ainda mais veemente do que a prioridade dada ao sector do algodão não é diminuir, apesar das mudanças históricas, das políticas coloniais de "desenvolvimento" para os projectos de desenvolvimento dos Estados Independentes. Em diversos países Africano - incluindo o litoral áreas Sudano-Sahel algodão - foi para os Estados e, por vezes necessária uma única fonte de divisas, depois foi para os camponeses a única maneira de proporcionar um rendimento em dinheiro segurado. Assim, ela manteve-se no centro das estratégias económicas e camponesas do Estado, independentemente da consciência dos seus inconvenientes.

No entanto, esses debates foram ultrapassados, pelo menos em certa medida. Estudos sérios têm mostrado que o desenvolvimento de culturas de rendimento, principalmente de algodão, que muitas vezes levou a uma modernização geral da agricultura (melhoramento das técnicas de cultivo, uso de insumos, a tração animal) e, portanto, um aumento na disponibilidade de alimentos (Schwartz 1987 : 25-36).

No entanto, essa relação virtuosa entre o desenvolvimento das culturas de algodão e de alimentos é menos clara no Chade em outros países (Burkina Fasso, Togo, Camarões, Mali 1). Esta diferença está enraizada em episódios traumáticos que se baseiam, em muitos aspectos, a especificidade do Chade em relação ao algodão comparável Estados da África Ocidental. O cultivo forçado do algodão tem sido desenvolvido precoce e extensa e tem se concentrado principalmente em uma exclusiva e contínua atenção à extensão agrícola até recentemente 2. A turbulência política que caracterizou o país de forma intermitente durante trinta anos e durante muito tempo ajudou a perpetuar o algodão volta as velhas práticas coercitivas, enquanto as estratégias dos agricultores, em resposta à insegurança levou-os a mudar culturas especulativos, em detrimento de cereais, pondo em perigo a segurança alimentar. Esse legado continua no comando da influência das relações entre os agentes de desenvolvimento diferentes. O fundo ideológico - entre partidários e detratores de algodão - tem dificultado o estabelecimento, na zona Sudanian do Chade, complementaridades entre os cultivos e alimentos.

A produção recorde de algodão e de celeiros vazios

O sul do Chade sempre teve uma imagem muito específica dentro do território do Chade. Ela vem da época colonial como país mais rico da região agrícola. Ele foi então chamado "Chad útil - ao contrário do Sahel e regiões Subsaariana," inútil ", como parte de uma economia colonial baseada na produção de produtos de exportação para o benefício da metrópole. As chuvas abundantes que permitem boa produção de algodão e grãos, que, depois de suportar os mitos deveriam fornecer regularmente o Sahel, onde a seca e défice alimentar (Auffret 1974: 20). As perspectivas de óleo recente na região de Doba, reforçaram a idéia da importância crítica da economia desta região.

[Mapa 1. Localização.]

A campanha agrícola de 1997-1998 oferece a partir destes conceitos, como um país paradoxal. Pelo segundo ano consecutivo, o Chade gravou uma safra de algodão - que tem como corolário a injeção de renda na zona rural inéditos. Este registro não teria sido possível sem uma chuva leve, e da safra de grãos é considerada, a prioriGlobalmente satisfatória. Nada comparável, portanto, com a seca que causou a grande fome de 1984. No entanto, a região tem experimentado um período de vacas magras extremamente difícil durante os meses de julho e agosto de 1998. A mídia nacional prevista para a fome que assola o sul e identificaram centenas ou milhares de vítimas da fome no Logones e Tandjilé. A situação era justificada, em setembro, uma emergência World Food Program (WFP).

Para muitos observadores, incluindo alguns não-atores do estado de desenvolvimento, a relação é óbvia: é o excesso de algodão por trás da crise alimentar. Esta decisão é uma continuação de um antigo antagonismo ideológico, onde o cultivo de algodão é denunciado como um vetor para mudanças maliciosas experimentado pelas sociedades rurais, um instrumento de colonização e do Estado, um agente de propagação de 'economia monetária e do individualismo, uma causa da fragilidade econômica e da perda de sócio-cultural.

A questão aqui não é apresentar uma história da polêmica sobre o algodão no Chade, mas para usar a análise de um momento de crise - a escassez do Inverno 1997-1998 - para tentar compreender as falhas do sistema econômico e social complexo, dadas as rápidas mudanças que ela sofre nos últimos anos, onde o algodão seria um elemento que explica as mudanças. O raciocínio articulado em três momentos. Nós apresentamos o primeiro papel de algodão no mundo rural evolui XX eséculo, e particularmente o seu impacto na segurança alimentar, deteriorando-se, então, a partir do exemplo da fome de 1998, iremos descrever os termos e as consequências dos episódios de crise alimentar, em seguida, procurar demonstrar a causas complexas.

Algodão e as convulsões do século XX eséculo
Segurança alimentar na economia pré-colonial


Empresas no sul do Chade são empresas de grãos, onde a comida é baseado no consumo de diferentes variedades de milheto e sorgo. Em um clima sudanês com duas estações, e em um contexto econômico muito pouca abertura comercial em produtos alimentícios, armazenamento e gestão das reservas de grãos de cada colheita foram cruciais. Além disso, poderíamos designar estas civilizações savanas Sudanian como "Civilization Tulha (Magnant 1983: 26). Os celeiros foram, assim, um eixo central em torno do qual estruturou a organização da economia e da sociedade. Dentro da unidade básica que era a linhagem, o ex-controladas as reservas da comunidade. Inspirando-se em cada um de seu filho adulto, foram estoques de grãos para lidar com as dificuldades. Todos organização social e econômica, portanto, tendem a uma acumulação de reservas de cereais condição suficiente para a sobrevivência do grupo ( ibid: 48).

Que uma boa gestão é um constrangimento sótãos vital para as empresas de grãos que vivem ao sul do Chade, não exige que a fome não ter existido. Algum espaço marcações, tais como nomes, atestam a importância ea preocupação de alimentos em sociedades agrícolas da zona Sudanian. Muitas aldeias, às vezes anos, são chamados Maïbo (SARA Mai: Fugi; bo: fome), como Maïbo Mbaye (I fugiram da fome Mbaye), 25 km a nordeste de Doba. A datação da origem destas aldeias permanece incerto. Na ausência de fontes escritas, nós podemos conseguir "velhos sábios" ou chefes cantão menção de fome antes da chegada dos brancos, mesmo antes do "tempo de Rabah. Mas a tradição oral não pode ir além da segunda metade do século XIX eséculo. Mas a segunda metade do século XIX e formaram um período de forte instabilidade nos países do sul do Chade, pois é quando a economia atingiu raid. Por isso é muito difícil de avaliar, em uma suposta "normal" nível de segurança alimentar das populações de pré-tempos coloniais.

O choque de plantas de algodão e suas conseqüências

• Cultura e forçou a queda nas reservas. - A introdução do algodão formado, a partir da década de 1930, um factor decisivo de mudanças econômicas e sociedades rurais. Foi imediatamente muito impopular com os agricultores, e pelo menos até o ano 1960-1970. Primeiro, porque o algodão foi uma modalidade preferida da violência colonial: a cultura era exigido cada agricultor, cultivar uma "corda" de algodão 3. Além disso, devido ao cultivo de algodão, milheto, que exige um cuidadoso e tedioso, competiu no calendário agrícola (Gaide 1956: 607). Finalmente, o preço de produção era tão baixo que não era suficiente para pagar os impostos pessoais (Stürzinger 1983).

O algodão também desempenhou um papel importante no desaparecimento das reservas coletivo de grãos durante as primeiras décadas da colonização, e isso diretamente, contribuindo para o declínio da produção agrícola. Neste, os efeitos de algodão foram adicionados aos de outras exigências feitas pelo sistema colonial - recrutamento de fuzileiros, porteiros, trabalho para a construção da estrada Congo-Oceano -- - soustrairent que uma proporção significativa dos trabalhadores do sexo masculino para as culturas alimentares. Mas seus efeitos foram também indirectos, uma vez que a economia do algodão foi um veículo fundamental para a difusão da economia monetária.

»Dinheiro algodão. - As características do dinheiro pago aos agricultores para a compra de algodão tem muito específicas. Críticos de algodão estão no prazer perverso e específica: ele é o arquétipo do dinheiro inútil, que queima os dedos eo que é gasto o mais rapidamente possível, suborna o dinheiro, o que leva à alcoolismo, os gastos com luxos e alienação vis-à-vis os comerciantes.

Para compreender o papel do dinheiro em algodão na economia agrícola do Chade, é importante distinguir entre diferentes períodos. Antes da Segunda Guerra Mundial, os agricultores beneficiados virtualmente qualquer precipitação monetária das suas culturas de algodão, dado o preço muito baixo, de algodão, que foi comprado. Então, no início dos anos 1950, o preço no produtor foi levantada, mas estagnou em aproximadamente o mesmo nível até 1970. Receitas de algodão, em seguida, tornou-se um componente importante da economia agrícola. O preço no produtor é então gradualmente aumentado para ver um rápido crescimento na década de 1990. Até a década de 1990 quando o pagamento é feito no dia do mercado de algodão, uma percentagem muito elevada das receitas de algodão foi gasto no dia do mercado (em quase todos os anos 1950-1960) 4. Isso é explicado pelas características da renda que eles representam são elevados para os agricultores, recolhida apenas uma vez, e logo passou. Daí as decisões de má gestão contra o uso desse dinheiro algodão, reforçada pelo clima festivo que o consumo de álcool é a regra tradicional em torno destes mercados de algodão.

Em termos de manutenção anual de cereais, em última análise, é acusado de branqueamento de algodão causaram a entrada repentina da zona do Sudão, em uma economia de consumo, e geraram novas necessidades potencialmente maior estas explorações foram capazes de cumprir. Algodão O dinheiro não era suficiente para atender a novas despesas, a comercialização de grãos aumentou, afetando a manutenção de reservas adequadas.

»Fomes do Sudão no século XX eséculo. - A expansão do cultivo de algodão contribui para enfraquecer a dieta equilibrada do sul do Chade, onde se registou um número de episódios de fome ou escassez de alimentos. Memórias do "velho" muitas vezes mostram uma correspondência entre a fome e as fomes Africano do século XX eséculo (1913-1914, 1931-1932, 1984-1985). Ela evoca a memória através de uma ampla crise de alimentos ", após a introdução do algodão, tanto no início dos anos 1930 - para colocar na conta de uma correlação entre os eventos" naturais "(invasão de gafanhotos) e elementos de desestabilização político-econômica dos sistemas agrícolas tradicionais, através da introdução do sistema de algodão, agravada pelo aumento da carga fiscal no contexto da Grande Depressão dos anos 1930. O ano de 1950-1970 correspondem, como o Sahel, em um momento bastante favorável da paz e da precipitação ideal antes da seca e da agitação política de 1970-1980. A fome de 1984, mais famoso por ter atingido o Sahel, tem também muito afectado a zona Sudanian. É sempre referência para os moradores antigos. Além da falta de chuvas, esta crise alimentar foi agravada por grandes perturbações que se seguiram à tomada de controlo do sul pelas tropas do Hissein Habré entre 1982 e 1984.

Assim, ao longo do século XX eséculo, sul do Chade foi caracterizado por uma situação de insegurança alimentar estrutural, mesmo que apareceu como uma das mais ricas regiões agrícolas ricos em África Equatorial Francesa, em seguida, como a área mais desenvolvida do Chade independente. O algodão foi implicado nessa perda, mas foi apenas o fator explicativo entre outros, para reflectir as mudanças significativas na economia e na área agrícola corporativo no Sudão XX eséculo.

Geografia de uma escassez de inverno 1998
Apesar de Bretton Woods congratulou-se com os resultados encorajadores Chade macro-económica, autorizado pela safra recorde do algodão em 1997-1998, a deterioração da situação alimentar no sul, entre Junho e Setembro de 1998 atingiu níveis alarmantes .

Um problema de medidas

Questões de método ». - O termo "fome", comumente usado pelos meios de comunicação e os camponeses do Chade-se a descrever a crise alimentar de 1998, refere-se a uma variedade de conteúdo que faz uso de pouca relevância. Ela geralmente se refere ao conceito de fome, quando, como resultado de desastres políticos (guerras) ou seca (naturais, inundações) principal, um grande número de pessoas (centenas de milhares de pessoas) correm o risco de fome pela ausência quase total de alimentos, através de uma vasta região (por exemplo, na Etiópia, em 1984 ou no Sul do Sudão em 1998). A situação vivida no sul do Chade, em 1998, corresponde mais a uma escassez, particularmente aguda e agravada em algumas áreas. Isso levou a um aumento geral dos preços dos grãos e da total falta desse em alguns mercados, mas em áreas localizadas, por um curto período. Entre a fome ea fome, não é essencialmente um de escala. Escala diferente da escala temporal e espacial das diferentes avaliações e as consequências sociais e modos de intervenção implementadas.

Dificuldades metodológicas surgem em medir e comparar a fome que assolou a zona Sudanian do Chade durante a estação chuvosa, em 1998, com outros que são mais velhos. A elevada taxa de mortalidade foi observado em todos os lugares, e uma grande angústia tem afetado grande parte da população. Mas estas observações continuam a ser difíceis de quantificar. Assim, os saldos no "número de mortos dos efeitos da fome", publicadas pela imprensa ou alguma autoridade administrativa, não são utilizáveis para a comparação. Primeiro, porque os chefes de distrito, que, desde que estas avaliações são tentados a inflar o número de vítimas, com a intenção de atrair mais ajuda externa. Para a única sub-prefeitura Moundou rural, e nós alcançamos, com base em declarações de dirigentes de Cantão, um saldo de três ou quatro mil morreram de fome, o que parece exagerado. Por outro lado, porque uma população enfraquecida por desnutrição e subnutrição, as causas de morte são difíceis de estabelecer.

• A falta de informação. - A fome que atingiu a região sudanesa do Chade, em 1998, pareceu surpreender muitos em N'Djamena. Sua existência foi reconhecida muito tarde, e as respostas de emergência são insuficientes e tardias: a 473 toneladas de ajuda alimentar do PAM foram emitidas em setembro-outubro, após a chegada de novas culturas. A durabilidade de uma dupla percepção do território, entre um "excedente de grãos Chade útil" no Sahel Chade estruturalmente ameaçada com fome, ajuda a explicar a ausência na zona Sudanian, ferramentas de previsão e de alerta precoce para norte, após a grande fome de 1984. O evento coloca claramente o problema da informação sobre a situação alimentar no sul, mas também de organização institucional que assegure o seu controle. Em relação às informações, o sistema de alerta rápido (SAR), que existe no Chade como em outros países do Sahel, não abrange as províncias do sul do país. O CASAGC (Comitê de Ação para a Segurança Alimentar e Gestão de Desastres) - instância de coordenação entre os diferentes ministérios, os doadores e Organizações Não Governamentais (ONG) - tem sido lento para ser ativado quando a necessidade s 'está sendo sentida, não podendo, portanto, agir no tempo. Quanto ao Nacional de Cereais, foi arquivado, como resultado de disfunções no final de 1980 (Arditi & Hankey, 1991).

Inércia institucional é também devido a causas políticas. Não apenas as chamadas de quem sentiu a gravidade da situação, com início em Fevereiro de 1998 na sub-prefeitura Benoy (ONG Ondr 5, Igrejas), não foram ouvidos, mas a pressão foi exercida suficientemente forte para estudos falhar. Com efeito, no contexto da época, principalmente para poder residiu nas negociações com o registro do Banco Mundial nos sectores do petróleo e de liquidação militar do problema dos movimentos rebeldes passado. No entanto, algumas áreas afetadas por incertezas alimentar foram afetados principalmente pelos militares, e não era desejável que as comparações são feitas a este tema na cena pública. Não foi, portanto, até junho, a estação chuvosa eo fim das operações militares, de modo que o problema da escassez é, finalmente, considerados como tais pela administração local e do Estado.

Os sintomas sociais

A escassez de grãos tem sido um forte impacto social, mas a sua avaliação exige um exame crítico das provas que podem acumular-se na imprensa ou rumores post. Assim, ouvimos que as crianças tinham sido vendidos em Kelo e regiões Gounou Gaya com as pessoas do norte de camelo, o que foi confirmado pelas investigações. No entanto, parece que as velhas formas de constituição das crianças na aldeia foram realmente reativada durante a soldagem. Da mesma forma, muitas crianças foram deixados a si mesmos por seus pais, que não tinha mais nada para comer. Eles saíram por várias semanas, pedindo alguns milhares no mercado (em Pont Karol, mas também Koumra ou Sarh). Finalmente, os casamentos de meninas podem ter sido acelerada durante estes tempos difíceis, o dote pago em milho, que tem sido descrito como uma venda disfarçada.

Em geral, independentemente de estes exemplos marcantes, mas bastante isolada, a grande maioria da população sofria de fome durante os meses de maio e setembro de 1998. Se todos os anos, os segmentos mais pobres da sociedade rural sofrem quando soldagem deste ano, não só os ricos (os grandes agricultores) foram indevidamente afetadas. A categoria intermediária 6Qual é o modelo e o principal alvo dos operadores do desenvolvimento, tem sido duramente atingidos. Aspectos aprovado pela escassez e as estratégias de sobrevivência desenvolvidas pelos agricultores são mais de dois meses de máxima intensidade da crise, consequências a médio prazo. O enfraquecimento associados com greve de subnutrição antes da colheita chegar, assim como o trabalho prático para os outros que é empregar-se ao dia nos campos dos produtores mais ricos em troca de dinheiro ou comida. Na verdade, ela leva a um círculo vicioso em que os agricultores mais vulneráveis ameaçar seus cultivos, trabalhando em campos dos outros, e são, portanto, menos capazes de atravessar a cada ano o curso de soldagem. No entanto, isso fez com que 1998 em grande medida.

Durante esse período de vacas magras, havia também preocupante a formas de desinvestimento. Além da venda de gado de pequeno porte, relativamente comum, temos visto muitos agricultores vendem os seus engate gado (e arado), que é muito mais excepcional. Este aparente fracasso de um processo de acumulação e, portanto, o retorno a uma crescente insegurança.

Uma variável geografia da fome

Se a solda tem sido particularmente difícil ao longo de 1998, a fome não se desencadeou com igual intensidade em todo o sul do Chade. Considerando-se a fome de 1984 como referência, é possível esboçar uma geografia áspera da crise alimentar, a distinção entre grandes áreas, mais ou menos afetados. Em pequena escala, as áreas mais afetadas estão em uma área que atrai um grande triângulo Bongor / Beïnamar / Goundi e bolsos mais isolada em torno Kyabe. Este triângulo de fome, onde a fome tornou-se algo de uma fome, uma grande abrangia cerca de um quarto do tamanho da zona Sudanian.

[Mapa 2. A geografia da fome na variável (junho-setembro de 1998).]

»Impossible correlações espaciais. - A criação de algumas causas da "fome" freqüentemente mencionado com a geografia das áreas mais afetadas não revelou correlação simples entre um tipo de causa (do crime, a natureza do solo, a orientação de cultivo) e intensidade crise alimentar. Enquanto a insegurança tem contribuído grandemente para a deterioração da situação alimentar nas áreas de Benoy e Beïnamar, a segunda grande área afetada pela insegurança (de Baibokoum em Bodo) foi menos afetada pela fome. Da mesma forma, se a planície de inundação do meio Logone Rice apareceu mundialmente em 1998 como o tipo de área mais afetada pela escassez de alimentos, algumas planícies aluviais foram relativamente poupados, como a região de Doba. Além disso, se certas áreas acima da água, na areia todo mais e algodão também foram duramente atingidos pela crise alimentar (Benoy, Dono Manga Goundi, Kyabe), áreas relativamente intactas também são encontrados em terra acima da água, mais ou menos areia. Estes últimos correspondem às regiões do sul de alta produção de mandioca (de Baibokoum em Maro), e ao oeste do Kebbi Mayo, e os espaços entre Doba e Sarh, de países Mandoul. Apesar de muito diferentes em muitos aspectos, estes espaços têm todos os pólos de produção de algodão forte.

»Cidades e fronteiras poupado. - Em certos tipos de espaço, os efeitos da fome eram menos sensíveis do que outras, ou pelo menos foram mitigados. Uma das características desta crise alimentar está a ser essencialmente rural. Na cidade e nos principais mercados semanais no mato, as pessoas podem sempre encontrar cereais, mesmo se os preços tinham subido. Se os cidadãos tiveram de limitar a sua utilização, não foi relatado mortes de fome nas zonas urbanas. Além disso, as cidades que têm uma capacidade significativa para o transporte limpo, isto é, em que as transportadoras são numerosos, também têm sido uma vantagem: as empresas locais têm de procurar comida fora, mesmo quando as condições de isolamento foram vinculativos (aqueles Fianga comprou o primeiro berbere Salamat em N'Djamena antes milho encaminhamento dos Camarões, quando a chuva cortou a estrada para N'Djamena). Da mesma forma, áreas de fronteira foram capazes de compensar a escassez de grãos local: Baibokoum foi reabastecido em agosto por meio de milheto RCA, milho Fianga através de Camarões. Esses grãos foram então disponíveis a preços muito mais baixos do que no Chade.

[Mapa 3. Da agricultura e das situações de alimentos.]

A falta total de grãos e prolongada (várias semanas) tem-se sobretudo às áreas remotas, longe das grandes cidades, as linhas de comunicação e de fronteiras. A interpretação desta crise alimentar, e não só, os problemas crônicos de segurança alimentar no sul do Chade, deve contar com estas distinções geográficas para iluminar um discurso explicativo de agentes do desenvolvimento, por vezes tingida de discurso ideologia.

A interpretação da crise: fatores emaranhados e bodes expiatórios

The Game combinadas em um único ano, alguns dos constrangimentos frequentemente citados para explicar o subdesenvolvimento do Chade, explica a escassez de inverno 1998. Pode-se citar a vulnerabilidade pell-mell a caprichos do tempo e os problemas de tráfego: a instabilidade política, insegurança, dependência vis-à-vis as barreiras exteriores ou sociológicas. Em contraste, a contribuição de cada fator é difícil de estabelecer.

A chuva e do Banco Mundial contra os camponeses

»Chuvas irregulares. - A fome de 1998 não é o resultado de uma seca, ao contrário da fome de 1984. Durante a estação chuvosa de 1997, os totais de chuva foram muito adequado no sul do Chade: quase todos os lugares que tenham excedido 1 000 mm, e até chegou a mais de 1 300 mm Benoy. Em contrapartida, a distribuição da precipitação foi muito pobre em quase toda parte. No arroz-áreas de crescimento, o ritmo demasiado rápido alagamento teve efeitos muito negativos sobre a produção, enquanto as chuvas em todo final de temporada de chuvas danificou os grãos na época da colheita. Durante os anos 1998-1999, o rompimento de chuvas na estação das chuvas atrasou o início da chegada dos primeiros cultivos, ampliando o período de vacas magras, quando os celeiros estavam vazios de comprimento.

• O Banco Mundial, responsável pela fome "?. - O principal determinante da fome em algumas áreas 7Foi o pagamento atrasado de algodão. Os anos 1997-1998 marcaram o recorde histórico de produção de algodão no Chade (264 000 toneladas de sementes de algodão). No entanto, a escassez geral de combustível no Chade, durante o primeiro semestre de 1998, provocou um atraso considerável na condução da campanha e do algodão, em especial a compra de algodão.

Esta região, Dono Manga que mais tem afetado por atrasos de evacuação do algodão. Cerca Dono Manga, sistemas de agricultura está em crise: os solos são pobres e empobrecidas pelo encurtamento do pousio, como resultado do crescimento da população. Os agricultores tendem, por diversos anos a centrar-se sobre o algodão para compensar a baixa produtividade do sorgo, dizimada por Striga. Neste ano de produção de algodão excepcionais, a estratégia foi para os agricultores a comprar grãos de algodão com o dinheiro não pôde ser implementada devido ao atraso na colheita de algodão. O algodão não poderá ser pago até agosto, quando o preço ultrapassou 40 000 milhões de FCFA por saco de 100 kg 8. Na verdade, na maioria dos casos, a escassez foi completo, tornando impossível a compra de grãos, mesmo com dinheiro.

A situação da região, Dono Manga em agosto é um exemplo significativo das dificuldades de articulação de uma economia camponesa com a lógica e os efeitos da globalização. Subindo a cadeia de causalidade, e encontramos a crise alimentar é muito grave porque a falta direta de combustível que tem sofrido com o país, a empresa de algodão. A escassez de combustível foi causada pela combinação de um fracasso das refinarias da Nigéria e uma medida fiscal que o governo do Chade 9Que causou a falha de abastecimento no país pelas grandes companhias de petróleo. No entanto, os planos de ajustamento estrutural realizado sob os auspícios do FMI e do Banco Mundial são parcialmente responsáveis por esses acontecimentos. Para eles, temos, em certa medida, e entre outros motivos, a falta de manutenção e, portanto, o fracasso das refinarias da Nigéria, mas a maioria são eles que levaram a nova medida fiscal do governo do Chade, que visa foi para atender as exigências de macro-condição económica continuou desembolsos das instituições de Bretton Woods. Podemos dizer, portanto, forçando um pouco de respeito, o Banco Mundial (FMI), a suposta luta contra a pobreza, tem uma quota de responsabilidade no emaranhado de causas que levaram à fome vivida por Dono agricultores Manga, entre Junho e Outubro de 1998. Este exemplo mostra sobretudo o domínio das sociedades camponesas pobres das condições econômicas à medida que evoluem e sua vulnerabilidade a um ambiente em mudança.

Insegurança: Crise e Contexto

• O rescaldo da guerra Moundou " 10. - Assim como as grandes fomes muitas vezes acompanham as guerras (1984 Etiópia, Sudão do Sul 1998), a insegurança alimentar periódica na zona Sudanian do Chade está associada a um estado de insegurança crônica por vinte anos. Ponto de fome, mas de escassez. No war grande, mas os problemas político-militar recorrente. O fator político tem desempenhado em 1998, um papel significativo perturbador em determinadas áreas, e ajuda a explicar a situação alimentar se deteriorando. A presença concomitante no mato, a farf caçados Moundou e soldados enviados em perseguição, levando a violência em vários aldeões, tem mantido um forte clima de insegurança em ambos os Logones, com pico em março-abril de 1998. Duas áreas foram afetadas principalmente: a koro 11 de Benoy (Benoy Bébalem, Bao, Krim-Krim), e um croissant da Baibokoum região próxima da zona de óleo, através bessao e Donia.

[Mapa 4. A zona de turbulência Sudanian (outubro 97-May 98). A insegurança que se espalha fome?]

Estes distúrbios estão desestabilizando a economia camponesa em diferentes níveis. Eles carregam uma parte dos efeitos diretos na forma de saques de cabanas ou celeiros, mas também os voos freqüente de pequenos animais (galinhas, cabras e ovelhas), que normalmente desempenha um papel importante quando a solda . Eles têm outros importantes implicações indiretas, conduzindo os agricultores a implementar estratégias de fuga, que trazem um invulgarmente elevado consumo de cereais (ou morrer de um estômago cheio), ou a venda rápida de reservas de cereais , que fornece dinheiro que pode ser transportada em seu vôo.

»Criadores de mandioca contras. - O fluxo dos agricultores do sul desde os meados dos anos 1980 também contribuiu para a deterioração do ambiente de segurança, dando origem a conflitos frequentes e por vezes violência entre pastores e agricultores Fulani e sara Árabes (Buijtenhuis 1995: 21-30). A principal causa do conflito reside na destruição dos campos de rebanhos. Os campos de mandioca, as folhas permaneçam verdes durante a estação seca, quando os rebanhos são mais numerosos, são objetos privilegiados destas disputas. No entanto, o desenvolvimento da mandioca no Chade, está intimamente ligada historicamente ao problema da segurança alimentar. Ele foi introduzido pela administração colonial, na sequência da grande fome de 1931-1932, porque tem a vantagem de exigir pouco de trabalho para permanecer disponível por muito tempo no chão, e poder "interposta em tempo de inatividade de algodão "(Sautter 1958: 21). O fato de que a fome "é menos grave atingiu o país em 1998, como a mandioca são as áreas limítrofes do sul da fronteira Centro-Africano (de Baibokoum em Maro) sugere alguma relevância desta função reguladora da mandioca na alimentação de crise .

No entanto, é difícil avaliar a evolução do cultivo da mandioca no Chade, no novo contexto de convivência conflitante de fazendeiros e agricultores. As observações atuais sobre a importância da mandioca e, especialmente, sobre a dinâmica desta cultura parecem contraditórios. Os agricultores queixam de serem forçados a reduzir as suas culturas de raiz, ou de levar seus casos para melhor controlá-los. Em contrapartida, os agricultores denunciam o aumento da área de mandioca (Arditi 1999), impedindo a circulação de seus rebanhos, principalmente perto de pontos de água.

Factores internos: grilos e formigas, imprevidente e especuladores

»Algodão e culturas alimentares: os vasos comunicantes?. - Para resolver o paradoxo de que vê a coexistência de uma produção de algodão recorde, gerando maior renda para os agricultores para a colheita de grãos em todos os adequada e uma fome severa, o papel de algodão ainda é O primeiro contestada, especialmente por não órgãos estaduais do Quadro (ONGs, igrejas). Em escala muito geral em toda a zona Sudanian, o preço de compra mais elevado de algodão nos últimos anos levaram à redução das áreas destinadas às culturas alimentares (ver gráfico abaixo).

Depois de um aumento constante entre 1988 e 1994, o alimento áreas teria caído sobre o preço de compra acrescido de algodão, e isso por dois anos consecutivos. Mas nós achamos que os terrenos necessários para a produção de alimentos têm aumentado durante o exercício financeiro 1997-1998, enquanto os preços do algodão também cresceu. No entanto, é os maus resultados desta campanha que estão implicados na fome de 1998. Além disso, a diminuição da produção de algodão em 1998-1999 corresponde a um reajuste de camponeses, em comparação com as fortunas sofreram durante a temporada anterior. Alguns observadores expressaram preocupação de que o declínio na produção de algodão não trouxe um aumento da comercialização de produtos alimentares - para atender as necessidades monetária - e, portanto, tem pouco impacto positivo sobre a situação alimentar. A relação entre as mudanças de algodão da terra, as culturas alimentares e desequilíbrios alimentares parecem ser mais complexa do que a correlação simples que muitas vezes é apresentado.

[Fig. 1. Preço de compra de algodão e áreas de alimentação.]

»" A imprevidência dos nativos e alcoolismo. - Uma das mais citadas para explicar os problemas de segurança alimentar é a gestão dos rendimentos dos agricultores. É interessante observar a notável continuidade do discurso proferido pelos respectivos órgãos de gestão. Nos tempos coloniais, os diretores foram unânimes em lamentar "imprevidência dos nativos". Hoje, as instituições encarregadas do desenvolvimento rural, se o estado (Ondr) ou não (ONG), continuar a condenar o comportamento irracional considerados produtores, que os levou a consumir em uma época do ano mais do que seria alcançado na safra seguinte.

Comparado com o problema da gestão da renda rural, o consumo de álcool, principalmente os espíritos locais (bili-bili, koshett, Argui 12) Ocupa um lugar especial. Ele também está sujeito a denúncia constante por agentes do desenvolvimento. No entanto, é difícil compreender o nível ea tendência de consumo desses álcoois tradicionais e, portanto, determinar os seus efeitos sobre a segurança alimentar. Só é certo que o consumo local de álcool, incluindo grandes quantidades não é um fenômeno novo, uma vez que G. Nachtigal já observado em 1872, Sara na região Goundi: "Eles [.. .] devotos apaixonado merissaE tornar-se completamente intoxicado com ela "(Nachtigal, 1987: 389). De J. Cabot (1964: 138) na década de 1950, a produção terço dos países do sorgo vermelho N'Gambaye foi dedicado ao fabrico do bili-bili. O bispo de Pala, em seguida, estimou em 1980 que "mais de metade da colheita de milho e de desperdício" (Bouchard 1980, citado por Amatkréo 1997-1998: 158). Tudo isto parece contradizer, em parte, a opinião generalizada de que o consumo de álcool tem aumentado significativamente nos últimos anos, apesar de que teria sido anteriormente confinado às festividades que marcam as etapas do calendário agrária.

De acordo com nossas investigações na cidade de Baibokoum, o número de cabarés em pé aumentou quatro vezes desde 1972 (vinte e agora), uma dúzia de mulheres são preparadores de profissionais que produzem o bili-bili muito regularmente, mas eles são entre trinta e cinqüenta para preparar o bili-bili entre dezembro e fevereiro, período em que os cereais são baratas ea água ainda está disponível na cidade. No total, pouco mais de 160 toneladas de milho seria dedicada à fabricação do bili-bili Baibokoum por ano, ou cerca de 20% das necessidades estimadas para os cereais para a população da cidade 13. Isto poderia levar a rever em baixa as estimativas de J. Cabot, e mais do que o bispo de Pala. No entanto, destes, 20% do consumo anual de cereais, responsáveis por mais de dois meses de consumo, o equivalente ao que é consumido durante o período de vacas magras.

No entanto, a questão da interpretação do consumo de álcool nas sociedades rurais permanece sem resposta, entre uma sociedade antiga, que só a percepção de algumas estruturas de gestão mudaram, e os qualquer expressão recente de um sócio de profundidade, a confusão cultural.

Atividades suspeitas »: o comércio de grãos. - Assim como o algodão, os comerciantes de grãos são o arquétipo do bode expiatório, designada como responsável pela fome. O grão comerciante - por muito tempo só muçulmano - é ser teimoso e velhas fotografias, desde os tempos coloniais até o presente. Administradores e desenvolvimento de pessoal, missões religiosas e ONGs que sempre transmitiu a idéia, tirada quase ipsis verbis, que "os comerciantes de grãos de milheto comprar no momento da colheita a preços reduzidos e revendê-lo para a solda a preços exorbitantes em lucros consideráveis.

Esta foto merece ser qualificada. Refira-se primeiro de que o comércio de cereais é um negócio arriscado, onde as flutuações de preços são muitas vezes imprevisíveis. Este fato é acentuado velho hoje pela multiplicação dos agentes do sector: os comerciantes muçulmanos foram apensados por comerciantes do sul, muitas vezes as mulheres - as mulheres chamada "Mosso" -, mas também produtores organizados (a partir dos celeiros da comunidade), e essa complexidade torna mais difícil de controlar os preços por um poucos especuladores. Em comparação com a fome de 1998, pode-se notar também que, quando a situação alimentar foi o mais degradado, não havia mais grãos e, por outro lado, em algumas áreas, a dinâmica comerciantes locais que ajudaram a evitar o pior, já que ficaria fora dos requisitos de cereais (Fianga).

Do lado da Administração do Território, a análise das causas da crise alimentar, muitas vezes tem assumido a forma de um discurso denunciando a saída "de cereais, com medidas de interdição de saída do mesmo. Eles eram, por vezes, interpretada como uma proibição à exportação para países vizinhos ou como a proibição de produção de grãos para além dos limites da sub-prefeitura de origem. A medida não tem sido aplicado de qualquer maneira. Enfim, a idéia de que a proibição da exportação de cereais está em linha com a segurança alimentar é ilusório, já que as exportações de "grãos" Chad para os Camarões, a Nigéria eo Banco Central são feitas três quartos de amendoim e milho, que é, não o amendoim, que é principalmente envolvidas na segurança alimentar 14.

Além disso, na área do arroz, as autoridades administrativas têm feito a compra de grãos pelas cervejarias Logone, baseado em Moundou responsável pela "fome" de 1998. Desde a desvalorização do franco CFA em 1994, Brasseries du Logone, de fato, começou a incorporar mais matérias-primas locais na produção de cerveja Gala. Isto irá incluir a compra anual de cerca de 1 000 toneladas de arroz em casca na área de Lai - Bere - Kelo. No entanto, estas 1 000 toneladas, representa apenas uma pequena porcentagem (3-4%) da produção, que em um ano muito ruim, como 1996-1997 e 1997-1998, cerca de 30 000 toneladas 15. No entanto, pode-se especular que a política de compras da empresa, levando os preços para cima, interrompidas as atividades de comerciantes de arroz que, alegadamente, tinha interesse em denunciar o papel pernicioso do Brewers, e foram todos os que ouviram relés mais elevados níveis de governo.

Um fugitivo?

A última hipótese pode ser proposta para explicar a escassez de 1998, que mostra o papel de algodão nas mudanças do sistema de economia rural. Durante cinco anos, com o aumento da produção de algodão, os rendimentos distribuídos pela atividade de algodão aumentou significativamente (ver gráfico abaixo). Ele foi pago aos produtores de tanto dinheiro para a campanha de 1997-1998 para o quadriénio 1990-1993 combinado (reconhecidamente antes da desvalorização do franco CFA), e duas vezes e meia mais dinheiro nos quatro anos 1994 -1997 nos quatro anos 1990-1993.

[Fig. 2. Rendimentos de algodão.]

Por razões complexas 16Estes montantes foram apenas marginalmente investidos na produção. Além disso, durante estes três ou quatro anos, parece que estamos a assistir, pelo menos em algumas regiões, aumentando o número de mercados semanais. Este fenômeno pode ser entendido como uma conseqüência direta do aumento da circulação de dinheiro ligado ao aumento na renda de algodão. Comerciantes de viajar para muitos mercados no mato, onde existe, pelo menos em certos períodos, uma maior demanda. Isso pode incentivar os agricultores a aumentar o consumo, mas também para vender mais de seus grãos (para comer). Estes intercâmbios são adicionados de fabricação e aumento do consumo de bebidas espirituosas locais que acompanham inevitavelmente a criação destes Bush mercados. Um grande mercado semanal foi criado há dois anos à penicilina (entre Doba e Koumra), sob a chefe do distrito. Na grande leste / oeste, os camaroneses widebody muitos vêm entre novembro e março para comprar o amendoim, a partir do vale superior do Mandoul. Segundo o chefe da componente agrícola do Departamento de Engenharia e de ligação para a caridade e desenvolvimento (BELACD) 17 Koumra do armazenamento médio em sótãos de soldagem, apoiados por ONGs, caíram em torno deste mercado desde o seu início, em quatro ou cinco sacos por membro, com três sacos. Assim, o algodão novo contexto que realmente afetam a situação alimentar, mas não em todos, como forma simples e direta o que é frequentemente afirmado.

*

Ao contrário de uma economia de subsistência fome do Sahel constantemente ameaçado, que da zona Sudão aparece como uma economia de escassez. A escassez é particularmente grave no ano de 1998 pode ser interpretada como uma crise revela uma ruptura do sistema de economia rural como resultado de múltiplas causas. Essa noção de crise deve ser lido dialeticamente, como um momento de intensa perturbação do sistema, teoricamente, Sharp, mas breve, que deve ser superado e levar ao estabelecimento de um novo sistema com novos instrumentos de regulação. Assim, a crise atual será, talvez, para gerar maior interesse dos agricultores por sótãos e poupança outra comunidade e de crédito e estimular o desenvolvimento do estado e os doadores, os mecanismos regulamentação adequada.

Para além da gestão técnica dos episódios de fome, a complexidade da crise alimentar de 1998 também devem fazer perguntas sobre o papel das estruturas de gestão na relação de algodão e de segurança alimentar. O algodão não estava no Chade, os mesmos efeitos benéficos na agricultura do que em outras áreas de cultivo de algodão da África como Mali e Camarões do norte, onde a colheita de dinheiro tem sido uma força motriz do progresso agrícola . Isto é principalmente devido à antropologia do desenvolvimento, influenciado pelo legado histórico do cultivo forçado em nenhuma parte, sem dúvida, muito mais que o Chade tem estabelecido como uma dicotomia antagônica entre os defensores do algodão ( empresa de algodão, Ondr) e crianças que não-atores estatais (ONGs, igrejas). Esta oposição ideológica pouco mudou nos últimos anos, enquanto as mutações do sector do algodão (reestruturação do setor, preços mais elevados e de produção) afetou todo o sistema económico.

No entanto, a importância do algodão na transformação da economia e da sociedade rural, e suas raízes nas estratégias dos produtores, que parece inútil agora para tirar proveito desses dois pólos opostos que seria defender a indústria do algodão, ou a hostilidade absoluta contra ele. A crise alimentar de 1998 mostra, no entanto, a urgência que, para a empresa e para o algodão não-atores do estado de desenvolvimento, para trabalhar como uma prioridade na articulação da economia do algodão com todos a economia rural, incluindo a produção de alimentos.

Universidade de Paris I / centro regional para a investigação aplicada para o desenvolvimento da Central Africano Savana (PRASAC), N'Djamena.

Notas1 Algodão Veja '- cereais em Mali: uma complementaridade harmoniosa ", em Algodão e Desenvolvimento 17, janeiro-março 1996, pp. 5-15.
2 As primeiras políticas de algodão no Mali em 1930, com base na agricultura irrigada na região do delta interior do Níger. Eles tinham sido realizadas, como no Chade, em um ambiente altamente coercitivas, e foram bem sucedidas. A introdução de uma relação mais virtuosa entre culturas alimentares e algodão, desta vez, cresceu sob a chuva, quando apenas os anos de 1970 e em outras áreas do sul do país.
3 A área delimitada pela seqüência variada, dependendo da localização e das necessidades da mãe, uma corda é geralmente um quadrado de lado 70 metros, ou meio hectare (Stürzinger 1983).
4 Chade sócio-económica 1965 Chade Ministério do Planejamento e Cooperação, INSEE, 1969, p. 49.
5 Nacional de Desenvolvimento Rural.
6 A operação de "média" da zona do Sudão pode ser apresentado como um casal de fazendeiros com três a cinco filhos, é dono de uma ligação ferroviária (um par de bois, um arado), crescendo 3-6 cordas (1 5-3 ha) distribuídos entre o algodão, milho e amendoim, e com alguns pequenos animais.
7 Isso se aplica a áreas Larmanaye e Beïnamar, mas especialmente na região Dono Manga.
8 5 000 8 000 Cons FCFAen outubro, após a colheita, dependendo do tipo de cereal.
9 Armazéns Removendo fictícios.
10 Os jornais do Chade têm chamado de "Guerra Moundou" confrontos de Outubro 30, 1997, na capital do Oeste Logone, onde o Exército se comprometeu a eliminar as Forças Armadas da República Federal (farf) de Laokein Barde, político Militares então sob a legalização.
11 O termo koro meios, incluindo os planaltos de areia, interflúvios bacias, o Chari e Logone.
12 O bili-bili, ou cerveja de milho, é elaborada principalmente a partir de sorgo vermelho. O koshett, bebidas alcoólicas pouco mais, normalmente é preparado com arroz, mas também com sorgo branco. O Argui é um eau de vie destilada ocorreu tanto com mandioca ou milho.
13 Com base em um consumo de 800 milhões de toneladas a um custo de 160 kg per capita por ano para uma população de cerca de 5 000 habitantes, segundo o censo de 1993.
14 Peanuts não são grãos, mas sua comercialização é similar ao dos cereais têm a mesma embalagem em sacos de 100 kg, os mesmos produtores, os mesmos comerciantes, os mesmos mercados, onde a confusão, mais ou menos voluntária, alguns administradores.
15 Segundo Ondr-DSN.
16 Incluindo a insegurança, a oferta insuficiente de máquinas agrícolas e de crédito, bem como as empresas enfrentam obstáculos sociológicos sara acumulação individual.
17 Uma das principais ONG na zona de algodão, um ramo da Igreja Católica.

http://etudesafricaines.revues.org/index28.html#tocto2n1

africaines Cahiers d'Études

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