quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A Noite de São Bartolomeu


A Noite de São Bartolomeu, quadro de François Dubois (1529-1584)

As multidões católicas, é claro, ficavam felizes de apanhar um pastor quando podiam, mas a morte de qualquer herege ajudaria na causa de limpar a França desses pérfidos semeadores de desordem e desunião (...) Relatos de observadores mostram que cerca de uma em cada dez pessoas mortas pelas multidões católicas nas províncias em 1572 era mulher e a proporção era mais alta em Paris (...) Os católicos não se contentavam em queimar ou afogar os corpos heréticos. Isto não era uma purificação suficiente. Os corpos deveriam ser humilhados e ofendidos um pouco mais. Sob um inquietante coro de pios e assobios, eles eram atirados aos cães, como Jezebel, eram arrastados pelas ruas, tinham seus órgãos genitais e entranhas arrancados - esses depois eram postos à venda pela cidade num comércio necrófilo.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sete Pecados Capitais


Os sete pecados capitais(séc.XVI), do flamengo Hieronymus bosch, dá exemplo da mentalidade religiosa às vésperas da Reforma. No centro da pintura há um olho e o trecho em latim: Cuidado, cuidado, Deus a tudo observa...Em volta dele, há a representação de cada um dos sete pecados capitais (avareza, soberba, gula, ira, inveja, preguiça e luxúria), e a reprodução de cenas cotidianas da época. Os quatro círculos dos cantos mostram os estágios finais da vida: Morte, Juízo Final, Inferno e Glória.
Museu do Prado, Madri, Espanha.

No início do século XVI, em várias partes da Europa eram comuns procissões de flagelantes - penitentes que, entre açoites e gemidos, suplicavam a Deus, em prantos, o perdão de seus pecados. Essas procissões lembravam as do século XIV, um tempo de peste e de morte.
História - Ronaldo Vainfas, outros. Saraiva, 2011.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Barroco na Espanha - As meninas


Diego Velázquez foi um dos grandes mestres da pintura barroca na Espanha. O quadro As meninas (1656) é um de seus mais famosos trabalhos.

Isaac Newton


Nesta gravura de William Blake, datada de 1795, Isaac Newton é retratado como um `deus geômetra`por ter descoberto a lei da gravidade, no século XVII.

ilha da Utopia


Gravura de 1516 da famosa ilha da Utopia, celebrizada pelo inglês Thomas Morus. Ele retratou essa ilha imaginária como um paraíso de igualdade e tolerância cristãs, localizando-a na América. A gravura apareceu em uma das primeiras edições de seu famoso livro Utopia e foi colorida posteriormente.

Papa Júlio II


Retrato de Júlio II é um quadro de Rafael considerado um modelo de retrato no século XVI. Uma homenagem ao papa Júlio II que, ao longo de seu pontificado, foi um grande patrocinador das artes na Itália.

Notícias História Viva

Professor descobre referências literárias na 'Mona Lisa'


Um pesquisador canadense afirma ter descoberto referências à literatura na "Mona Lisa", o mais famoso quadro de Leonardo da Vinci. O professor emérito de História Antiga da Queen's University Dr. Ross Kilpatrick anunciou acreditar que a obra prima de Da Vinci incorpora imagens inspiradas pelo poeta romano Horácio e pelo florentino Petrarca. A descoberta foi publicada no jornal italiano "Medicea".
Segundo ele, a técnica de pegar uma passagem da literatura e incorporá-la em uma obra de arte é conhecida como "invenção" e era muito usada por artistas da Renasceça.
"A composição da 'Mona Lisa' é impressionante. Por que Leonardo colocou uma mulher atraente sentada em uma sacada, enquanto no segundo plano há um mundo completamente diferente que é vasto e árido? O que o artista está tentando dizer?", disse o Dr. Kilpatrick.
O professor emérito acredita que Da Vinci estava fazendo referência à "Ode 1. 22 (Integer vitae)", de Horácio, e dois sonetos de Petrarca, "Canzoniere CXLV" e "CLIX". Como a "Mona Lisa", os três poemas celebram a devoção por uma jovem mulher sorridente, com votos de amor e promessas de que ela seria acompanhada por qualquer lugar do mundo, de montanhas úmidas a áridos desertos. As regiões mencionadas por Horácio e Petrarca são semelhantes às retratadas no segundo plano da "Mona Lisa".
Ambos os poetas eram bastante lidos quando Da Vinci pintou o quadro, no início do século XVI. Leonardo conhecia os trabalhos de Petrarca e Horácio, e a ponte vista no fundo da "Mona Lisa" já havia sido identificada como a mesma da cidade natal de Petrarca, Arezzo.
"A 'Mona Lisa' foi pintada em uma época em que a grande literatura era muito conhecida. Ela era citada, referenciada e celebrada", contou o Dr. Kilpatrick.
O professor vem estudando as referências literárias na arte pelos últimos 20 anos. Recentemente, ele encontrou referências ao mítico casamento dos deus es gregos Ariadne e Dionísio na famosa pintura de Gustav Klimt "O beijo".

Jornal O Globo

Morte do imperador inca


Francisco Pizarro exigiu enorme resgate em ouro por Atahualpa. O resgate foi pago, com grande mobilização das aldeias do Peru, mas o conquistador mandou matar o imperador inca em Cajamarca, em 1553.

Xilografia de Felipe Huaman Poma de Ayala (1526-1613)

Antropofagia tupinambá


A antropofagia era o principal ritual da sociedade tupinambá. Os tupinambás não guerreavam entre si por territórios ou riquezas. Guerreavam para fazer prisioneiros e comê~los, vingando~se dos parentes comidos pelos rivais e absorvendo, no rito antropofágico, a força do inimigo. Assim, reforçavam a identidade cultural do grupo.

Gravura de Theodor de Bry, está na edição de 1592 do livro Duas viagens ao Brasil, de Hans Staden, publicado originalmente em 1557.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A caça às bruxas


O sabá das feiticeiras(1797-1798), de Francisco de Goya. (Museo Lázaro Galdiano, Madri, Espanha.)

Na passagem do século XVI para o XVII, estima-se que cerca de 20 mil pessoas foram executadas por bruxaria na Europa. Entre as vítimas dessa perseguição predominavam as mulheres, geralmente queimadas em praça pública.

A Espanha foi um dos primeiros reinos a abandonar a caça às bruxas. No século XVI, tendo de apurar diversas denúncias contra bruxas nas cercanias do País Basco, o inquisidor Alonso de Salazar disse: Querem acabar com as bruxas aqui? Parem de falar nelas!.

Execução de Carlos I


Absolutista até a morte... Em 1649, Carlos I foi julgado pelo parlamento por traição e outros crimes. O rei não reconheceu a autoridade do Parlamento para julgá-lo, alegando que seu poder lhe fora concedido por Deus. A corte replicou, alegando que nenhum homem estava acima da lei. Carlos I se recusou, no entanto, a responder a qualquer pergunta no julgamento. Foi condenado e executado em 30 de janeiro de 1649.

Obra de John Weesop, século XVII.

Coroação de Carlos Magno


Iluminara (1375-1379) ilustrando a coroação de Carlos Magno (742-814) no Natal de 800, em Roma.
Bibliothéque Municipale, Castres, França