terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

A memória da República



Salão “veneziano”: local de reunião de figurões da política / Foto: Ibram/Museu da República

FRANCISCO LUIZ NOEL


O número 153 da Rua do Catete, no Rio de Janeiro, é um dos endereços mais conhecidos e outrora badalados da “Cidade Maravilhosa”. De 1866 a 1890, a construção erguida naquele ponto era restrita ao círculo aristocrático do barão do café Antônio Clemente Pinto e seus descendentes, na condição de residência mais suntuosa do país. Comprada pelo governo republicano, tornou-se local de moradia e despacho de presidentes, em 1896, e passou a ser frequentada por ministros, senadores, deputados, militares e governadores durante seis décadas. Em 1960, foi aberta ao público como lugar de memória, no mesmo ano da mudança da capital federal para Brasília. Agora, como sede do Museu da República, guarda muita história já que, contados os anos de sua construção, cobre mais de um século e meio da vida brasileira.

Como Palácio Nova Friburgo no tempo do Império, o prédio ganhou dos senhores da República o nome do bairro, passando a ser referenciado como Palácio do Catete. Foi transformado em museu pelo presidente Juscelino Kubitschek (JK) no dia 15 de novembro, data republicana, e restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em março de 1960, um mês antes da transferência da capital, JK havia criado no Museu Histórico Nacional, no centro da cidade, a Divisão de História da República, que subordinaria o museu nascente. Ele seria promovido a instituição autônoma em 1983, para ser fechado nesse ano, reformado novamente, e reaberto em 1989, no centenário da República.

Como um dos trinta estabelecimentos que funcionam sob a guarda do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Museu da República tem a missão de preservar, investigar e divulgar o patrimônio material e o testemunho histórico do regime pós-1889. Além da abertura permanente dos pomposos aposentos que remontam aos tempos de Clemente Pinto, barão de Nova Friburgo, o local ainda expõe objetos de seu acervo de 9,3 mil peças, que inclui obras de arte e mobiliário dos séculos 19 e 20, fotografias e pertences de ex-presidentes. Por CONTA da coleção de 11 mil publicações e 80 mil documentos, também é parada obrigatória de pesquisadores do poder republicano.

Por ter sido moradia em boa parte de sua existência, abrangendo o Império e a República, assim como local de trabalho de vários presidentes, o espaço cumpre dupla função a serviço da memória nacional. “O Museu da República é, noFUNDO, um museu de história com um museu-casa”, pontifica a diretora da instituição, Magaly de Oliveira Cabral Santos. Os dois conceitos museográficos se confundem no Palácio do Catete. “O segundo andar é exatamente como no tempo do barão, inclusive o mobiliário”, ela destaca. O gênero museu-casa é reforçado quando os visitantes chegam ao terceiro e último pavimento, onde ficavam os dormitórios desde os tempos do barão e de sua família.

O terceiro andar é o ponto culminante da visita não somente por questão de altura. Foi na lateral direita do pavimento, no quarto presidencial, que Getúlio Vargas desferiu no coração o tiro que abalaria o Brasil na madrugada de 24 de agosto de 1954. O aposento conserva a cama, os móveis, o telefone, o pijama usado no dia e o revólver do suicídio – um Colt 32 niquelado, com cabo de madrepérola. O aposento é o mais concorrido do museu, apesar da sobriedade, em contraste com o luxo dos salões do andar de baixo. “O quarto de Getúlio é hors concours”, resume o mais antigo mediador da instituição, Carlos Xavier de Oliveira, que guia os visitantes há 28 anos.

Moradia cobiçada

O Museu da República recebeu 52 mil pessoas em 2013. Entre elas, 8,6 mil foram estudantes em grupos – alguns, guiados por um dos três mediadores. “Os visitantes vêm aqui por causa do nome e descobrem que o museu oferece muito mais porqueCONTA também a transição do Império para a República”, observa o mediador Marcelo de Souza Pereira, há quatro anos no local. “A grandiosidade surpreende as pessoas, que nunca viram tanto luxo numa casa. O regime republicano se instalou justamente num lugar que em tudo lembra o regime anterior”, diz Pereira.

Além de preservar o cenário aristocrático do palácio, o museu difunde a história da República por meio de exposições de longa e curta duração e de atividades educativas. Na mostra permanente “Res Publica Brasileira”, no terceiro andar, a trajetória republicana do país é contada por capas de jornais, noticiário de TV, fotografias, cartazes, desenhos e objetos que pertenceram a presidentes. As exposições de curta duração acompanham datas históricas, como, em 2013, a dos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A data dos 60 anos da morte de Getúlio passou, porém, em branco: os recursos atrasaram e a mostra “Saio da Vida para Entrar na História” foi aberta somente no fim de setembro deste ano.

O português Clemente Pinto foi um dos mais ricos potentados do café nos meados do século 19, dono de 15 fazendas e de 2 mil escravos nos municípios serranos de Cantagalo e Nova Friburgo, e em São Fidélis, no norte fluminense. Emigrado para o Rio por volta de 1820, ele empregara-se como moço de recados e, valendo-se de boas relações na corte, iniciara a carreira empresarial negociando escravos e mercadorias. Pinto ganhou o título de barão em 1854, por ter custeado, com a fortuna amealhada na cafeicultura e no comércio, as obras da Estrada de Ferro Cantagalo, que facilitou o escoamento do café para o porto do Rio.

Com a edificação do Palácio Nova Friburgo, a mais cobiçada moradia do Império, o barão deu prova da posição que ocupava na elite nacional. O Catete dos anos 1850, onde a urbanização recém-chegada disputava espaço com chácaras, era lugar de passagem entre o centro da cidade e os areais, alagadiços e matas que dariam origem aos bairros da zona sul. A história da moradia dos sonhos no Império começou a ser escrita em 1858, quando Clemente Pinto comprou alguns terrenos e demoliu casas na Rua do Catete para erguer o palácio. Os fundos da área davam para a praia, que seria aterrada um século depois para a construção do Parque do Flamengo.

O barão levou ao extremo o culto aristocrático aos ideais arquitetônicos da Europa. O projeto foi entregue ao arquiteto alemão Carl Gustav Waehneldt, que concebeu uma construção de estilo eclético, inspirada em palacetes renascentistas da Itália. Na fachada, ao nível da rua, foram assentadas pedras de cantaria, e, nos dois andares acima, o revestimento foi feito em mármore. Waehneldt destinou o térreo a quartos de serviçais e, oFUNDO, a um grande salão de refeições, ficando os salões de festas e a capela no primeiro pavimento e os dormitórios no superior. A cozinha ocupava num prédio anexo, assim como o alojamento de empregados e a cavalariça.

Como era comum em mansões aristocráticas, grande parte do material usado no palácio foi importada, desde a ferragem da estrutura a elementos da decoração interior, incluídos móveis e lustres, todos de origem francesa. Artistas figurativos de renome foram recrutados pelo barão, como os pintores italianos Mário Bragaldi e Gastão Tassini, o alemão Emil Bauchi e o escultor português Quirino Antonio Vieira. Além de criar peças que enfeitam os salões, compostos em vários estilos, como o veneziano e o mourisco, Viera confeccionou ornamentos frontais. Com pátio interno (cortile) coberto por vitral, sete esculturas de águia ganharam o topo da fachada.

“Rancor ou inveja”

O palácio foi erguido na testada do terreno, à beira da Rua do Catete. Reza a lenda que o posicionamento do prédio foi uma imposição da mulher do barão, Laura Clementina da Silva Pinto, que não queria habitar numa moradia escondida pelo arvoredo, como era comum nas chácaras. O historiador Brasil Gerson registra no livro História das Ruas do Rio – um clássico sobre a vida carioca – que a baronesa teria dito ao marido: “Ó Barão, pensas que vou descer lá da fazenda, no meio do mato, para viver aqui cercada de mato também? Quero a casa dando janelas para a rua!”.

As obras do Palácio das Águias, como o edifício também era chamado, duraram dez anos. Clemente Pinto e sua família, todavia, foram morar no prédio em 1866, dois anos antes da conclusão das obras, mas eles pouco puderam usufruir do fausto de um dos mais grandiosos exemplares da arquitetura civil do país. Ele faleceu em outubro de 1869 e a baronesa três meses depois. O imóvel foi herdado pelo primogênito e homônimo Antônio Clemente Pinto, conde de São Clemente. Sua filha, Alice, habitava o palácio com o marido, Rodolfo de Souza Dantas, ex-ministro do Império, quando a Monarquia foi desbancada pela República, em novembro de 1889.

Pouco antes, mas na ficção, o palácio fora objeto da ambição de um personagem de Machado de Assis no livro Esaú e Jacó, o banqueiro Agostinho Santos, pai dos gêmeos, Pedro, monarquista, e Paulo, republicano. “Ao passar pelo palácio Nova Friburgo, levantou os olhos para ele com o desejo do costume, uma cobiça de possuí-lo, sem prever os altos destinos que o palácio viria a ter na República”, escreveu Machado no romance, publicado em 1904. “Para Santos a questão era só possuí-lo, dar ali grandes festas únicas, celebradas nas gazetas, narradas na cidade entre amigos e inimigos, cheios de admiração, de rancor ou de inveja”.

O Palácio Nova Friburgo foi adquirido no ano seguinte ao da Proclamação da República pela Companhia Grande Hotel Internacional, empresa que faliu ante a crise financeira desencadeada em 1890, na gestão do ministro da Fazenda, Ruy Barbosa, marcada pela especulação com ações de indústrias que nunca saíram do papel. O novo dono, o antigo conselheiro do Império Francisco de Paula Mayrink, morou no lugar por alguns meses, construiu nosFUNDOS um cais para seu iate, mas se viu obrigado a hipotecar o imóvel ao Banco do Brasil.

Para abrigar a Presidência da República, o Nova Friburgo passou por adaptações. O salão de refeições foi transformado em local de despachos e conferências, e, partes do térreo, adaptadas para recepção, sala de espera, gabinete do Estado Maior, secretaria, arquivo e biblioteca. Os salões do segundo andar passaram a ostentar símbolos da República, e o terceiro piso permaneceu de uso privado, para o presidente e sua família. No alto da fachada, as águias foram substituídas por estátuas que representavam as quatro estações do ano.

O jardim ao fundo do palácio, projetado pelo paisagista francês Paul Villon, data dessa época. Nos 24 mil metros quadrados do terreno, ele criou um parque com canteiros altos, lagos artificiais, pontes rústicas, dois chafarizes, gruta com cascata e bancos sobre rochas. Em meio à paisagem verde, sobressaem esculturas em bronze, confeccionadas na França, e em terracota, com destaque para a imagem do navegador Cristóvão Colombo e o conjunto denominado O Nascimento de Vênus, no topo do chafariz principal. Numa construção erguida no jardim, o palácio ganhou uma usina elétrica a carvão.

Em 24 de fevereiro de 1897, quando a Constituição republicana completou seis anos de vigência, no mandato de Prudente de Morais, a nova sede da Presidência foi festivamente inaugurada com o nome Palácio do Catete. O poder central instalava-se num bairro aristocrático após ter ocupado, desde o advento da República, o Palácio do Itamaraty, na atual Avenida Marechal Floriano, parte antiga do Rio. Mudava-se também o endereço dos reclamos populares. Em 1904, o Exército teve que cercar o palácio para proteger o presidente Rodrigues Alves, que sofria ameaças dos levantes populares contra a vacina para combater a varíola receitada à força pelo sanitarista Oswaldo Cruz.

Modinhas e violão

O palácio voltou a ter águias na fachada, em lugar das estátuas, após a morte do presidente Affonso Penna, em 1909. Na década seguinte, foi do Catete que Hermes da Fonseca combateu os marinheiros que lutaram contra as violências físicas nas embarcações da Marinha, a conhecida Revolta da Chibata. Do palácio o presidente também opôs tropas federais ao movimento messiânico do Contestado, na divisa do Paraná com Santa Catarina. Até o fim da luta, em 1915, no governo de Wenceslau Braz, morreram 20 mil pessoas. Frente às greves operárias que espocavam no país, Hermes chegou a decretar, do Catete, o estado de sítio na capital da República.

Os problemas e os rituais do poder não impediram que o exercício da Presidência convivesse com intensa vida social. Graças à iniciativa da primeira-dama, Nair de Teffé, 31 anos mais nova que Hermes, o palácio foi cenário de festas que os moralistas não viam com bons olhos. Caricaturista antenada com o mundo cultural, Nair abriu o Catete a modinhas populares e ao violão, instrumento que simbolizava a malandragem. Numa dessas festas, a primeira-dama executou o sacudido maxixe Gaúcho, da compositora Chiquinha Gonzaga, para escândalo da elite conservadora. A música, com toques rítmicos afro-brasileiros, ficaria conhecida como “Corta Jaca”.

O Palácio do Catete foi cenário da declaração de guerra ao Império Alemão, em 1917, assinada por Wenceslau Braz. Ele e Washington Luís, que assumiu a presidência em 1926, preferiram residir no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, zona sul, expropriado da família imperial após o fim da Monarquia e destinado por outros presidentes à hospedagem de estrangeiros ilustres. Em 1930, alçado ao poder pela revolução que derrubou Washington Luís e pôs fim à República Velha, Getúlio devolveu ao Catete a condição de residência oficial da Presidência, mas mudou-se para o Guanabara em 1934. Nesse ano, o Catete abrigou por dois dias o cardeal Eugênio Pacelli, futuro Papa Pio XII.

Em 1938, um ano depois do golpe com que Getúlio impôs ao país a ditadura do Estado Novo, o palácio e seus jardins foram tombados pelo recém-criado Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan, precursor do Iphan). Em 1942, o presidente assinou no Catete a declaração de guerra ao nazi-fascismo, três anos após a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Foi um dos muitos momentos cruciais da história brasileira registrados no palácio nos 18 anos em que Getúlio exerceu a Presidência, incluído o período 1951-1954. Palco de negociações políticas de alcance econômico e social num tempo em que o país se industrializava e urbanizava, o Catete era destino final de grandes manifestações trabalhistas e nacionalistas.

Deposto Getúlio Vargas pelos militares e eleito Eurico Dutra, em 1945, o palácio passou por reformas que uniram o prédio principal a seus anexos, nosFUNDOS. Reconduzido à Presidência pelo voto popular, em 1950, Getúlio voltou a morar com a família no Catete, transportando para lá móveis que havia usado no Palácio Guanabara. Em 1954, o palácio foi palco da última crise política daquele governo, deflagrada pelo atentado a bala, em 5 de agosto, contra o oposicionista Carlos Lacerda, no qual morreu um dos voluntários da Aeronáutica que faziam a sua segurança, o major Rubens Vaz.

A forte suspeição de que o crime fora obra da guarda pessoal do presidente, num clima de acirrada oposição feita ao governo pela União Democrática Nacional (UDN), pelos militares e pela imprensa, levou um grupo de generais a exigir o afastamento de Getúlio, em tensa reunião no Salão Ministerial, no térreo do Catete. Acossado, o presidente recolheu-se ao quarto e suicidou-se com um tiro no coração, na madrugada de 24 de agosto. Horas depois, manifestações populares tomaram as ruas no Rio e de outras capitais, e jornais da oposição foram empastelados. Getúlio, como consta de sua carta testamento, saíra “da vida para entrar na história”.

Pela força dramática do episódio e por sua importância na história brasileira, o quarto presidencial e o Salão Ministerial são cenários de destaque no longa-metragem Getúlio, dirigido pelo cineasta João Jardim e protagonizado pelo ator Tony Ramos. Lançado em maio deste ano, o filme tem como palco principal as locações do Palácio do Catete. Os interiores do prédio aparecem na tela com toda a sua pompa, ambientando a reconstituição histórica dos últimos 19 dias do presidente, transcorridos entre o crime de Copacabana e o suicídio.

Nenhum outro presidente, antes ou depois, tem a figura tão associada ao palácio quanto Getúlio. Após a breve passagem de Café Filho, Carlos da Luz e Nereu Ramos pelo cargo, Juscelino Kubitschek, eleito em 1955, decidiu morar e despachar no Palácio Laranjeiras, no bairro homônimo. Mas o Catete não saiu de cena: aprovada pelo Congresso a construção de Brasília, em setembro de 1956, foi num espaço improvisado no jardim do palácio que um grupo de arquitetos começou a projetar a futura capital. Nela, a edificação pioneira projetada por Oscar Niemeyer foi batizada de Catetinho, uma casa de paredes de tábua sobre pilotis de madeira idealizada para alojar JK.
Revista Problemas Brasileiros

Nenhum comentário: